Fábrica portuguesa é 1.ª do mundo a produzir painéis fotovoltaicos e baterias de lítio
O lítio é um elemento químico representado pelo símbolo Li. É também caracterizado por ser um metal alcalino leve e macio, com propriedades químicas e físicas distintas. O lítio é encontrado na natureza, principalmente em depósitos de minerais. Também pode ser extraído da água do mar. Segundo informações recentes, há uma fábrica no Alentejo que vai produzir baterias de lítio.
A primeira fábrica do mundo a produzir em simultâneo painéis fotovoltaicos flexíveis e baterias de lítio já está a laborar em Moura (Beja), após um investimento de cinco milhões de euros, revela o ACP.
A nova unidade da LuxOEnergy está a criar este tipo de produtos, com base em patentes europeias.
“Tanto a tecnologia das baterias, como a tecnologia do solar, são europeias”, referiu Miguel Matias, gerente e um dos fundadores e investidores da LuxOEnergy, precisando que a LuxOEnergy tem como parceiros a empresa austríaca DAS Energy para o fotovoltaico e a sueca Anodox para as baterias.
Em relação aos painéis fotovoltaicos que estão a ser produzidos em Moura, Miguel Matias, referiu que “a maior diferenciação é a tecnologia flexível e muito leve”, o que permite a sua instalação em “locais até agora impossíveis”. “Têm a mesma potência, capacidade e eficiência dos painéis tradicionais, mas são 10 vezes mais leves e podem instalar-se no topo de qualquer edifício, seja um estádio de futebol, uma estação de comboio e, inclusive, em comboios ou camiões”, explicou.
O responsável da LuxOEnergy disse que a aposta na produção de baterias deve-se à necessidade de armazenar a energia, “tanto para carregar automóveis à hora que fizer mais sentido ou para suportar as centrais solares fotovoltaicas”.
Este artigo tem mais de um ano






















“…após um investimento de cinco milhões de euros,…”
Deve ser uma fábrica e pêras.
Cinco milhões é alguma coisa para construção de uma fabrica ?
Claro que não.
Isso é o valor de uma linha de montagem completamente automatizada em N áreas, nada de especial
Yaa, 5milhoes de euros na minha área és capaz de comprar uma linha em 4 mão.
Uma linha de produção ” não totalmente automatizada” uns 20/30 milhões, e começa a planear a linha com 2/3 anos de antecedência para os fabricantes te começarem a construir as máquinas.
O edifício é o mais barato, no meio disto tudo.
Conheço empresas do mesmo ramo que fazem a festa com 5 milhões e até menos, mas lá está estão num nível de eficiência reduzido, com máquinas com 20 anos, e não conseguem fabricar produtos de última tecnologia. Tem de fábricar o que todo mundo fabrica…
Aproveitaram as instalações de outra fábrica que lá existiu, mas que faliu: https ://zap.aeiou.pt/fabrica-paineis-solares-baterias-litio-578131
As instalações são de uma antiga fábrica na área da energia solar que funcionou de 2008 a 2019, Os atuais 15 funcionários vieram dessa fábrica, têm experiência na área. A previsão é de ir aos 40 nos próximos dois anos, se tudo correr bem.
A conceção é produzir os painéis solares e as baterias para armazenar a energia elétrica produzida.
Parece-me ter pernas para andar. Boa sorte.
Conhecimento de causa!!
Vamos ver se temos a sorte de ter preços mais baratos
Isentar o IVA nos painéis e baterias feitos em PT é que era.
Não te esqueças que uma lei dessas precisava sempre o ok da União Europeia, por isso podes esquecer eles nunca aprovariam isso.
A muito tempo que Portugal perdeu a soberania em certos assuntos.
E bem, senão o Sócrates e outros nunca teria sido apanhados nas malhas da justiça.
Foi graças à transposição de leis comunitárias que foi possível, pelos menos, levar a tribunal muitos destes meliantes, se não estão presos a culpa já é inteiramente da nossa lei.
Os importadores que compram noutros países da UE (como Portugal) não pagam direitos aduaneiros. É uma tremenda vantagem num mercado enorme como é a UE. Se todos os países fizessem como o Jonas sugere, seria uma corrida até fundo e rapidamente todos os outros países implementariam taxas aduaneiras para proteger a sua própria industria. O Rodrigo poderia ficar satisfeito se Portugal produzisse só para si, mas garanto-lhe que muita gente que presa o seu emprego não ficaria radiante.
Não se podem isentar de IVA produtos tendo em conta o local de produção.
Não se pode porque não se quer ponto. Tudo é possível era esta e compras de casas por parte de estrangeiros tinham uma taxa de IVA de 75% a ver se os estrangeiros continuavam a comprar casas cá até fugiam
Isso é uma montadora barata de componentes importados da Europa, para mais é pelo preço da mão de Obra barata.
Exato… Esse dinheiro em Portugal é só para as licenças… Bem, se não se votar PS de novo pode-se investir em outras coisas senão nós políticos…
A poluição que produz não conta para nada, os carros a combustão é que são o problema, as máquinas para esse trabalho todo andam a ar.