China constrói uma autoestrada de painéis solares
Embora seja um dos países mais poluidores do mundo, a China tem feito um esforço para utilizar novos meios mais ecológicos para produção de energia.
Depois de conquistar o pódio dos países com maior instalação fotovoltaica, inauguraram agora a primeira autoestrada feita com painéis solares.
Embora a evolução seja lenta, muitos países têm tentado investir em modos mais ecológicos de produzir energia. Os painéis fotovoltaicos são um dos meios mais utilizados e vários países têm reforçado a sua utilização.
A China é um dos países que mais tem evoluído neste campo, depois de no ano passado se ter tornado no maior produtor de energia solar do mundo com uma capacidade de cerca de 78 Gigawatts, esperando expandir para os 105 até 2020. Para isso tem vários projetos a correr, tendo um sido inaugurado recentemente, a autoestrada feita com painéis solares.
Primeira autoestrada de painéis solares foi construída na China
Localizada em Jinan, a capital da província de Shandong, esta autoestrada tem uma extensão de 1 quilómetro, com uma área total de 5875 metros quadrados e é composta por três camadas: betão transparente em cima, painéis fotovoltaicos no meio e isolamento em baixo. Contém duas vias para circulação normal, e outra para emergências, e é desenhada para transportes públicos e para veículos elétricos.
Embora possa parecer uma via frágil, Zhang Hongchao, um dos responsáveis do projeto, afirma que esta autoestrada aguenta 10 vezes mais pressão que o asfalto normal e pode gerar anualmente 1 milhão de kWH. Esta eletricidade será utilizada para alimentar a iluminação das ruas, o sistema de derretimento de neve e os postos de carga dos carros elétricos.
Este projeto tem tudo para ser um sucesso, no entanto a sua ampliação não deverá ser para já, dado o seu custo elevado. Cada metro quadrado desta autoestrada tem um custo de 458$, o que torna este um projeto dispendioso.
Esta autoestrada junta-se assim a outros projetos idênticos, depois de já ter sido inaugurada em França uma estrada deste género em 2016 e uma ciclovia na Holanda em 2014.
Este artigo tem mais de um ano
Considerando um exemplo nacional http://www.tvi24.iol.pt/amp/economia/ep/esta-estrada-custa-12-mil-euros-por-metro , o custo da autoestrada chinesa é uma pechincha.
não é comparável.
Pois não. Se lá fizessem o que por cá fazem estavam todos presos ou pior. Realmente não é comparável.
Eles lá comem arroz, aqui é gambas!
Apenas um aparte, a China é o país mais poluidor do mundo, mas é preciso ter em conta a sua população. Quando se tem em conta isto, o Emiratos Árabes Unidos fica com a liderança, seguem-se países como Estados Unidos da América, Austrália, Arábia Saudita, Canadá. A China, per capital fica equivalente à média da União Europeia. É estes valores dão referentes a 2013. A China é o país que neste momento mais investe nas energias renováveis e limpas, podendo ter já melhorado a sua classificação.
A china é o País mais poluidor do mundo, os números de um país ditatorial são só para enganar só alguém que acredita no Pai Natal acredita naqueles números.
A poluição na china é 10x superior aos números oficiais “chineses”, basta visitar cidades como Linfen ou Tianying para perceber que os numeros são todos tretas, nessas cidades não se vê um metro a nossa frente com tanta poluição no ar!
Aposta que você nao compra nada made in china para combater a poluição
Comentário sem nexo que não nega o que eu disse. Não a China não é o país mais poluidor. Os números da grande maioria dos estudos não foram disponibilizados pelo governo chinês, mas sim por outras entidades, nalguns estudos a entidade é europeia. É verdade que existem várias cidades chinesas que sofrem de problemas severos da qualidade do ar, mas o governo chinês têm sido casa vez mais agressivo principalmente a partir de 2013 quando foram implementados novas políticas de controlo da poluição. Por alguma razão neste momento a China é quem mais investe em energias renováveis.
E isso de não se ver um metro à frente é uma verdadeira treta.
O que acabaste de escrever tem um nome e é preconceito.
Um disparate, existem milhões de metros quadrados em telhados, para quê uma solução mais cara é menos óptima?!
Em todas as casas novas, ou renovadas, deveria ser obrigatório a colocação do telhado em painéis solares, total ou parcialmente, de modo a serem quase independentes em energia.
EEVblog #632 – Solar Roadways Are BULLSHIT!
https://www.youtube.com/watch?v=obS6TUVSZds
Contrariamente do caso criticado pelo EEVblog criticou, este usa uma superfície diferente.