PplWare Mobile

Bitcoin: Por que é que a criptomoeda tem valor?


A tecnologia e aquilo que é possível fazer com ela sempre foi algo que me cativou bastante. Estudo Ciência de Computadores na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É a escrever para o Pplware que partilho os meus conhecimentos e a paixão que tenho pelos computadores.

Destaques PPLWARE

  1. Dani says:

    Faltou apenas uma pequena nota… é que a electricidade usada para gerar as BitCoins e manter o BlockChain actualizado é mais do que alguns países consomem!!

    Isto é definitivamente um factor negativo, pois a criação e manutenção da moeda são energicamente intensivas

    • TIM says:

      NEGATIVO? Não percebes nada.
      POSITIVO, é isso precisamente que torna BITCOIN tão forte. É o custo da censura! Quem quiser quebrar a Bitcoin tem de gastar no mínimo esse valor e durante um largo periodo de tempo. E mesmo assim não se safava.
      É isto também que diferencia Bitcoin de todas as outras altcoins sem qualquer valor.
      Pessoal que não chega lá, manda estas postas.

    • Costa says:

      esse conceito está a mudar. proof of work vs proof of stake

  2. Moneldr says:

    Mais um artigo interessante do Tomás (boa aquisição!) mas desta vez o conteúdo é incompleto e sobretudo impreciso.

    • Vítor M. says:

      É capaz de faltar ou não. Mas espera lá, tu ou não percebes nada do assunto ou percebes e vais de certeza mostrar o que falta aqui.

      Ora vamos lá ver.

      • qwdfqw says:

        Queres que o leitor faça o vosso trabalho? O Moneldr elogiou o autor mas referiu que este não foi o melhor artigo. Que há espaço para melhorar. A tua arrogância era desnecessária.

        • Celso says:

          Não é fazer o trabalho dele. Posso dizer que, eu, enquanto bastante critico do Pplware, dou razão ao Vitor. Se ele critica, que dê as razões para o qual se baseia. Se critica sem dar a mostrar a razão e os argumentos, mais vale ele ficar calado! Isso sim, é falta de respeito e arrogância a tua. Eu já critiquei o pplware e inclusive fui moderado por isso mas pelo menos, tento sempre escrever o porque de eu criticar.

          • Moneldr says:

            Como disse ao Vítor, sei os limites do meu conhecimento e tento não os ultrapassar, chegam para entender as referidas imprecisões, mas pouco mais, não quis mandar postas de pescada para o ar, e isso não é ser arrogante nem faltar ao respeito, antes pelo contrário.

          • celso says:

            Criticar, sim, mas dizendo o que se pode melhorar. Acho que teria sido muito melhor teres referido as tais imprecisões em vez de ser vago. Eu de Bitcoin, percebo zero, e por isso é que respondi. Seria melhor explicares, 1º para corrigires o que está mal, e 2º para todos poder-mos perceber melhor o que falta. Ai sim, teria sido exatamente o contrário de arrogante e de faltar ao respeito.

          • Moneldr says:

            Como te disse, os meus conhecimentos são suficientes para ter detectado as imprecisões mas não para grandes explicações, que podiam incorrer no mesmo erro. Uma grande arrogância seria ter mandado conscientemente uns bitaites também imprecisos, à tuga. Pesquisar para explicar acertadamente, como já disseram, não é trabalho meu.

        • Moneldr says:

          Nada de novo, já estou habituado 😉

      • Moneldr says:

        Estas errado. Nem uma coisa nem outra. Percebo, mas pouco, bem menos que muitos comentadores que costumam comentar artigos desta temática e como tal, deixei espaço para que eles corrijam/acrescentem. É preciso ter humildade suficiente para sabermos os limites do nosso conhecimento e não os ultrapassar, algo que devias aprender, aproveita se quiseres 😉

      • Paulo says:

        Não percebo como é que este Vítor continua a ser um arrogante, ainda procuro formas de poder fazer uma reclamação a este indivíduo…

    • Pedro says:

      É verdade – não é um artigo completo. Há livros e livros sobre bitcoins e mesmo esses não falam de toda a temática.
      No entanto, para o que se pretende explicar – porque valem estas moedas (questão que muitas pessoas têm) artigo está muito bem feito. Face ao perfil dos leitores do PPLWARE que quer compreender e não ser especailista (para isso há outros locais), acho que responde às questões principais.

  3. Eduardo Lima says:

    Acho que alguns nécios estão a comprar bitcoin para guardar como coleção. Qué!, qué!, qué! Despois de terem perdido mais de metade do que investiram só lhes resta guarda-las, esperar 4 ou 5 décadas e depois venda-las como peças de coleção. Devem ter muita procura no futuro… qué!, qué!,qué!

  4. Glitchmaker says:

    O euro e outras moedas têm valor, porque acreditamos que aquele pedaço de papel ou metal representa aquele valor. Após o fim do padrão-ouro todas as nossas divisas se baseiam em relações de confiança ( fiat currency ou moeda fiduciaria).
    Enquanto os governos fornecerem essa confiança, essas moedas continuaram a ser usadas, mesmo que na base não tenham valor intrínseco

  5. Pintor says:

    Para mim seve para o mesmo que ações, forma de ganhar bastante à custa de se poder perder muito.

  6. Altino says:

    tem valor porque tem utilidade

  7. caetano says:

    Já temos dinheiro virtual há muito (plástico) mas as notas e moedas nunca vão acabar, pelo prazer que dá possuir e manuseá-las.
    Proteger o que é físico tem os seus riscos, assim como proteger o que é virtual. Eu entendo que o virtual nunca está seguro. Como as criptomoedas não são aceites pelos governos a sua banalização baseia-se no risco do investidor que não é um comum cidadão.
    Do pouco que tenho lido sobre o assunto, este tipo de valor ainda está verde e a sua contribuição para a vida real é, bem, nada fiável, é zero.

  8. Redin says:

    Excelente oportunidade para assistir a uma palestra sobre Cryptomoedas em Lisboa no passado 23 de Maio.
    https://www.youtube.com/watch?v=QfPK-djTwlc&t=320s

  9. Nuno Morais says:

    Algum cuidado e preciso neste momento pois e possivel que venha a cair ainda mais de valor mas sem duvida algo com futuro

  10. Mus says:

    Enquanto os Estados não garantirem as moedas virtuais, criando mecanismos que assegurem o valor fiduciário destas, tais moedas não passam de instrumentos especulativos, perfeitos para ludibriarem os “patos”.

    • Eduardo Lima says:

      Nem mais. Ainda por cima qualquer badameco pode lançar a sua moeda, como tantos estão a fazer. Parecem as feiras medievais que se fazem por este pais fora. Compras a moeda local (com euros) e depois vais comprar a sandes de porco com a moeda local que acabaste de comprar com euros. Mas que interessante… sem euros não há moeda local, mas poderás na mesma comprar a sandes de porco… com euros.

  11. samuel says:

    BitCoins e de mais Cripto Moedas basta um EMP global e muitos ficam mais pobres do que eu!! LOL!!

  12. Dumberdumber says:

    So artitgos de treta para tentarem justificar o investimento de porcaria que fizeram e que agora esta a afundar.

    • Bitcoin Maximalist says:

      Volta a ler este comentário daqui a 2 anos.
      Muitos disseram o mesmo da internet no início.
      Hoje em dia as tech companies valem muito mais do que empresas da indústria da energia.

      Welcome to the future.

  13. Nuno Morais says:

    Penso que o que está a acontecer é uma valente limpeza pois era quase todos os dias a lançarem icos

  14. Rui Jesus says:

    Boa tarde.
    è possível comprar BITCOINS ou outra criptomoeda qualquer apenas com o objetivo de mais tarde vender e assim gerar lucros como um investimento qualquer ou apenas serve só para depois gastar a criptomoeda em compras?
    Obrigado

  15. Nuno Morais says:

    é , mas regra de segurança para não ser enganado, aprofundar primeiro o conhecimento !

  16. José Maria Martins says:

    Tudo o que é novo e tem de alguma forma interferência direta nas nossas vidas, é um pouco dificil de aceitar no princípio, quer seja por falta de conhecimentos mais profundos ou simplesmente porque a maioria não estamos preparados para aceitar algo tão estranho e tão avançado como são as criptomoedas; na verdade as origens da criptografia para a criação de un novo sistema de moeda virtual, começaram em 1976, com Whitfield Diffie e Martin Hellman…já lá vão mais de 3 decadas. O bitcoin, não é uma brincadeira para distrair algumas pessoas, mas sim um instrumento criado finalmente por Sat. Nakamoto em 2008, com a intenção de que a curto e médio prazo todo o mundo vai usar, por variadíssimas razões, como sendo a única forma de criar riqueza de um modo global, bem como uma distribuiçao da mesma de uma forma mais equilibrada e mais justa, sem a interferência direta de Governos ou Instituições, por ser uma moeda descentralizada e de fácil manejo. O sistema Blockchain, veio paralelamente, acautelar o aspecto legal do bitcoin assim como a sua utilidade e segurança, tornando-o uma moeda virtual fácil de usar, inviolável e ainda com um grande valor acrescentado na sua rapidez e baixo custo das transações.

    • Rodrigo Da Silva says:

      Bela tentativa de tentar dar razao ao bitcoin!

      O blockchain tera futuro mas o bitcoin nao.
      Certamente que o dinheiro fisico vai desaparecer mas nao sera substituido por bitcoin.

      Nunca havera dinheiro sem o consentimento do governo. Nunca. Quando isso acontecer sera a anarquia a mandar no mundo.

  17. Vítor oliveira says:

    Boa tarde!
    Eu tenho curiosidade em perceber como e que funciona.
    Imaginem que quero arranjar criptomoeda( que não quero) como se faz?
    Compro com euro/ dolar? Ou seja para comprar 1 Bitcoin tenho que gastar quantos euros/dólares? Se assim e, 1 cripto moeda tem o seu valor em moeda palpável e controlada por governos certo? O mesmo acontece quando as vender, se eu tiver uma Bitcoin e quizer comprar algo, ex: uma vivenda de 500mil € nao vou a conseguir comprar porque o valor desta depende do valor em €. Ou não e nada disto e estou a milhas!

    • José Maria Martins says:

      Compra em qualquer plataforma conceituada, como por exemplo : localbitcoin.com…mas há muitas outras. Existem já muitas Empresas no Mundo que aceitam bitcoin como moeda de pagamento, através de uma carteira (wallet) na qual temos depositados os bitcoin, através de um código privado que nos é fornecido no momento pela entidade á qual queremos enviar o pagamento ;para esse efeito existe a cadeia de blocos (Blockchain) com alta tecnologia incorporada… Entre em tecnologia Blockchain através de Google e terá muito mais informação quer no que respeita a Blockchain, ou a Bitcoin.

  18. F says:

    Boas! Excelente iniciativa!
    Já levo uns meses valentes de trading em crypto e nunca estive muito atento a grupos de PT sobre o tema. Pode ser que seja desta!
    Em vez de deixar aqui recomendações de coins e tokens, deixo algumas ferramentas que uso diariamente. Vão com os meus referral codes e também têm vantagens para vocês! Se acharem que mereço pela contribuição, agradeço

    _ Para comprar as primeiras Crypto de forma rápida e segura, não há nada como o Coinbase. Há outras maneiras com menos fees que podem usar quando já estiverem mais à vontade nas crypto!! link -> https://www.coinbase.com/join/5a1c9dc3025b1e00c5323599

    _ Depois é só transferirem para uma crypto exchange. Há milhares! Recomendo uma que se tornou lider mundial em menos de um ano. Binance. Todas as principais moedas estão lá. link -> https://www.binance.com/?ref=11590239

    _ Para fazer trading convém usarem sempre um Stop Loss e um Take Profit nas vossas trades (pesquisem Investopedia e procurem o termo). A plataforma 3Commas é perfeita para conseguirem ter um stop loss e um take profit em simultâneo (nas exchanges não conseguem fazer isso!). Pode ser um bocado intimidante ao princípio, mas é a ferramenta que eu não abdicaria se tivesse de escolher. Tem muitas opções, incluindo Bots e Copy Trading. Recomendo a quem já tem algumas trades no bucho e sabe o que é um stop loss. link -> https://3commas.io/?c=fn

    _ Quando começarem a coleccionar trades às dezenas e já não souberem a quantas andam, podem usar um gestor de portfolio que se liga directamente às exchanges, ou que podem ir actualizando fazendo um upload de um ficheiro excel normal. Muito importante para terem ideia da vossa rentabilidade. link -> https://cointracking.info?ref=F442959

    _ Onde ver as cotações? http://tradingview.com. Excelente plataforma onde se partilham analises também e podemos seguir outros traders (e ver as análises deles).

    _ Mas onde posso aprender mais?! Investopedia, Youtube, Telegram, Discord, Medium, Steemit, Coinmarketcap, Coindesk… Há tanta informação disponível. Desconfiem sempre de dinheiro fácil. Isso não existe, senão eramos todos ricos.
    Canais de youtube que sigo religiosamente: DataDash, Crypto Investor, Boxmining, The Modern Investor. Estes servem para ir ouvindo no trabalho… quer dizer, nos meus tempos livres!!!

    Já me doem os dedos! Desculpem o testamento… Espero que isto sirva de alguma forma para ajudar e espalhar alguma informação de qualidade, que nem sempre abunda no que toca à Crypto.
    Bem hajam e boas trades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.