Já experimentou o novo FreeNAS 10? Está fantástico

Download

Download: FreeNAS-Corral-RELEASE.iso (806MB)


Destaques PPLWARE

27 Respostas

  1. Belmiro says:

    Eu entendi bem que necessita de 8 GB RAM ??? E o meu NAS que tem um chip ARM e 256 MB RAM e funciona bem … eu a pensar que este FreeNAS correria num RPI lol

  2. João Ribas says:

    alguma sugestão de setup para instalar isto? hardware I mean… sem ser “um PC velho”, por causa do consumo espaço físico na sala etc

  3. José Rodrigues says:

    Usava muito quando ainda não trabalhava e como tal não tinha budget para comprar um NAS/Storage mais a sério. A nível de software cada vez está melhor e se parece mais com software de um bom storage, até snapshots permite além de dedup, compression, etc. Para ter em casa é bem jeitoso é só pena o investimento grande num pc com baixo consumo ou usar um pc qualquer e ter um consumo de 300+Watts alwayson, daí a preferir os belos Synology. Em ambiente de trabalho não confiaria nisso nem teria algo sem suporte, aqui só entra EMC (dell agora) ou para cloud storage StorSimple.

  4. darkvoid says:

    O FreeNas 10 já trás de novo o ZFS ?
    O meu FreeNas 9 já tem ZFS! LOL

  5. Luis Borges says:

    Se continuar a usar ZFS sera apenas para equipamento “caro”.

  6. Carlos says:

    Boas o meu portátil é um Toshiba MS Windows Vista Business 32 bits SP2
    Intel core 2 Duo CPU T5870@2.00GHz . Pretendo substituir o S.O para Linux.
    Podem ajudar nesse sentido.

    • Nelson R says:

      Este tópico não é o mais correcto para isso.
      Procura no google que te safas melhor. Procura por tutoriais para iniciantes, youtube e afins.
      FreeNas é um SO de administração não para um ambiente de trabalho normal.
      Boa sorte!

  7. João Ribeiro says:

    Bit torrent sync faz isso e não temos de deixar o pc ligado

  8. Antonino says:

    não funcionado em RPI está off

  9. Cristóvão says:

    Boas qual a velocidade de transferência em rede gigabit do mesmo video para vários computadores ao mesmo tempo?

    • Nelson R says:

      Imagina um autocarro. Se estiver vazio, entras e sentaste de forma rápida. Se estiver cheio, ou não tens lugar ou vais ficar à espera que vague um lugar para te sentares. Ou ainda vais o caminho todo à espera e no fim vais embora sem nunca te teres sentado. Se o autocarro bater o ctrl+alt+del não te vai safar.

  10. Rexidio Maneil says:

    Testei uma versão à uns anos e no que toca a performance o Openmedia Vault esgota a largura de banda da rede Ethernet (Gbit)o FreeNas ficava pelos 700mbits.

    • Cristóvão Nunes says:

      E se estiver a transferir o mesmo ficheiro para dois computadores ao mesmo tempo ?

    • Belmiro says:

      Eu tenho um D-Link de 70€ (só o NAS) com 2 HDD, e com RAID ligado ou desligado esgota com facilidade a minha rede gigabit.

      Um software destes que obriga a um PC de gama média-baixa vai consumir muitíssimo mais que um NAS, daí que mata logo o princípio. A meu ver um NAS de 70-140€ compensa logo a partir de 1 ou 2 anos, é mais silencioso, compacto e foi construído para o efeito.

  11. RuiZ says:

    WOW!

    A interface está mesmo qualquer coisa, e o suporte para Docker está muito interessante!

  12. irlm says:

    como se configura para aceder via web através de VM?
    http//:10.0.2.15… não acede.

  13. Carlos Pereira says:

    Boa Tarde
    Tenho uma dúvida a ver se alguem me consegue esclarecer. Eu tenho neste momento um WD Mybook Live de 2TB e um D-link 320 com dois discos de 500GB em RAID que faz uma copia de segurança dos arquivos mais importantes do WD. Estou a pensar comprar um HP Microserver G8 ou utilizar alguns componentes que lá tenho antigos para montar um NAS com os dois discos de 500GB e o de 2TB do WD que por experiência sei que consigo tirar da caixa pois já fui obrigado a isso no passado e possivelmente usar o Freenas ou o OMV. Por isso apenas queria comprar outro disco de 2TB. No fundo a minha duvida é: compro o disco 2TB e o Microserver, copio todo o conteudo do WD Mybook Live para o novo disco, quando adicionar o disco que vou retirar do WD mybooklive posso fazer logo RAID 1 por exemplo sem perder os dados?? A minha primeira escolha era um synology ou qnap de 2 baias que para o que eu quero chegava ou sobrava, mas desiti porque me obrigava a ter dois discos novos, ou entao ter um terceiro para poder passar tudo para lá e depois de novo para o NAS.
    Espero que alguem me consiga ajudar. Obrigado

  14. #Fernando says:

    Tantos recursos que exige…para o fim a que se detina, é demasiado, para isso OpenVault serve perfeitamente e sem engasgos. Com esse tipo de recurso mais vale criar uma cloud em casa e não uma NAS

  15. Eduardo Costa says:

    muitos recursos e interface bonita; mas ainda mais limpo, polido e fluído está o OpenMediaVault – excelente distro.

  16. Dirceu Matiello says:

    Boa tarde pessoal!

    Queria entender a diferença da versão 10.5 para a 11.0-U2, podem me ajudar?

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.