Depois de 108 horas, youtuber tem um clone de si próprio impresso em 3D
A impressão 3D serve muitos fins, dos mais sérios aos simplesmente recreativos. Por brincadeira, um youtuber decidiu imprimir um clone de si próprio, num processo que demorou umas entusiasmantes 108 horas.
Com os avanços tecnológicos, a impressão 3D vai servindo um sem número de finalidades. Aliás, já vimos por aqui a possibilidade de imprimir até medicamentos. Dos objetos mais pequenos aos mais absurdos, a tecnologia permite dar forma a muita coisa. O youtuber Ivan Miranda, por exemplo, decidiu dar corpo a um clone de si próprio.
De forma simples, a ideia passava por se clonar em PLA (um tipo de termoplástico utilizado na impressão 3D). Para isso, e de modo a manter o seu orçamento baixo, utilizou uma série de recursos artesanais.
Primeiramente, construiu uma impressora 3D especificamente concebida para gerar objetos grandes: uma estrutura de alumínio com um volume de impressão de 1110 mm x 1110 mm x 2005 mm. Muitas das peças que utilizou para suportar a estrutura foram também impressas em 3D. Depois, utilizou motores de passo Nema 23 para mover a base juntamente com o hardware Duet3D.
O primeiro desafio passou por encontrar uma forma de manter os materiais de impressão quentes durante o processo. Para isso, recorreu à montagem de um piso aquecido na base de impressão. Além desse, durante a impressão, também teve problemas com o fornecimento de filamento, pelo que teve de fazer os ajustes necessários para dar seguimento ao processo.
O youtuber conseguiu imprimir uma figura em tamanho real composta por 4.375 peças. Embora a tarefa, propriamente dita, tenha demorado 76 horas, todo o processo, incluindo a resolução de problemas, custou-lhe 108 horas.
Agora que conseguiu imprimir em 3D um clone seu em tamanho real, o youtuber poderá dar forma a muitos outros objetos de dimensão semelhante, como animais, por exemplo. Pelo canal, é possível que vão surgindo conteúdos a mostrar todo o processo.
Este artigo tem mais de um ano