Carros que levitam? Já estão a ser testados na China [com vídeo]
Os carros voadores estão já em desenvolvimento há vários anos, ainda que não exista ainda nenhuma proposta em concreto ou previsão de lançamento para o mercado. Carros que levitam são outro segmento à parte.
Na China estão a decorrer testes com recurso à tecnologia Maglev e há um vídeo a mostrar já os resultados conseguidos.
Carros que levitam
Um carro de 2,8 toneladas foi levantado do chão em movimento, a cerca de 35 mm. Este feito aconteceu na China, na província de Jiangsu.
Segundo avança a fonte, este feito foi conseguido graças ao trabalho de uma equipa de engenheiros da Universidade de Chengdu Southwest Jiaotong, tendo sido testados um total de 8 carros comuns, adaptados com um sistema de levitação magnética, Maglev.
Os carros foram colocados a circular em carris numa distância de 7,8km, tendo sido atingida uma velocidade máxima de 230 km/h.
A #maglev vehicle technology test saw a 2.8-tonne car float 35 millimeters above the road and run on a highway in #Jiangsu, east China. A permanent magnet array was installed for levitation. pic.twitter.com/7vWc8TvJpn
— QinduoXu (@QinduoXu) September 12, 2022
O sistema maglev de levitação magnética
O sistema Maglev de levitação magnética é já utilizado há vários anos nos comboios rápidos. O comboio circula nesta linha afastado do chão propulsionado por forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores. Assim, devido à falta de contacto entre o veículo e a linha, a única fricção que existe, é entre o aparelho e o ar. Por consequência, os comboios de levitação magnética conseguem atingir velocidades bastante elevadas, com relativo baixo consumo de energia e pouco ruído.
A Alemanha e o Japão são os dois países no mundo que mais têm apostado na investigação e desenvolvimento de tal sistema e a China tem, desde julho, uma linha Maglev inaugurada que permite atingir os 600 km/h, ainda que não seja muito utilizada devido a limitações que se prendem com a rede de suporte inexistente.
O que os investigadores pretendem com estes testes é trazer a tecnologia dos comboios, para os carros, podendo ser assumida como uma alternativa mais eficiente a todas as propostas existentes.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: © Carlos Barria / Reuters
Neste artigo: Carros, carros elétricos, levitação magnética, maglev
Como é que travam ?
Travando…
Com o travão..
+1 xD
Se for como o maglev, o carro baixa e usa os travões. Ou talvez também possa ser invertida a polaridade que dá propulsão ao carro.
Da mesma forma que acelera…
Com força magnética, mas aplicada no sentido inverso
Exacto, igual aos comboios
e travagem de emergencia? No transito aparece um obstaculo trava assim tao rapido? Como diz no texto a unica fricção que existe é entre o ar e o auto, a força magnetica basta beste caso, sem parrtir o pescoço a quem está no carro??
deve ser mais uma daquelas ideias tipo o autocarro que passa em cima dos automoveis….
7,8 km em linha recta, não estou a ver este sistema por si só a conseguir manter um carro com mais de duas toneladas e a mais de 150 km/h sobre a trajectória do carril numa curva de autoestrada… Mas com jeitinho e sistemas auxiliares chegam lá.
E a energia necessária para anular a força da gravidade de um objecto de 2 toneladas, fazendo ao mesmo tempo avançar a essa velocidade, deve ser uma gotinha.
Ronda 1KW por tonelada. Um asa delta para uma só pessoa e que usasse um motor eléctrico para mover a hélice, seria várias vezes menos eficiente.
Não querendo assumir que seria possível curvar a 150 Km/h, assumo que o carro irá poder abrandar nas curvas…
Ou entao seguir a direito nas curvas
Duvido que isto avance tão cedo, para mais havendo sistemas muito mais eficientes sem necessidade de seguir um trilho ou carril. Além da despesa na montagem da infraestrutura no carro e na estrada. A ideia seria no entanto boa para evitar ou minimizar acidentes, caso o carro siga um rumo controlado e o condutor impedido de bruscas alterações na trajectória que seria definida no início de cada viagem.
Na zona onde vivo estamos bem mais adiantados. Com tantos buracos na estrada não só levitam, como alguns também dão cambalhotas.
Grande comentário !!!
Se ja e o terror nas estradas, imaginem no ar.
Nem mais, não fosse a esmagadora maioria dos humanos irresponsáveis e negligentes e já todos podíamos andar voando em dispositivos ditos anti-gravidade desde pelo menos 1970. Várias vezes já foram apresentados ao público. No entanto ninguém quer apanhar com um humanóide de rompante pela casa dentro a mais de 1200 km/h, é deixá-los andar com rodinhas como as crianças com as rodinhas extra na bicicleta que está muito melhor e mais seguro assim 😀
ja existem avioes para andar no ar.
Mas sabias que está cientificamente provado que ha mais avioes no mar que submarinos no ceu? dá que pensar