10 Maiores Inovações Tecnológicas de 2014… Parte II
Em 2014, muitas tecnologias destacaram-se e alguns produtos foram mesmo resultado final, para o utilizador usar. Mostramos-lhe 10 para que possa fixar um ponto de partida nestes projectos que foram um ponto de chegada ao final de 2014.
Depois de termos aqui avançado com as primeiras 5 tecnologias inovadoras de 2014, vamos continuar para as 5 seguintes. É importante que conheça bem o que, mais dia menos dia, fará parte da sua vida.
6 - Memórias RAM DDR4
Depois do lançamento do mais recente e mais poderoso processador da Intel chegam também às lojas as memórias RAM de nova geração, as DDR4, a um custo bastante elevado, mas muito mais rápidas do que as suas antecessoras.
O único senão, é que neste momento, pelo seu custo, as memórias RAM DDR4 não fornecem um desempenho que faça cair o queixo, o que deixa algumas dúvidas, será que estas memórias vão conquistar o mercado num futuro próximo?
7 - USB Tipo C
Ao longo destes últimos anos todos os utilizadores de tecnologia, qualquer que seja, já se habituaram aos cabos USB, até que neste Verão surge uma nova gama, a gama USB Tipo C. Mas que vantagens terá o Tipo C em relação aos seus antecessores?
São várias as vantagens, começando pelo facto de este ser um cabo reversível, permitir velocidades 3.1 altíssimas, podendo atingir 10 Gbps, 100 watts de potência e, por fim, estes novos cabos irão permitir a entrega de sinais de vídeo e áudio através de uma DisplayPort, o que faz destes cabos uma inovação fantástica.
Este cabo entrou em produção este Verão e ainda não existem muitos produtos que os suportem, mas com certeza que em 2015 irão aparecer.
Homepage: USB Org
8 - iMac 5K
A verdade é que a evolução no mundo da tecnologia não pára e se não há muito tempo apareceram os ecrãs 4K, a Apple já apresentou uma nova geração de ecrãs com o iMac 5K.
Em Outubro deste mesmo ano, depois da Dell ter lançado o seu monitor 5K, a Apple lança o seu novo produto de alta resolução, o iMac 5K tem ecrã de retina e uma resolução de 5120x2880, dobro da resolução de um monitor 4K e 7 vezes mais resolução do que um monitor 1080p.
Actualmente este iMac está a ser comercializado por um valor a rondar os 2700 euros.
Homepage: iMac 5k
9 - Novos conceitos de hardware
Este foi também um ano muito importante no que diz respeito ao aperfeiçoamento de tecnologias como os ecrãs tácteis, os comandos de voz e até mesmo no que diz respeito aos scanners 3D.
As duas principais inovações neste campo surgiram pelas mãos da HP e da Dell com o HP Sprout e com o Dell Smart Desk respectivamente. Duas tecnologias que irradiaram o teclado e passaram a dar o controlo ao utilizador através das suas mãos. Isto é, estas duas empresas criaram sistemas cujos objectos são controlados através das mãos dos utilizadores.
Esta, com certeza, será uma tecnologia que iremos ver emergir num futuro muito próximo.
Homepage: HP Sprout
10 - Smartwatches
Para finalizar esta lista, vamos ver uma das inovações que provavelmente irá vender mais no próximo ano, os Smartwatches.
Na verdade, os Smartwatches surgiram antes de 2014, no entanto, a grande explosão deste mercado deu-se este ano, com várias empresas a lançar os seus próprios relógios inteligentes.
Desta forma, com conceito abrangente Android Wear e com o esperado Apple Watch iremos assistir a um 2015 muito forte neste mercado.
Homepage: Moto 360
E assim fechamos a nossa lista das 10 inovações tecnológicas mais importantes de 2014. Gostaríamos de contar com a sua opinião, partilhe connosco aquela que para si foi a inovação de 2014.
Por Hugo Sousa para Pplware
Este artigo tem mais de um ano
“Em Outubro deste mesmo ano, depois da Dell ter lançado o seu monitor 5K(…)”.
Então porque é que o iMac 5K é uma inovação mesmo?!
Se reparares no vídeo colocado, tens a explicação do que essa máquina traz. Para além de um computador, este iMac vem equipado com um ecrã único e com tecnologia única (repara no que a Apple desenvolveu para gerir a qualidade de imagem), embora a Dell tenha um 5K mas não com essa qualidade, com essa espessura e com essa tecnologia. 😀
Pronto, então têm parcialmente razão, erro meu! 😉