Sabe o que é a computação pós-quântica?
A segurança da internet está em perigo devido à computação quântica. No dia em que houver computadores quânticos capazes de "quebrar" os métodos de criptografia atuais, será fundamental novos mecanismos de proteção e é aqui que aparece a computação pós-quântica.
A Computação pós-quântica refere-se ao desenvolvimento de algoritmos e sistemas criptográficos que permanecem seguros mesmo quando existirem computadores quânticos suficientemente potentes para quebrar os métodos atuais (ex: RSA, ECC).
A chegada dos computadores quânticos representará uma revolução tecnológica sem precedentes, mas também um enorme risco à segurança da informação como a conhecemos. A computação pós-quântica surge como resposta ao potencial de quebra dos sistemas criptográficos atuais por máquinas quânticas.
Por que os computadores quânticos são uma ameaça?
Hoje, muitos dos sistemas de segurança digital baseiam-se na dificuldade de certos problemas matemáticos:
- RSA: fatorização de grandes números primos.
- ECC (Criptografia de Curvas Elípticas): problema do logaritmo discreto em curvas elípticas.
O algoritmo de Shor, executado num computador quântico suficientemente potente, pode resolver estes problemas em tempo "aceitável", quebrando a base de grande parte da criptografia assimétrica utilizada em VPNs, e-mail seguro e blockchain.
Criptografia pós-quântica (Post-Quantum Cryptography - PQC)
A criptografia pós-quântica (Post-Quantum Cryptography - PQC) consiste em algoritmos desenhados para permanecer seguros mesmo perante ataques quânticos. Baseiam-se em problemas matemáticos considerados difíceis para computadores clássicos assim como quânticos. Entre eles destacam-se:
- Criptografia baseada em reticulados (lattice-based)
- Exemplo: Kyber (cripto de chave pública) e Dilithium (assinaturas digitais).
- Criptografia baseada em códigos (code-based)
- Exemplo: McEliece.
- Equações multivariadas quadráticas (MQ).
- Assinaturas digitais baseadas em hash.
- Exemplo: SPHINCS+.
Desde 2016, o NIST (National Institute of Standards and Technology) lidera a normalização de algoritmos pós-quânticos, com o objetivo de substituir ou complementar os métodos atuais.
O dia em que existir um computador quântico capaz de quebrar o algoritmo de RSA será o dia em que a internet como a conhecemos hoje, sem criptografia pós-quântica, deixará de ser segura.





















Quando os computadores quânticos forem uma realidade, logo serão criadas novas criptografias, não será preocupação nossa, comuns mortais…
voces so espalhao medo! quando chegar perto é so mudar para algos anti cpu quanticos !!!
A única coisa aqui a meter mesmo é o teu Português.
Calma. Ainda agora a procissão vai no adro.