Quer desaparecer da pesquisa do Google? Em breve tudo será muito mais fácil
A segurança e a privacidade do utilizador tem sido uma prioridade da Google ao longo dos anos. Quer dar a estes a liberdade de ter, ou não, a sua informação presente em vários serviços, mais ou menos pública.
Durante o dia de ontem, no primeiro dia da I/O, revelou mais uma ferramenta que chegará em breve. Será totalmente integrada e dará a possibilidade a qualquer utilizador de apagar os seus dados da pesquisa e assim desaparecer completamente.
Nos últimos anos a pesquisa da Google tem estado sob forte escrutínio das entidades reguladoras. A medida mais visível e mais impactante, foi a criação do Direito ao Esquecimento, onde qualquer pessoa pode pedir para serem eliminados resultados onde apareça.
Esta tem evoluído, dando ainda mais liberdade neste campo. O caso recente da possibilidade de remover dados dos utilizadores, veio novamente provar isso. Mediante um processo ainda burocrático, o utilizador pode pedir para os seus dados serem removidos.
Para simplificar ainda mais este processo, a Google anunciou agora uma nova ferramenta. Esta estará integrada na área dedicada ao utilizador e permitirá rapidamente tratar de remover dados do utilizador que possam ser considerados pessoais.
Soon, a new tool will let you more easily request the removal of Google Search results containing your contact details — such as your home address, phone number and email address. This feature will be available in the Google app and on individual Google Search results. #GoogleIO pic.twitter.com/aoMyLmVdpo
— Google (@Google) May 11, 2022
Nesta categoria de informação vão estar o seu nome, endereço de correio eletrónico, morada postal e outros que sejam identificados como tal. Desta vez não será um processo moroso e o utilizador apenas terá de indicar a pesquisa realizada, para que estes resultados desapareçam.
Com esta nova ferramenta, é possível solicitar a remoção de dados de contacto da Pesquisa em apenas alguns cliques e verificar facilmente o status destes pedidos. A empresa confirmou que este recurso estará disponível nos próximos meses na app Google, e as solicitações podem ser realizadas diretamente nesta app.
Este é sem qualquer dúvida uma excelente adição para aumentar a privacidade dos utilizadores e dos seus dados. A Google ressalvou, no entanto, que só poderá eliminar os resultados da pesquisa, ficando as publicações originais disponíveis na Internet na mesma.
Este artigo tem mais de um ano
Nunca lá estive! 🙂
os dados já eles o têm.
na minha opinião, o nº de pessoas que irão usar essa opção é reduzido e mesmo assim, mais tarde voltarão a dar novos dados (frescos) para aceder a certas funcionalidades; além de que assim pode evitar, talvez por antecipação, mais algumas ações judiciais contra eles, especialmente em certos países/regiões.
Mais um “honeypot”
Vão afirmar que é de interesse público. O interesse público tem sido a forma engenhosa que muitas empresas encontraram para a não aplicação, do RGPD.