Sim, os hackers podem usar som para controlar um smartphone
Todos os dias surgem informações sobre novas formas de atacar dispositivos, muitas delas sem qualquer acesso físico e recorrendo a coisas como o ruído de um disco ou as luzes de um dispositivo.
A mais recente prova de conceito de segurança veio mostrar que é possível controlar elementos de um smartphone, recorrendo apenas ao som, emitido pelo próprio equipamento.
Estas novas formas de ataques muitas vezes são teóricas, mas mostram as potencialidades existentes e de que forma é necessário haver novas defesas.
Investigadores da Universidade do Michigan e da Universidade da Carolina do Sul mostraram agora que é possível atacar um smartphone com som, conseguindo interferir com os acelerómetros e, assim, controlar estes equipamentos.
Para o fazerem recorreram a um simples vídeo que, de forma indetetável para o utilizador, estava a manipular os acelerómetros presentes no equipamento. Ainda não é possível fazer muito mas, com a presença cada vez maior destes componentes nos equipamentos, esta é uma porta que se abre.
A equipa conseguiu, para provar a sua teoria, interferir com uma aplicação que controla um carro telecomandado e também levar a que uma FitBit adicionasse passos sem estar efetivamente em movimento.
A prova final veio quando a equipa conseguiu tomar controlo sobre os acelerómetros de um Samsung Galaxy S5, levando a que este recebesse a palavra "walnut" através do seu chip de entrada de sinal.
Os investigadores estão cientes que, atualmente, esta vulnerabilidade não pode ser explorada para que tenha um impacto significativo mas, num futuro próximo, poderá ser usada para controlar todo o tipo de equipamentos, uma vez que os acelerómetros estão cada vez mais presentes nos dispositivos que usamos no dia-a-dia.
Esta é a prova de que, cada vez mais, estamos expostos e que com engenho e imaginação podem ser descobertas e exploradas novas vulnerabilidades.
Via: WALNUT
Este artigo tem mais de um ano
Lendo o artigo, vejo que o título deveria ser “Sim, os hackers um dia talvez possam usar som para controlar um smartphone”
Na verdade já o fazem. Não tem é o impacto e a ideia que todos pensam. Isto é o princípio de algo muito maior.
Repara no vídeo que está a ser inserido “texto” no telefone apenas com recurso a um video que está a tocar no telefone.
os hackers não são criminosos nem piratas , parem utilizar a palavra de forma errada .
99% dos hackers agem com vista à pirataria e criminalidade. Por isso, o nome está bem aplicado. Não os defendas que eles quase que só precisam de “estalar” os dedos e podem causar-te danos nos teus dados digitais que te podem pôr em risco, como pessoa.
Criminosos , fora da lei , , são sim piratas , a palavra “hackers” original tem outro sentido.
Na Informática: é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites do funcionamento “normal” dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.
CMatomic, acho que estás a ler coisas que não estão no texto… Estes investigadores podem ser considerados hackers e mostraram como se pode usar ondas sonoras para “controlar” aparelhos. Em segundo lugar, a definição de hacker não implica que a actividade dalgum hacker não pode ser um crime, ele pode ter apenas a motivação do desafio e mesmo assim estar a quebrar leis.