Celo: Sistema open-source de pagamentos com base em blockchain
O mundo vai mudar bastante e isso deve-se à tecnologia. As primeiras soluções começam a aparecer, sendo que todas elas partilham uma característica, são baseadas em blockchain. Esta tecnologia promete mudar o mundo apesar de já existir desde os anos 70. Na prática, o blockchain é um registo digital que é incorruptível e que pode ser programado para registar transações financeiras ou algo que tenha valor virtual.
Sobre o blockchain foi agora desenvolvido um sistema de pagamentos open-source. Vamos conhecer a plataforma Celo.
Deutsche Telekom investiu na rede Celo
Celo é um ecossistema de blockchain de código aberto que visa tornar as finanças descentralizadas (DeFi) e as suas ferramentas acessíveis ao maior número de pessoas possível a partir de um simples smartphone. A ativação do Celo Euro (cEUR) o seu stablecoin aconteceu no passado dia 20 de abril.
O lançamento do Celo Euro permite que seis mil milhões de utilizadores de smartphones em todo o mundo enviem, recebam e troquem cEURs em segundos e de forma confiável usando o blockchain da Celo. Trata-se de remessas ponto a ponto de baixo custo entre números de telefone, plataformas de câmbio e agentes CICO ("cash in cash out").
Separadamente, a Deutsche Telekom anunciou também que está a investir nesta rede pública de blockchain. A empresa de telecomunicações investe na economia financeira descentralizada, tornando-se a primeira operadora de telecomunicações do mundo a aderir à rede Celo. A empresa adquiriu uma quantia não divulgada de tokens CELO e tem planos para realizar o staking desses tokens.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Mania de chamarem blockchain a todos os DLCs. CELO não usa blockchain, na verdade é mais parecido com etherium do que com blockchain.
Isso é a contrariam a informação enviada pelo própria equipa de marketing do CELO 🙂
É informação de marketing, só querem chamar a atenção, documentação técnica do CELO indica precisamente isso.
“Ethereum é uma plataforma descentralizada capaz de executar contratos inteligentes e aplicações descentralizadas usando a tecnologia blockchain”
Retirado da página oficial do Ethereum (ethereum.org):
“Ethereum 101
Ethereum is a technology that lets you send cryptocurrency to anyone for a small fee. It also powers applications that everyone can use and no one can take down.
It’s the world’s programmable blockchain.
Ethereum builds on Bitcoin’s innovation, with some big differences.
Both let you use digital money without payment providers or banks. But Ethereum is programmable, so you can also use it for lots of different digital assets – even Bitcoin!
This also means Ethereum is for more than payments. It’s a marketplace of financial services, games and apps that can’t steal your data or censor you.”
Pelo que eu entendo, cada “crypto currency” usa a sua própria “blockchain”. Por outras palavras, há IMENSAS “blockchains”.
Não são todas, muitas criptomoedas são tokens ERC-20 feitas na blockchain da Ethereum. Por isso quando movimentas essas criptomoedas também tens de ter a moeda ETH para pagar as taxas de mineração dessa blockchain.
Existem blockchains que não funcionam com mineração e aí as taxas são baixíssimas, por exemplo Algorand, mas que não tem a oferta gigantesca que Ethereum tem.
Tudo muito bonito, podem dizer que é X Y ou Z. A verdade é que todas tem o valor ZERO. E so algum dia ira ter valor quando os governors quiserem dar valor. E isso de certeza que não vai acontecer com moedas com valor maior que ZERO! era bom era! os governos reconhecer moedas já inflacionadas lol
Quem esta nestas moedas sem ser para especular anda enganado!
eu fiquei sem saber se fazem publicidade à moeda ou à plataforma. A moeda já se pode converter para euros noutras plataformas de troca de cryptos.
Nesta onde está o link para estudar esta nova plataforma? Isto pq nao sei se alguem num país ke nao tenha euros possa usar essa plataforma para enviar euros evitando as taxas dos bancos.
Ganhei algumas na coinbase gratuitamente