Antutu já tem um teste para medir e avaliar a Inteligência Artificial nos smartphones
A Inteligência Artificial foi um dos temas mais falados em 2018, tanto no mercado dos smartphones como em outras áreas. Esta é hoje em dia uma certeza e algo que temos disponível no dia a dia.
Sendo baseada em hardware e software, claro que também esta pode ser medida e avaliada. Foi precisamente isso que a Antutu anunciou agora ser capaz de fazer, com a sua aplicação AITuTu.
O AITuTu foi criado pela Antutu para medir e avaliar a Inteligência Artificial que os smartphones já têm hoje em dia.
Apesar de ser já totalmente funcional, esta app está ainda em testes e numa versão beta. Os utilizadores que a quiserem experimentar já o podem fazer.
A ideia é conseguir criar um padrão de testes associados a esta nova tecnologia e assim conseguir categorizar o que cada marca está (ou não) a oferecer aos seus utilizadores.
Que testes a AITuTu realiza nos smartphones
O teste que a Antutu revelou recorre a 2 modelos que correm em paralelo. O primeiro teste usa uma base de dados de 200 imagens alojadas na rede neuronal Inception v3 neural. Em segundo lugar é avaliado um vídeo de 600 frames baseado na rede neuronal MobileNet SSD.
Cada um destes testes é carregado para a SDK de cada fabricante, esperando depois uma resposta e avaliando o reconhecimento destas imagens e o tempo, assim que são recebidas.
Caso não exista uma SDK, estas imagens são enviadas para a TFLite para benchmarking. No entanto, este segundo método é mais falível por agora.
Os resultados que a Antutu consegue obter deste teste
O resultado final é formado pela combinação da velocidade e da precisão dos 2 testes. Caso a precisão seja optada em função da velocidade, o resultado final será penalizado.
A lógica associada a este modelo é simples. Pretende prevenir situações de batota, em que as imagens são lidas de forma muito rápida e com respostas incorretas.
A AnTuTu reforça por isso que as pontuações não devem diferenciar muito por agora. Isto acontece em virtude de estar a ser medido o desempenho da Inteligência Artificial e não o sistema.
Também alertou que marcas como a Samsung não disponibilizam uma SDK e que a própria versão do Android pode ter impacto no resultado final.
Esta nova ferramenta é importante porque irá conseguir criar padrões de avaliação desta nova realidade, conseguindo assim avaliar tudo o que as marcas têm apregoado como sendo a mais recente capacidade de processamento. Desse modo, se quiser testar a app AITuTu pode descarregá-la daqui.
Este artigo tem mais de um ano
IA onde andas? Vem-me limpar a casa e cozinhar que é mesmo o que estou a precisar….
Agora a sério, acho bem medir e controlar a IA de forma a evoluir o mais rápido possível e sem efeitos secundários.
O benchmark é só o início da era Artificial bem controlada.