PplWare Mobile

LEDs Azuis ganham Prémio Nobel da Física 2014

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Bright Light says:

    Ora aqui está um artigo interessante!

    É preciso publicarem mais este tipo de artigos para ver se as pessoas passam do tema “tem os cantos redondos”.

    Está na altura de começarmos a ter pessoas inteligentes em Portugal.

    • Carlos Correia says:

      Concirdo, mas a inteligência em Portugal só serve para quando tivermos pouco consumo em casa subam o preço do Kwh, e apesar de gastarmos menos pagamos o mesmo ou mais para encher os bolsos dos do costume.

  2. César says:

    Apesar de esta ter sido uma grande invençao e uma inovação importantissima nos tempos que correm, já que não falta muito para acontecer uma crise energetica, o facto desta descoberta ja ter 20 anos e só ter sido premiada agora parece indicar que este ano não houveram progressos significativos noutros ramos desta área. O que e bastante triste já que nos últimos anos o que não falta são “promessas” relacionadas com a física.

    • SSaraiva says:

      tens vários exemplos disso nos vários vencedores do prémio nobel da física. por exemplo, Einstein recebeu o prémio nobel em 1921, pelos trabalhos apresentados em 1905.

    • Carlos Nascimento says:

      Foi mais porque só ultimamente é que se tem visto o quanto importante foi a descoberta. O chefe do gajo que fez a investigação achou a invenção tão inútil que quase a deitava ao lixo e obrigou os cientistas a trabalharem de noite em horas extras para desenvolver o produto.

  3. João Reis says:

    Parabéns, fantástico ver invenções realmente uteis, normalmente passam despercebidas, todos assumidos que temos luz. O preço da luz é que é alto, mas assumimos o custo com normalidade.

    Nem toda a gente tem acesso a luz, e com isto vai ter.

  4. roberto says:

    Já a muito que ouço falar em LEDS, mas porque não há uma comercialização em massa? Será interesses da obsolescência programada? Interesses das eléctricas? É porque o que se vê mais é as incandescentes e as fluorescentes..

  5. jafOSteS says:

    por momentos pensei que cor é que tenho aqui nos leds de casa.. nobel este ano e é de 1990

  6. Osvander says:

    Ótima matéria, falta comercializá-las.

  7. Mateus Souza says:

    Agora quero ver as grandes empresas venderem lâmpadas que “não acabam nunca”. Será prejuízo total para elas…

  8. avocunha says:

    O perigo de luzes LED foi detectado nos diodos azul. LEDs de trabalho através de um processo de obtenção de uma luz branca com o acoplamento de um LED azul com fósforo amarelo. Bem, o LED azul que tem um menor comprimento de onda da radiação ultravioleta próximo.
    Nesse sentido, o risco existe em LEDs azuis e brancos. Em geral, os danos que pode causar são:
    Danos à retina. Especialmente nas crianças, e eles ainda têm a lente subdesenvolvidas e não pode efetivamente cumprir a sua função de filtrar a luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.