Estará a “casa do futuro” longe do nosso alcance?
A "casa do futuro" é uma designação relativa, onde embora algumas previsões possam ter algum fundamento, o conceito passa sempre por ser um pouco imaginário e ousado.
Podemos tentar imaginar como será a aparência das casas no futuro, os objectos, os aparelhos e tudo o que nos rodeia. A verdade é que a casa de hoje já terá sido, algures no passado, a "casa do futuro", e hoje em dia somos brindados frequentemente com tecnologia que cada vez mais parece vinda do futuro. O que faltará na sua casa para a tornar "futurística"?
Os conceitos são diversificados e dificilmente poderão ser apontadas datas para que determinada tecnologia seja disponibilizada a público. Exemplo disso poderá ser, na sala de estar, controlar toda a sua casa recorrendo a painéis tácteis, ajustando toda a iluminação, controlar electrodomésticos e outros dispositivos eléctricos, podendo até programar para que lhe seja servido um café no horário que desejar ou ajustar automaticamente a abertura das janelas consoante a temperatura ou iluminação exterior.
Algumas destas ideias são já realidade nos dias de hoje, com o grande desenvolvimento que tem acontecido na área da "Internet das Coisas" - como é o caso da Google com o sistema operativo Brillo e os produtos Nest -, e com o mydlink Home da D-Link poderá controlar a sua casa através do smartphone ou tablet. Trata-se de um sistema de domótica que inclui tomada inteligente, sensor de movimento e câmara de video-vigilância, além de outros sensores que podem ser adquiridos separadamente.
A ligação Wi‑Fi permitirá a comunicação destes equipamentos com a aplicação móvel, podendo assim fazer a monitorização em qualquer lugar, mesmo fora de casa! O Kit mydlink Home pode ser encontrado nas lojas a partir de 170€.
Já no quarto de banho, a ideia futurista passa por dar mais vida ao espelho. O espelho do futuro será capaz não só de reflectir a sua imagem como também fornecer informações da meteorologia, informações sobre a sua saúde, a agenda, consulta de e-mail e até notícias, tudo isto enquanto se penteia ou lava os dentes. Para já ainda não se encontra no mercado, mas a Samsung já demonstrou a tecnologia com o seu espelho inteligente, ainda sem nome de produto.
Enquanto isto não é uma realidade, deixamos a sugestão do projector LED LG PV150G. É um projector portátil com peso de apenas 270 grama e com bateria interna para os casos em que não existe uma tomada eléctrica por perto, com autonomia até 2 horas.
Pode levá‑lo para qualquer lado, reproduzir vídeos, filmes, músicas ou até apresentações armazenadas numa unidade USB. O tamanho máximo recomendado para a projecção é de 100 polegadas e pode ser adquirido por 299,90€.
Outras ideias podem-se juntar a estas, como uma cozinha inteligente, onde será possível, a partir de vários ecrãs tácteis, consultar receitas, medir o valor calórico de um prato, fazer compras mediante a falta de produtos no frigorífico, ser notificado de lembretes... mas isso fica para o futuro.
Poderá conhecer aqui e aqui outras dicas e sugestões de equipamentos que podem tornar a sua casa um pouco mais futurística. E se é daqueles que não dispensa um ecrã generoso para ver tudo com mais clareza e com a máxima portabilidade, não perca a oportunidade de ganhar um tablet Asus ZenPad S 8.0. Só tem que submeter aqui uma frase que descreva o gadget que inventaria para levar consigo nos momentos ao ar livre.
Que outros conceitos gostaria de ter na sua casa do futuro?
Este artigo tem mais de um ano
A casa do futuro nunca estará ao nosso alcance… Assim que estiver passa a ser a casa do presente. xD
Hoje já temos a casa do futuro que se imaginava à 20 anos atrás!
A minha casa tem uns 30 anos… continua a ser do passado! :d