Stadia: Serviço de streaming de jogos da Google chegou a Portugal e o Pplware já o testou
Os serviços de streaming estão a ganhar terreno nos últimos anos. Cada vez menos dependemos dos serviços locais e apontamos para a Internet nos fornecer conteúdos. Depois de conquistar a música e o vídeo, é agora a hora de atacar a área de jogos.
A Google escolheu esta como uma das suas áreas de foco e tem no Stadia a sua oferta. Este serviço tem despertado a curiosidade de muitos e agora há uma excelente novidade. O Stadia está finalmente disponível em Portugal e o Pplware já o experimentou.
O Stadia chegou a Portugal
O paradigma está a mudar e cada vez estamos mais dependentes da Internet. Isto ultrapassa já as visitas a sites e avança para serviços de streaming em várias áreas. Os jogos são a nova proposta e as grandes empresas estão a apostar nesta área.
A Google tem no Stadia a sua aposta nesta área e cada vez tem mais propostas aí nível dos jogos. Estes são preparados para esta nova plataforma e para o que os utilizadores pretendem, sempre com a premissa de que há uma dependência da Internet.
Google aposta no seu serviço de jogos
Face ao que as consolas oferecem, o Stadia tem a vantagem de pode ser usado em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Falamos de smartphones, de tablets, do browser ou de qualquer TV, sendo que no último caso depende de um Chromecast Ultra, que ainda não está disponível em Portugal.
Com um leque completo de jogos, atualizados de forma constante, o Stadia está preparado para todas as necessidades dos utilizadores. Muitos destes estão incluídos no plano Pro de forma gratuita, mas existem ainda títulos adicionais que podem ser comprados.
Simples de usar e de jogar
Como seria esperado de um serviço da Google, a sua interface é simples, intuitiva e fácil de usar. Ainda mais importante é a experiência de utilização, que é transversal e igual em todos os dispositivos, seja o smartphone, o tablet, o browser ou a TV.
Para interagir com o Stadia, e sendo uma plataforma de jogos, é necessário um comando. Este serviço suporta a maioria dos que estão no mercado, mas oferece 2 alternativas. Falamos do comando do Stadia e da solução final, o comando que tem no ecrã. Este último é mais que suficiente para um jogo no smartphone.
As vantagens e desvantagens da Internet
A grande vantagem do Stadia é que não requer qualquer elemento no smartphone para além da sua app. Todo o processamento é feito na Cloud, sendo depois transmitido para o smartphone. Assim, este dispensa o consumo de recursos e até de espaço de armazenamento.
Claro que esta vantagem traz alguns desafios e algumas condições. A ligação à Internet tem de ser permanente e tem de ser de qualidade. O serviço está constantemente a validar este elemento e alerta o utilizador sempre que houver alterações.
Uma lista completa de jogos
Escolher e adicionar um novo jogo é um processo simples e rápido. Basta aceder à lista de propostas e fazer o reivindicar. Imediatamente esse título fica disponível na lista de jogos do utilizador e pronto para ser jogado.
Também o acesso aos jogos é rápido e simples. Depois de escolhido da lista de títulos presentes, este carrega como numa qualquer consola ou outra plataforma. Em segundos o jogador está pronto a configurar e jogar.
É hora de testar esta novidade da Google
Outra vantagem de estar na Cloud é a possibilidade de trocar de plataforma de forma transparente. Os jogos são gravados e ao fazer a mudança tudo está presente como se nada tivesse sido mudado. Basta mesmo chamar o jogo no novo dispositivo.
O Stadia chega assim hoje ao nosso país. Portugal fica pronto para explorar este serviço da Google de forma imediata. Por €9.99 por mês a lista de jogos é grande e recheada, nos mais diferentes géneros. Resta saber quando o comando da Stadia e o Chromecast Ultra chegam para alargar ainda mais esta proposta.
Stadia
Este artigo tem mais de um ano
Bem tenho um amigo meu que usa o Geforce NOW, e a NOWO limitou-lhe a internet por e passo a citar “consumo excessivo de trafego” o que garante que o Stadia não irá trazer o mesmo problema para outros utilizadores?
Talvez o facto de ser mobile ajude…
O Stadia não é só mobile.
Podes utlizar em qualquer PC e na TV (esta última se tiveres o pack comando + Chromecast Ultra).
Eu uso o shadow tech para jogar todos os dias e para já n tive problemas com a vodafone … até ver.
Podes partilhar a tua experiencia com Shadow?
Usas por VPN certo, pelo que sei ainda não está disponível em Portugal.
Seria curioso ver uma analise do stadia mas para jogos mais …”mais”. Como Dirt 5, Borderlands. para perceber melhor a resposta de jogo e como se porta em jogos PvP.
“Resta saber quando o comando da Stadia e o Chromecast Ultra chegam para alargar ainda mais esta proposta.”
Realmente, às vezes parece que para a Google Portugal quase não existe…
Lançam, finalmente, cá o seu serviço de jogos e “esquecem-se” do comando e CCU para podermos jogar numa TV.
*facepalm *
Não sei se é problema de google portugal ou se do stadia, a google lançou um chromecast novo e não suportava stadia no lançamento (agora já deve suportar, mas não confirmei).
A google às vezes parece que já está a querer pôr o stadia de lado.
ainda não suporta , prometeram que vai suportar ate meados de 2021
e esta demora deve ser porque vão tornar o app do Stadia suportado em todas as ANdroid TVs , e existem muitos hardware diferentes para Android TV , então eles devem estar otimizando a performance para todos os hardwares da plataforma !
Obrigado pelo esclarecimento.
“Parece”? Já está de lado à uns 6 meses. Agora estão só a livrar-se do stock e daqui a um ano ou menos acabam com o serviço.
A Google já veio público dizer que neste momento já estão a preparar jogos para 2023.
Já existe grupo fb para seguirem a comunidade portuguesa de Stadia: https://www.facebook.com/groups/grupostadiapt
Ainda na semana passada eu a criar um nova conta Google como se fosse de um país onde o serviço é suportado para poder testar o serviço e esta semana eles finalmente lançam o serviço em Portugal
Informação complementar a este artigo por parte do pplware é que todos os jogos podem ser jogados no computador utilizando rato+teclado. Reconheço que o comando será mais útil em alguns jogos do que noutros, mas não é mandatório.
por acaso o Pubg nao me deixa jogar sem gamepad no pc, nao sei porque.
Tenho a mesma experiência, pelo menos não sou o único 😉 Notei que este jogo valida/activa o microfone na entrada, poderá ser que o setup não foi bem feito ou precisa de um tweak. Mas já joguei um par de jogos e até funciona bem, nota-se quando o jogo puxa novo episódio e se a net não está lá nesse momento, mas tem pernas para andar e certamente vai melhorar.
farteime de testar hoje, fiquei imprecionado por nao ver a ram do chrome a subir, mas a comer 35MBps.
So tive pena o ultrawide nao funcionar em nenhum, mas era de se esperar.