Já tenho um pc, mas quero um Crunchpad!
O que pensa que acontecerá sempre que se fartar de estar à frente do seu pc de secretária? Certamente irá para o seu portátil para conseguir uma maior mobilidade. E quando este último se torna pesado? A resposta poderá passar por um netbook. Mas se acha um netbook um canhão para abater uma formiga, então precisa de um Crunchpad.
A ideia por detrás do Crunchpad foi da autoria do colunista do site tecnológico TechCrunch Michael Arrington. O conceito em si baseia-se, em conceber um dispositivo bastante leve e fino, sem teclado físico, que não necessite de um disco duro e consiga arrancar directamente para o browser para aceder à net. No seguimento destas ideias, foi desenhado o primeiro protótipo que reflectia a ideia do projecto.
No entanto, existia um entrave: para completar a sua visão este dispositivo não poderia custar mais que 200 dólares (152 euros) a ser desenvolvido e no máximo 300 dólares (228 euros) a ser comercializado ao utilizador final.
Claro que depois de manifestar essa sua visão no site onde escreve, Arrington conseguiu reunir apoios bastante importantes para a concepção da sua ideia. A empresa de Singapura Fusion Garage disponibilizou o software para o aparelho e o projecto é liderado por Loius Monier, o fundador e CTO do primeiro motor de busca em grande escala na Internet, o AltaVista.
A construção do dispositivo está a cargo de David Yarnell e Greg Lalier, colaboradores da empresa Dynacept. O protótipo do dispositivo já passou por algumas evoluções, como mostramos de seguida.
Mas antes de ver o protótipo actual, vejamos algumas das suas características, até à data.
Hardware:
- Ecrã táctil de 12 polegadas
- Processador Intel Atom
- 512 MB de memória RAM
- 4GB de armazenamento SSD
- Conectividade Wi-Fi
- 1 porta USB
- Webcam e Microfone
Software
- Sistema operativo Linux, baseado em Ubuntu, com apenas 100 MB de espaço em disco.
- Browser Webkit
Não deixam de ser interessante as características, se pensarmos que apenas se trata de uma versão especial de um tablet. O dispositivo em si, evolui a olhos vistos a cada dia que passa, dentro do orçamento definido no início do projecto. Actualmente o protótipo já vai na versão B.5, e tem o seguinte aspecto:
Este é um dos exemplos da ideia que ganhou asas e foi materializada num projecto, tendo a Internet como ponte entre todos os envolvidos. Não deixo de notar semelhanças neste caso, relativamente aos projectos de software livre que cresceram graças à rede mundial e se tornaram uma referência que hoje somos incapazes de ignorar. Aliás o Linux por exemplo é um desses exemplos.
Eu, juntamente com muitos adeptos de gadgets, irei continuar a observar este conceito com atenção, e esperar que o movimento social por trás deste novo dispositivo o permita que um dia eu possa ter um destes dispositivos em casa equipado com software livre.
Fonte: Linuxhaxor ver também TechCrunch
Este artigo tem mais de um ano
Quem é que, seriamente, consegue qualquer tipo de produtividade ou conforto a usar um portátil (ou whatever) na cama ou num sofá? É simplesmente impossível! Especialmente numa cama.
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
é giro…
mas eu keria era um sony vaio p 😀
http://www.tagravado.com
Eu acho engraçado, ainda mais dependendo da sua autonomia final.
http://www.tugapress.net78.net/
Realmente não é nada prático estar na cama com o portátil e ver os mails e pesquisar umas tantas coisas antes de finalmente adormecer. E muito menos ser produtivo… Mas este conceito para mim faz bastante sentido! No entanto parece-me um gadget um tanto ou quanto caro (para o utilizador final) “só” para ver os mails na cama. Contudo, aplicado noutros conceitos, como digital advertising, ou até mesmo como leitor de ebooks e afins é uma ferramenta fantástica!
E a bateria?
Perdoem-me os anteriores mas, se este(a) dispositivo/aparelho/geringonça (“gadget” para quê?!) serve para aceder à internet, haverá momentos em que será bastante prazenteiro usá-lo na cama. Nem tudo é trabalho, que raio!
http://aospapeis.blogspot.com
Na cama não uso computador.
Com tantas ofertas existentes um gajo até fica confuso.
Mas também as confusões dissipam-se depressa porque não há dinheiro para estas coisas.
__________________________
http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/
De facto o Alexandre Kulcinskaia disse tudo, o importante é haver poder de compra, pois o que não faltam são opções.
Esta está interessante e vem na onda do multitouch (onde é que eu já li isto) tendo como base uma ferramenta dedicada à web. Se pensarmos que o mundo tecnológico está a concentrar esforços para desenvolver produtos Cloud, então este gadget futuramente poderá ser o bastante para muitos utilizadores.
Parece interessante, tenho andando a ver preços de ebook readers tipo iliad, etc e são carotes, pode ser uma solução.
Para usar o portatil na cama o melhor é um tabuleiro de pequeno-almoço, daqueles com pés 😛
porque não pegar nisto, retirar a ram, disco, etc, colocar apenas wireless, e ligava-se ao portátil/pc por wireless, e apenas servia como um ecrã de toque sem fios para controlar o pc. tinhamos todo o processamento e armazenamento do pc e a portabilidade disto.
não seria melhor?
@Frigo
Poderás sempre fazer isso por remote desktop, se uma aplicação para o efeito for disponibilizada para este tablet na versão final do protótipo.
O Frigo ainda vai fazer o dele…lol….
Fora de brincadeiras achei um conceito muito muito interessante….
tens UltraVNC entre outros pela porta 80 … nada de novo.
basta isso e a dita cuja conectividade … e fazes o que o frigo sugeriu.
Tanta conversa de usar o portatil na cama… eu na cama quero é dormir (ou outras coisas)! Quando a ela me dirijo o que menos me interessa ver é um PC a fazer-me lembrar o trabalho!!
Isto pura e simplesmente é um UMPC com um estilo novo e ecrã maior. Mas como não é tão versátil, pode ser que diminua o preço e aumente o interesse.
Uma das grandes aplicações em que isto pode ser usado é em WebTV … essa sim seria uma boa aplicação para este bicho.
____________________________________
http://www.pedro-figueiredo.com
Estive a pensar e acho que se usarmos um Sistema Operativo Online, este gadjet pode ser bastante útil mesmo!
____________________________________________________________________
http://www.tugapress.net78.net/
Com tanta coisa boa para fazer na cama e vocês a falarem em computadores, ainda por cima computador é masculino, arre! No entanto quando tiver alguns euros em excesso sou menino para comprar, eheheh.
…Ou seja, querem inventar uma coisa que já existe? (umpc)
meh…