Hyperlapse – Uma tecnologia revolucionária Microsoft
Actualmente a moda é usar câmaras de filmar para nos acompanhar nas aventuras, sejam desportivas sejam nas aventuras das férias, ou noutro qualquer cenário citadino. Depois o que temos são imensos minutos de vídeo sem nada de especial, pois gravamos continuamente até conseguir apanhar o "tal momento". Depois lembramo-nos de colocar a acção em Timelapse... aumentar a velocidade de reprodução para dar mais acção às gravações, mas nem sempre o resultado é agradável.
A Microsoft Research apresentou uma tecnologia que transforma os instáveis vídeo gravados pelas câmaras pessoais, colocadas nos capacetes, etc... em vídeos timelapse com cenas maravilhosamente suaves.
É uma das maiores loucuras nos últimos anos, o crescimento das câmaras pessoais portáteis tipo GoPro tem sido brutal e as pessoas gravam tudo. Levam a sua câmara agarrada ao capacete quando vão fazer BTT, na prancha de surf, no corpo quando vão fazer algo mais radical, levam para as férias e até está a nascer a moda de andar com elas permanentemente, sim porque o Google Glass tem vindo a colocar no dia a dia essa tendência.
Como resultado da gravação temos normalmente centenas ou milhares de minutos de muita gravação, sem grande utilidade ou com qualquer expressão. Editar? Isso dá uma trabalheira incrível mais vale aplicar um efeito de vídeo timelapse e acelerar as imagens. Mas isso irá tornar as imagens instáveis e até dificultará a sua visualização, isso acontece sempre quando os vídeos são acelerados.
Até agora, talvez. A Microsoft Research mostrou uma forma de mostrar a gravação suave e sedosa com uma tecnologia a que deu o nome de 'hyperlapse' veja a diferença:
Os responsáveis por esta pesquisa, Johannes Kopf, Michael Cohen e Richard Szeliski, explicam que a ciência por trás desta tecnologia está uma técnica que reconstrói o vídeo usando o método que as câmaras 3D usam para tornar os caminhos mais suaves. Desta forma o efeito das imagens em modo rápido foi suavizando por este método originando num filme suave, estável e com muito mais qualidade que o actual efeito Timelapse que conhecemos. A tecnologia torna cada frame num novo ponto de vista, antes de os juntar e de os misturar de novo no vídeo.
Claro que tanta fonte de captura de imagens, até porque a cada dia nasce mais uma câmara para este fim, pode tornar o problema cada vez maior, contudo a tecnologia vai respondendo a estes desafios.
Os investigadores esperam adaptar esta tecnologia a uma app para Windows, mas ainda não há datas nem qualquer outra informação mais especifica.
Este artigo tem mais de um ano
aleluia que estes gajos fazem alguma coisa de jeito 🙂
É de facto impressionante ver mais um a seguir o rebanho do “dizer mal” da microsoft pois está na moda e é sempre “cool”. Gostava de saber, quando tiveram pela 1ª vez um pc mais à séria, que sistema operativo é que lá vinha instalado e se, também diziam mal como o fazem hoje. É sempre hilariante ler as opiniões destes supostos “cromos” informáticos e do seu “know how” acima da média.
Fazem muita coisa, acredita. Dentro daquelas paredes há muita coisa boa. Muitas vezes é que não chega cá fora.
Esta chegou e deu a conhecer algo muito bom, pelo menos eu adorei esta tecnologia.
Não disse que não fazia nada bem, mas o que tem surgido não é nada de especial. Este empresa foi e é muito grande, contudo, nos ultimo anos, deixou-se levar pela fama paulo. Era neste sentido que queria dizer………Julgo que com a nova direção as coisas estão a tomar um rumo diferente. 🙂 que venha pancadaria entre os grandes produtos de software do mundo, o que a malta quer é exatamente isso 🙂
cumps
Acredito sim que futuramente a Microsoft conseguirá recuperar os clientes que perdeu com as más decisões.. é um questão de aguardarmos..
Quero!!!
Mas o video deve demorar horas para fazer um rendering de minutos.´
Muito bom…
Ficamos a espera do software para o efeito.
Muito bom mesmo.
Muito bom, parabens a MS!
vindo de mim é um elogio muito grande 😛
Tal como o artigo diz, a Microsoft não desenvolveu absolutamente nada, simplesmente implementou uma tecnologia já existente que é normal ser usada em gravações 3D. Youtube já o usa há 3 anos (simplesmente não fazia timelapse, mas não é complicado usar o youtube para estabilizar o video E DEPOIS fazer o timelapse… e se quiser ser mesmo chato, voltar a fazer upload do timelapse para o youtube que reestabiliza a edição ainda mais)….
E como exemplo: http://downloadsquad.switched.com/2011/03/23/youtube-video-editor-gets-impressive-stabilizer-and-3d-video-cre/
Parecem-e coisas completamente diferentes, mas…. 😉
O que estás a falar não tem relação absolutamente nenhuma com esta tecnologia, estás a falar de estabilizar a imagem, que até por fim como podes tu mesmo ver no teu exemplo acaba por tirar resolução ao vídeo.
Já no caso desta tecnologia “já existente” da microsoft “no caso que cheguem a desenvolve-la de forma a funcionar em smartphones” o vídeo não perde resolução alguma e além de conseguir estabilidade ganha também fluidez mesmo se o vídeo for gravado por alguém com a doença de Parkinson.
Cumps 😉
Tem relação sim. A tecnologia que a MS agora usa já era usada em 3D, tal como o artigo indica. Adivinha que empresa (de 3D) a google tinha comprado e que permitiu implementar a feature de estabilização no youtube editor? Pois, lê o artigo (do link) e procura info sobre a empresa 🙂
E talvez seja bom procurares o link que dei abaixo.
Quando é que sai este software?
Muito bom. Vai-me fazer muito jeito. Venha ele.
FABULOSO!
Que descoberta fantastica… 😛
Final Cut Pro, Adobe Premier, iMovie, etc… fazem isso há muito tempo!
Isso falando de software comercial, pois mesmo em termos “grátis”, tem-se a funcionalidade de estabilização usando o youtube (youtube editor, feature de estabilização disponibilizada há 3 anos). Exemplo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dTk_DPL5Tqc
TOP! Microsoft rulez
[Ironic mode on]
Realmente o YouTube é um grande editor de vídeos! É de uma qualidade…
[Ironic mode off]
Pessoal tem sempre que mandar abaixo o trabalho dos outros, principalmente o da MS!
Não é uma questão de mandar abaixo, é de chamar o boi pelo nome: não é uma tecnologia revolucionária, já era usada em muitos outros produtos (o exemplo do youtube é somente para mostrar que já está implementado, sem custos para o utilizador, há 3 anos). É louvável e MS lançar algo do género (e se for à semelhança do que o ICE fez para panoramas com as fotos ainda melhor), mas não é, de todo, revolucionário nem tão pouco pioneiro, só isso. Recapitulando: ainda bem que investigam e pensam em lançar uma app, mas não venham dizer que é revolucionário quando já é usado há muito.
E como é que sabes que é a mesma coisa que o YouTube já faz? Leste foi? Deves ter lido tanto como eu! Li aqui a notícia e o vídeo!
A diferença é que depois tens aquela cena de dizer mal da MS e isso não te dá descanso ao cérebro.
Mas esta estabilização é diferente. Ajusta também o angulo de filmagem para que este apareça mais estável. Por exemplo o ciclista olha para o lado, mas depois isto não aparece no filme final. Consulta o site do projecto e tenta perceber do que se trata, antes de desdenhares de outros.
http://research.microsoft.com/en-us/um/redmond/projects/hyperlapse/
Corta as frames que não se adequam, contextualmente, entre frames ou sequências de frames… espantoso, agora skipframe é revolucionário. Isso não é estabilizar, é um “cheat”. De novo, não é nada de revolucionário. E reafirmo o que escrevi antes: pode não ser revolucionário, mas se vier trazer a facilidade de edição como o ICE (também da MS) fez, é e excelente. Mas alguém que veja a entrada no dicionário para “revolucionário” sff.
Esquece o nome das empresas envolvidas e compara apenas as tecnologias que estas a igualar: estabilização e o que eles chamam de hyperlapse. Se vires a explicação técnica verás que o método que eles usam é bem mais complexo que a estabilização.
Estabilização baseia-se no reposicionamento das frames com base no pontos de interesse (images features), por forma a colocar estes pontos sempre na mesma posição. Dai a necessidade do crop num video estabilizado por software.
Já o hyperlapse não é nem pode ser apenas feature detection, se não como explicas a necessidade de calibrar a camera? Tem de estar a ser feito algo bem mais complexo que envolva alguma reconstrução. 3D.
Calibrar o quantas? Estás a falar de calibração de câmaras RGB-D, não estás a falar de câmaras normais. É que sim, tens razão, esta tecnologia partiu de algo existente e firmado no mundo 3D (isso ou irias ver filmes e davam-te um comprimido para enjoo à entrada… e mesmo assim como está já deveriam dar comprimidos para cefaleias), mas não confundas: o que a MS está a fazer agora é pegar nessa tecnologia e traze-la para o 2D. Ora bem, tudo o que disseste depois deixa de fazer sentido. E reconstrução… Ok, não pego no youtube, pego nos produtos da Adobe. Já o referi nesta discussão umas quantas vezes, e até já coloqui um video. E já agora, o hyperlapse da MS faz crop (e não é pouco se colocares os videos lado a lado na altura em que mostra a escalada), procura uma resposta minha abaixo quanto a isso.
Calibração sim é feita para descobrir os parâmetros intrínsecos da camera e a distorção das lentes, e assim, aplicando a transformada inversa, obter uma imagem o mais próximo do real possível.
Se a comparação mais aceitável é a que fizeste com os produtos da adobe então mesmo assim temos de reconhecer inovação pois penso que o hyperlapse é feito de forma automática, isto é, não existe a necessidade de escolher manualmente os image features como mostra no video que aqui puseste.
E sim, tens qualidade no youtube (inclusivé tens videos com 4K de resolução). Foi no Vimeo que a fabricante das famosas cameras HD RED decidiu há uns anos colocar os seus videos de apresentação por ter qualidade soberba de video, e actualmente não tem qualquer vantagem em comparação com o youtube. Chega como confirmação de (pelo menos aos olhos dos mais exigentes, alguma) qualidade?
Ah! E fui ver o teu exemplo do YouTube! Realmente (pegando no teu espírito), bela tecnologia. Faz um crop da frame. Estabilizam uma pouca da …. nada! Queria era ver aquilo que está no limite do filme a ser estabilizado… já foste!
Também o da MS faz crop…. Aliás, até nos produtos da Adobe faz. Repara bem no video do artigo (o da apresentação da MS), principalmente a parte de escalada. No video original vês os braços quase até ao cotovelo, já no hyperlapsed vês só a mão (em abono da verdade, huge crop que levou em cima!). Pois… já foste!
E já agora, repara neste video de tutorial de hyperlapse para o PS CS6: https://www.youtube.com/watch?v=Fr9DF5iSSk4
Reconheces os pontos chave do produto da MS? Reconstrução, Path planning, Renderização. É completamente impossível a inexistência de cropping, é que nem a melhor geração de conteúdo por content awareness consegue adivinhar tudo o que possa existir e que “fique bem” na imagem. Não é propriamente como a tecnologia das TV’s em que entre 2 frames insere uma terceira intermédia para dar mais fluidez (porque a funcionalidade aí é dar maior fluidez à imagem, não estabilizar, se houver “saltos” na gravação lá porque tem uma frequência maior – mesmo que por via de falsas frames intermédias – não te vai estabilizar, além de que os fps já são bem superiores ao que o cérebro reconhece como imagens contínuas que formam “movimento”).
Muito bom mesmo, alguém sabe dizer que técnica era utilizada no mundial do Brasil em que mudavam de vista com um imagem estática?
Para quem quiser mais informação sobre a tecnologia usada:http://blogs.technet.com/b/inside_microsoft_research/archive/2014/08/11/microsoft-research-at-siggraph-2014.aspx
Dá-me a sensação de que o software elimina frames, e faz a transição suave entre os marginais dos que sofreram corte.
Faz-me lembrar a série Benny Hill, mas com transição suave entre frames.
Nice tech!
Só por curiosidade, o Youtube por exemplo já faz isso ha bastante tempo e inclusive corrige também as cores do mesmo, o sony vegas também faz isso, por isso de inovador não tem nada.
então os créditos vão para o instagram? http://p3.publico.pt/vicios/hightech/13451/instagram-lanca-hyperlapse-para-acelerar-o-nosso-dia#.U_y-C8w0HAc.facebook