PplWare Mobile

FreeNAS 0.70


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

15 Respostas

  1. GnobarEl says:

    Artigo muito interessante, um pequeno tutorial sobre a instalação / configuração de um sistema assim seria muito interessante.

  2. antónio says:

    Boas, aqui está um bom tutorial sobre o Freenas, já testei em máquina virtual e parece-me muito bom.
    http://www.guiadohardware.net/tutoriais/freenas/

  3. zl says:

    Eu já uso faz 2 anos e recomendo, não só para ter alguns files em casa mas para uma mini-pme

  4. Apaxe says:

    Boas,
    No FreeNAS é possível criar partilhas com diferente acesso por utilizador, ou seja, que o utilizador1 possa só aceder à pasta1 e o utilizador2 só possa aceder à pasta2, todas elas com password?
    Obrigados

  5. Cinematik says:

    Coincidencias,

    Passei as ferias da Pascoa de volta dele… Mas na versao 0.69. Lol!

    Estou so a reunir um hardware para dar uso a este fantastico software…

    Como sou leigo na matéria, voto também num tutorial desenvolvido por uma cranio Pplware!

    Não que o Freenas seja complicado, mas no meio de tantas opções nunca sabemos de quem é o problema, se nosso, se da maquina…

    Pergunta de leigo,

    Adianta de alguma coisa comprar uma placa de rede pci gigabit e ligar dois pc’s antigos a um router 2wire? As velocidades de transferência entre os pcs vão ser superiores?

  6. Cinematik says:

    Apaxe,

    resposta de leigo,

    Acho que sim, é possivel dares permissoes diferentes à mesma pasta.

  7. minis says:

    Eu tentei instalar isto em alguns pc’s mas correu mal não detecta o componente principal a placa de rede e testei outras 2 semelhantes aconteceu a mesma coisa.
    Segundo vi nas configurações precisa de 2 ethernet´s , acho esquesito mas não sei. Isto é fácil de instalar para quem der uns toques em configurações.
    Isto é mais para pc´s antigos vejam no próprio site se os vossos sistemas são compatíveis: discos etc. Um servidor de linux com o webadmin faz o mesmo mas não tão simples.

    @Cinematik

    Mais vale comprar um nas barato ou um router com ftp e samba. O preço fica quase igual ou mais em conta.

    Placa de Rede gigabit podes comprar , mas o router que velocidade tem? 100Mbits? Se sim isso não aumenta a velocidade. O computador e os discos antigos podem não acompanhar essa velocidade. Rede gigabit é para transferir grande capacidade de dados…Podes sempre ter um pc ligado ao outro e ter duas placas de rede num para ter net nos dois.

  8. Apaxe says:

    Cinematik, obrigado.
    Agora gostava de saber como criar os acessos para diferentes utilizadores.
    Tenho andado de volta do FreeNAS e não está fácil descobrir isso…

    Alguém sabe mais alguma coisa?

  9. Gerardo says:

    @Apaxe

    Fui durante algum tempo utilizador do FreeNas nas minha empresa, mas depois rendi-me ao Clarkconnect. É um servidor mais completo, mas podes usa-lo só para algumas funções (NAS, Gateway, File Server, FTP Server, Web Server,)

    É bastante simples de configurar e faz o que tu está à procura. (Podes usa 1 ou 2 placas de rede sem problema. Mas se só usares 1 não o podes usar como Gateway, mas como também não é isso que procuras….)

    http://twitter.com/oinformatico

  10. Cinematik says:

    Eu ja encostei o meu NAS por uns dias, mas pelo que percebi, para configurares o que queres é na parte “accounts and users”; de qualquer forma le o tutorial que esta no guiadohardware e o que esta na pagina do programa.

    Lamento nao ser grande ajuda, mas eu tambem ainda ando a estudar isto com o pouco tempo que tenho.

    Abraço e Obrigado a todos.

  11. Redin says:

    É impressão minha ou o “ISO” desta versão 7 não se consegue instalar com o vmware ou no virtualBOX?
    A versão 069 corre bem e sem q/q problema.

  12. Manuel says:

    Boas,

    tenho um freenas com dois discos sata de 1,5 TB cada.

    mas quando tento adicionar um volume no sistema FREENAS, só me aparece um disco, no entanto quando arranco o pc aparecem os dois discos.

    alguem pode ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.