Projecto Tango, o Smartphone Google que grava o mundo em 3D
A Google está permanentemente a impulsionar a tecnologia para patamares ambiciosos, recorrendo à sua extensa capacidade de produção e criação de novos conceitos.
A equipa ATAP (Advanced Technologies and Projects) da Google apresentou ontem o Projecto Tango, uma inovadora tecnologia que permite com um smartphone capturar o mundo em modo 3D.
O líder do projeto, Johnny Chung Lee, descreve-o como sendo muito ambicioso e define um claro objectivo "dar aos dispositivos móveis uma compreensão da escala humana do espaço e do movimento", isto porque actualmente, para um smartphone, o mundo termina sempre nos limites do seu ecrã. Mas na realidade este parco sentido de escala e dimensão pode ser transformado com esta nova tecnologia.
Tal como o Projecto Glass, o Tango irá depender fortemente dos developers, para que estes construam novas ideias e novas formas de aplicar a tecnologia, é necessário que estes mergulhem no núcleo da tecnologia para criar grandes aplicações que ponham à prova este novo sensor 3D que a Google dá agora a conhecer.
Um novo e revolucionário conceito de visão tridimensional
Na maioria dos dispositivos high-end de hoje, a pessoa tem um acelerómetro, um sensor de proximidade, giroscópio, entre outros sensores que criam efeitos combinados, tudo para aumentar a experiência de utilização geral no seu smartphone. Mas em Projeto Tango, gerado por grandes mentes, permitem à Google potenciar uma mudança neste jogo de sensações, onde atribui ao smartphone uma nova tarefa, a de perceber o espaço envolvente, os objectos existentes e o movimento onde o ser humano está integrado e onde interage.
Uma espécie de realidade virtual fundida com a realidade aumentada referenciada em modo tridimensional onde um poderoso chip desenvolvido pela Movidius recorre a um processador visual Myriad 1 que permite ao Projecto Tango processar 250 mil medições 3D por segundo.
No momento, o Projeto Tango não está ligado ao ecossistema Android da empresa, contudo, as etapas seguintes de desenvolvimento de aplicações e serviços dedicados irão certamente colocar esta tecnologia dentro do ecossistema Android onde os benefícios serão claramente conhecidos para a Google.
Na sua opinião, este é um salto revolucionário nos smartphones?
Este artigo tem mais de um ano
Um novo e revolucionário… Coisa que já existia…
http://en.wikipedia.org/wiki/Rangefinder
Você é impressionante, o que ganha você com essa cegueira cronica?
Mas talvez a google vai colocar esta tecnologia a disposição de todos, assim como a Apple já fez, Samsung…
Ainda bem que existe concorrência, uma vasta oferta…
Sabe que pessoas com pouca inteligência ou mal sucedidas tendem a colar-se a seitas que os guiem, colar-se a marcas de sucesso achando que o sucesso também é seu…
Você faz-me lembrar um desses casos
Sim, você, com o único contra-argumento que expõe (atacar, difamar), é que deve ser uma pessoa bem sucedida, e é você que me vai avaliar…
Ps: http://www.microsoft.com/en-us/kinectforwindows/
Vamos ver agora o uso que os developpers lhe vão dar…É um projecto com muito potencial.
Nelson..
Tira as talas…
Aprende com o Vitor M… Gosta da Apple mas também vê para os outros lados…
A técnica já existia, o que a Google está a fazer é a adaptá-la aos smartphones. Mas claro que se fosse a Apple a fazê-lo, para ti era a melhor invençao a seguir ao pao fatiado…
Grow up.
Isso aí, é espetar um kinect num telefone… Que por si, nem é assim tão avançado como parece…
Isto…
http://www.patentlyapple.com/patently-apple/2012/03/apple-invents-a-killer-3d-imaging-camera-for-ios-devices.html
Sim, isto seria algo que fizesse alguém abrir a boca…
Mas ao contrário da Google, a Apple não costuma andar para aí a mostrar os protótipos, e a fazer publicidade a ela própria dessa maneira…
Comida para fanboys…
mas não percebeste que para além da captura de imagem 3d a Google está a tirar proveito da tecnologia e usa-la de outras formas como por exemplo a localização do telemóvel, realidade aumentada, entre mais outros usos.
Não tem uma maçã, não presta!
Ta bem, mas algo de novo, nunca antes visto?mtens o kinect, tens o da occipital, etc…
Universidades de todo o mundo, grandes empresas associadas ao projecto. Comentário do Nelson
É o kinect !!!!!
Brilhante. Podias ter avisado aqueles investigadores e engenheiros todos, certamente escusavam de andar a perder tempo.
Boas,
Tenho de discordar o exemplo que tu das do range finder não tem em nada a ver com o que é falado aqui.
Até porque no artigo não diz que a google inventou a tecnologia mas sim que a meteu num smartphone isso sim é que o torna inovador e possivelmente revolucionário dependente da aceitação dos developpers e das aplicações para tal tecnologia num smartphone.
Claro que sim…
Porque é assim que as coisas funcionam…
Sim, mas é diferente.
O que já existia, não tinha a possibilidade de capturar 250 mil medições por segundo em 3D.
Tá bem, mas isso é o normal,momo efeito secundário da evolução dos sensores, dos processadores, etc.
Certo, mas por exemplo, quando o Steve Jobs anunciou o Display de retina, ele usou essas palavras “Um novo e revolucionário”, e na verdade, não foi ele nem a apple que inventaram os displays. O que eles fizeram foi o que tu disseste, e muito bem, “efeito secundário da evolução”.
E não foi revolucionário? (Ou resolucionário)?
É que rapidamente, todos os fabricantes apressaram-se a adoptar ecrãs de alta densidade, no hardware, como no software.
Antes, ninguém mexia uma palha, apareceu o iPhone, começaram a dar corda ao sapato…
Logo, é uma grande diferença (4x mais pixels) num curto espaço de tempo, logo, é revolucionário, pelo verdadeiro sentido da palavra.
Num smartphone?
http://www.theverge.com/2014/1/9/5292814/hands-on-structure-sensor-ipad-mounted-augmented-reality-scanner
Tens razão, nunca fizeram num “smartphone” como esse, que não existe, não faz chamadas, não está á venda..
Só já inventaram, comercializaram para um tablet…
(PS: essa é a versão mais recente, já lançaram uma versão anterior com menos precisão)
E já existe soluções de uma só câmera, claro que sem a mesma precisão, mas quem tiver um aparelho iOS, pode espreitar pelo Seene.
Qual é o smartphone que têm algo parecido?
Aquilo nem sequer é um smartphone, que não vejo nada que o denuncie (cartão sim, por exemplo)…
E. Esmo que fosse, era só a junção desnecessária de dois sistemas, a menos que me digam para que é que eu preciso dessas duas câmeras num telefone, mais esse sistema todo xpto de medição 3D…
Aplicações para isto é o que não irão faltar. Podes não querer usar mas de certeza que alguém o vai fazer.
se queres simplesmente um telefone não precisas de um smartphone 🙂
Acho que até seria mais interessante ver este conceito com os glass e não com um smarphone. Juntar este sistema de forma a merlhorar a realidade aumentada seria algo bastante interessante. No entanto compreendo que os sensores não sejam tão pequenos para colocar na cabeça, a menos que as pessoas andem com capacetes 😛
Aí não vão faltar? Que giro, isso nem ainda está num telêm., nem foi anunciado nenhum modelo com isso, nem sequer está disponibilizado á indústria, muito menos ao android, já estás a cantar de galo…
Fanboys…
Não se trata de ser fanboy ou não por mim tanto faz ser apple ou qualquer outra empresa ao contrário de ti.
Aplicações de reconhecimento de padrões é uma por exemplo, apontaredes para um dado objecto/edificio/estatua/monumento/carro/mota/etc e poderes ter um reconhecimento de padrões mais precisa de forma a poderes obter informação/ teres jogos de interactividade com objectos no mundo real /aplicar texturas diferentes aos objectos na vida real.
Existem mais se queres saber procura um bocadiho na investigação que tem sido feita quanto a camaras de profundidade.
Porque num smartphone? Quantas pessoas andam na rua com um smartphone e quantas pessoas andam com um tablet?
Um smartphone é algo que tens sempre disponivel ao contrário do tablet.
Se te baseias as tuas ideia de aplicações nos artigos que vês em blogs é obvio que não sabes o que tem sido investigado. Procura artigos cientificos na área de Reconstrução 3D, Recuperação 3D, Interacção e vais ter uma ideia.
Queres-te cingir ao campo da notícia e ao que a Google tem feito?
Para o que quiseres… só se não tiveres ideias é que não usas isso… eu acho bastante útil como smartphone (vai ao site e vê lá se o objectivo não é um smartphone). A mais valia daquilo em relação ao que mostraste no apendice para o ipad é que é um unico dispositivo, com módulo de processamento dedicado, e cabe no bolso, o resto é a uma questão de puxares pela cabecinha e inventares alguma coisa com que o podes usar.
Eu vejo a utilidade daquilo num tablet, por exemplo, agora não vejo porque é que hei-de andar sempre com aquilo no telemóvel…
Até parece que o telemóvel é o centro de tudo e mais alguma coisa… Sei que para muitos portugueses, são capazes de chimpar mais dinheiro por um telemóvel para pousar na mesa do café (não sei se é o teu caso) do que por exemplo, num computador, e são capazes de chorar por não terem 1080p num ecrã de 4 a 5″ para ler mensagens e ir ver o tempo, mas se têm depois portáteis de 1366×768 ou lá o que é…
E leds de cores diferentes, não existiam? E sensores biométricos (eficazes), não existiam? Mas a Apple colocá-los no iPhone já foi revolucionário para ti. A tua dualidade de critérios é tão evidente que cais em contrariedades absurdas que revelam a tipica cegueira daquele que não quer ver. Agora para reflectir um pouco, enquanto alguns (developers) trabalham neste e noutros projectos, tu gastas aqui grande parte do teu tempo, de forma gratuita (?), gerando o entusiasmo de mais meia dúzia de cegos e o ódio de outros tantos, já viste quanto vale o teu conhecimento, as tuas palavras? Reduz-te à tua (in)significância, não sobrevalorizes o que sabes (ou não) e a tua opinião, aprende a aceitar e a opinião alheia e o valor da humildade.
O mal da google, é que descontinua facilmente. Por exemplo, gostei do Moto X e G e sabendo que já nem vão haver modelos seguintes, é frustrante.
A google tem sempre este problema faz algo novo e espetacular e toma la uma api para desenvolveres cheia de gaps e hacks e ate um dia..
Pois vê se isso no glass apostam zero. Não vale apenas apostar num projecto se a comunidade não gostar é obvio que a google tem de ver como a comunidade reage.
N deixo de estar com curiosidade sobre desenvolver para isto..bastante interessante mesmo assim.
A Google só copia a Apple. vocês não percebem nada.
O meu sonho é o iPhone. morram diabos do Android!
Bem venho também aqui deixar a minha opinião sobre o assunto. Antes de mais a google é um grande da tecnologia e como podemos ver no video muito disto foi feito em conjunto com empresa em todos o mundo, fora o facto de ao que parece partes dos códigos vão ser open source que por si só já é uma vitória.
Acho que é um projecto inovador pelo facto de o telemóvel ter um conjunto de hardware que funciona muito bem e ter tanta mobilidade que permite usar para aplicações muito diferentes. Tal como o glass acredito que a maior parte dos haters venha dizer que existe igual ou não serve para nada blablabla, bem no final quem vai responder ou provar que estão errados é a comunidade que vai mostrar a utilidade do mesmo ou não.
Mas um projecto que vejo com prazer tal como muitos outros que têm saído nos últimos tempos, como o ubunto phone, o glass, o ara, o loon e devem haver mais que podia juntar a lista que nem conheço ou não me lembro.
P.S: A google vai entrar na área da robótica logo este projecto vai ser muito importante para atingir os seus objectivos, mas como disse em cima a comunidade também vai ganhar por ser parte open source.