Amazon substituirá 75% dos seus trabalhadores por robôs até 2033
A Amazon, gigante do comércio eletrónico, está a desenvolver uma estratégia para automatizar a maior parte das suas operações logísticas. Este plano poderá resultar na substituição de centenas de milhares de postos de trabalho por sistemas robóticos nos próximos anos.
O plano da Amazon para uma logística quase autónoma
Um relatório recente, que cita documentos internos da empresa, revela que a Amazon tem em marcha um plano detalhado para automatizar 75% das suas operações até 2033. De acordo com o The New York Times, esta transição para uma maior robotização irá impactar diretamente mais de 600.000 postos de trabalho só nos Estados Unidos, através da implementação de mais robôs e da criação de centros de distribuição que requerem uma intervenção humana mínima.
Curiosamente, a estratégia da empresa passa também por uma cuidada gestão da sua imagem pública. Os documentos indicam que a Amazon pretende evitar o uso de termos como "robô" ou "automação", favorecendo o conceito de "cobot".
Este termo refere-se a robôs colaborativos, desenhados especificamente para interagir e trabalhar em conjunto com seres humanos, numa tentativa de suavizar a perceção de uma substituição massiva de mão de obra.
O plano de automação da Amazon não é meramente teórico e já tem um projeto-piloto em pleno funcionamento. O centro de distribuição de Shreveport, no Luisiana, é apontado como o protótipo desta nova era. Neste local, cerca de 1000 robôs já operam em conjunto com os trabalhadores humanos em tarefas de recolha e embalamento, o que permitiu à empresa reduzir a necessidade de contratação de mão de obra em 25%.
O sucesso deste modelo levou a Amazon a planear a sua replicação em outras 40 instalações no país. Até mesmo armazéns mais antigos, como o de Stone Mountain, que atualmente emprega 4000 pessoas, serão modernizados. Com a introdução dos novos sistemas robóticos, estima-se que cerca de 1200 desses postos de trabalho se tornem desnecessários.
O futuro do trabalho humano
As projeções financeiras associadas a esta estratégia são avultadas. A equipa responsável pela automação estima que, com esta iniciativa, a empresa evitará a contratação de 160.000 colaboradores entre 2025 e 2027, resultando numa poupança de aproximadamente 12,6 mil milhões de dólares.
Com este marco importante agora à vista, estamos confiantes na nossa capacidade de achatar a curva de contratação da Amazon nos próximos 10 anos.
Refere um dos documentos.
Com mais de um milhão de robôs já integrados nos seus armazéns, a Amazon foca-se agora em requalificar os seus funcionários com competências em áreas como a engenharia e a robótica. Contudo, prevê-se também uma migração para modelos de contratação mais flexíveis, como os contratos temporários, diminuindo a oferta de empregos a tempo inteiro para humanos.
Confrontada com a fuga de informação, a Amazon distanciou-se do conteúdo dos documentos. Um porta-voz da empresa afirmou que os relatórios não refletem a sua estratégia de recrutamento e negou a existência de diretrizes para evitar os termos "robô" ou "automação".
Como contraponto, a Amazon anunciou o seu plano de contratar 250.000 pessoas para a próxima época natalícia.
Leia também:





















Nos dias que corem, o que que diferencia empresas, são aquelas que conseguem inovar, não caindo no absurdo de estragar.
A tecnologia é um aliado quando aplicado com moderação e responsabilidade cívica.
Mr. Bezos, não está a ir na direção certa na minha opinião…
Na lógica dele sim. Ao mesmo tempo que substitui trabalhadores por máquinas mete ao bolso o guito dos salários. Até pode momentaneamente gastar mais, mas gera um excedente de gado humano lançado no desemprego que vai permitir baixar salários ainda mais. É o exército industrial de reserva. O capitalista não está lá para criar postos de trabalho. Está lá para criar o máximo de proveitos para ele com o mínimo de postos de trabalho para os outros, de preferência nenhuns. É só espanta como eles e respectivos lacaios e comissários políticos ainda têm adeptos entre os muito mais que 60, 70 ou 80 por cento de baixo.
Nunca percebi essa ideia de quem sai de uma empresa vai para o desemprego. Percebes que o mercado de emprego funciona e absorve os trabalhadores ou na cartilha que te ensinam o emprego é para a vida?
Mais um a acreditar no pai natal capitalista. O mercado é o quê? É capitalistas. E capitalistas funcionam como eu descrevi.
@Grunho
– Quantas empresas já criaste? E com isso, quantos empregos?
– Se não criaste nenhuma, quantas já geriste?
Ou seja, de que formas é que já contribuiste diretamente para a criação de empregos?
Tens razão que são as empresas que geram dinheiro e criam postos de trabalho mas esta notícia fala em redução do número de trabalhadores.
O ponto é até onde fica o limite da substituição por robots.
Quem cria os negócios, e os sustenta, não são os capitalistas É o consumo. São os consumidores.
e os consumidores não consomem se não houver para ser consumido
Alguem aqui trabalha numa idustria?? ou é tudo ITs de bancada, e nail artists??
Sabem como esta o mercado e a procura de mao de obra qualificada??
Um informatico/programador industril é escasso,e virado para a robotica quase inexistente.
Um simples programador infomatico de PLCs custa 2000€ ao dia (on site), quando vamos para a area da robotica o preco vai subindo e não existem é muito dificil mao de obra qualificada.
um mecanico de robos passa do 1500€ ao dia (on site).
O mundo da industria e da robotica e automatização de processos tem muita falata de mao de obra.
Uma empresa que fique para tras na inovação vai acontecer que vai desparecer por muito grande que seja pois vais aparecer outra mais eficiente e que nao vai ter capacidade de competir.
é vcerdedade que muita mão de obra não qualificada não vai ter espaço no mercado de trabalho, mas mao de obra qualificada cada vez é mais dificil de arranjar.
nos em portrugal é que ainda estamos muito atrasados a nivel de tecnologia e refletesse nos ordenados, apara a mesma empresa conseguir competir com uma informatizada e eficiente tem de pagar pouco.
Ennquanto uma empresa muito eficente e com pessoas muito qualificadas paga melhores ordenados mas tem menos trabalhadores, mas os que tem são muito qualificados e isso paga se.
Agora se tu como trabalhador es contratado apenas porque tens o 12ano 2 maos 2 olhos e 2 pernas, estas a espera de receber o que??
Qual a tua mais valia em relação a 99% da forca de trabalho?? nada
Primeiro que não é o senhor Bezos, mas sim o Andy Jassy, e em segundo lugar, fazem 1001 reportagens e artigos sobre más condições de trabalho que são extenunantes nos centros da Amazon. Agora que a empresa vai colocar máquinas a fazer trabalhos repetitivos e duros, reclamam. As pessoas que são dispensadas, podem encontrar outro trabalho e podem ser requalificadas para outras funções.
Para mim quem manda efetivamente na empresa é a administração, que por sua vez está ao serviço dos acionistas, e quem é o maior acionista?
O CEO executa as indicações da administração.
No seu ponto de vista 75% dos atuais trabalhadores da amazon têm “más condições de trabalho que são extenunantes nos centros da Amazon” ?
É um facto as pessoas podem ser requalificadas para outras funções, mas é ilusão pensar-se, que os operadores passam a Eng. com requalificação.
Podem encontrar outro trabalho se conseguirem. Voces falam com uma facilidade que este tipo de accoes nao ha problema que as pessoas arranjam ja ja trabalhinho. Se fosse assim tao simples entao estavamos a maioria de nos sempre a mudar de trabalho quando nao gostassemos do que temos. Enquanto isso mais uma machadada na economia, menos dinheiro no bolso das pessoas. Imaginem mais 10 empresas multinacionais a fazer o mesmo. Ah e tal eles arranjam trabalho noutro lado. Serio que tem uma visao tao simplista da coisa ? O que isto vai gerar e que os produtos criados depois nao vao sair da prateleira, se as pessoas nao tem dinheiro para os comprar. Mas os capitalistas e que tem razao e a visao cega do que andam a fazer. O importante e o dinheiro e nao as pessoas. Certo. Ate ao dia de deixar de ser certo.
Com tantas manifestações de falta de condições na empresa, já era tempo de resolverem a situação.
Que venham mais!
Frequentemente, trabalhadores, sindicatos e até alguns governos criticam a forma como a Amazon trata os seus trabalhadores de armazém, exigindo produtividades “acima da média”. Tratam-se de pessoas com poucas qualificações, a executar trabalhos repetitivos e “parvos”. A substituição destas tarefas de baixo valor – que cada vez custam mais caro devido às questões sociais e evolução natural do mundo desenvolvido – só pode ser bem recebida. A Amazon acaba com um problema social e até humano dentro da empresa.
O problema não está na automação. O problema está na força de trabalho que se contenta com estes cargos de baixo valor. É obrigatório investir na formação das pessoas, no sentido de excelência para que cada trabalhador possa acrescentar valor nas tarefas executadas. Só assim se poderão transformar em trabalhadores mais ou menos insubstituíveis.
Finalmente um bom comentário, sem o já repetitivo “bota abaixo” só porque sim.
Nem mais. É um pouco como os caixas do supermercados, é um emprego de baixa produtividade, sem necessidade de qualificações, e ao substituir-se os operadores de caixa por máquinas automáticas, essas pessoas vão ter a possibilidade de efetuar outras tarefas ou requalificar-se para outras funções mais produtivas. Faz lembrar na Revolução Industrial, quando introduziram as máquinas a vapor, diziam que iam tirar os empregos às pessoas.
Que outras tarefas David ? Deves pensar que num supermercado ha uma vasta area de especialidades em que as pessoas podem progredir, e mesmo que existam algumas nao sao assim tantas como o numero de caixas de supermercados que estao a atender. Ja imaginaste o numero de caixas de supermercado a nivel nacional ? Isso nao te assusta nem um bocadinho se deixar de existir esse posto de trabalho ? E isso abre outro precedente para outras empresas tambem. Tudo o que seja trabalho mais ou menos repetitivo e para aniquiliar. Certo, e assim se vai para o caminho da destruicao. Qual inovacao ? ISto e pura ganancia dos capitalistas. Entao a favor da inovacao vamos robotizar 90% dos postos de trabalho e esta tudo bem. Nao nao esta, mas cada um com sua visao da coisa.
A tua opinião vai mudar no dia em que te candidares a uma vaga de emprego e tiveres que competir com mais 500 candidatos que antes eram cx de supermercado, não te admires depois se te oferecerem o ordenando minimo para uma vaga de quadro superior… pois se há tantos candidatos… porque haveriam de pagar mais que o salario minimo ?
Estaria tudo certo se cada posto de trabalho que fosse substituído por uma qualquer automação continuasse a pagar contribuições.
Isso mesmo. Podes crer que lá chegará.
Quando o estado tiver que se substituir às empresas para alimentar o povo, podes ter a certeza que os automatos irão pagar SS e o resto, para alimentar os que mandou para o desemprego.
Acho muito bem. Pelo que vi é substituir funções muito más e repetitivas. Acartar caixotes e pegar em volumes. Acho muito bem que sejam os robots a fazer isso. Venham muitos mais.