Programadora do Google Cloud calculou o pi para 100 biliões de dígitos
O pi (π) é um vasto número e, como tal, muitos apenas conhecem os primeiros três, ou seja, 3,14, muito em parte devido às aulas de matemática, onde o número é usado para o cálculo do perímetro de uma circunferência.
No entanto, recentemente uma programadora do serviço Google Cloud conseguiu calcular o pi para 100 biliões de dígitos, tendo assim ultrapassado o seu antigo recorde de 31,4 biliões de dígitos.
Calculados 100 biliões de dígitos do pi com o Google Cloud
A engenheira e programadora do Google Clous, Emma Haruka Iwao, bateu o seu próprio recorde alcançado há três anos, em 2019, quando conseguiu calcular o valor do pi até 31,4 biliões de dígitos. No entanto, esse recorde foi batido pela mesma funcionária que conseguiu agora encontrar o valor do pi até 100 biliões de dígitos. E, curiosamente, o último número encontrado é '0' (zero).
Para o efeito, foi usada a mesma ferramenta do recorde anterior, o y-cruncher do Google Cloud. O processo de pesquisa teve início em outubro de 2021 e as máquinas demoraram até março de 2022 para o concluir. Além disso, no recorde anterior de 2019, o processo demorou 121 dias e agora a duração foi de 157 dias, sendo que, desta vez, o mesmo decorreu duas vezes mais rápido.
Segundo a autora de notável feito, foram usadas as mesmas ferramentas e técnicas, mas a melhoria na velocidade deve-se a alguns recursos do Google Cloud que também melhoraram, especialmente depois da rede de 100 Gbps, entre outros.
We did it again! We successfully calculated 100 trillion digits of π using @googlecloud, a new world record! Check out the announcement for more technical details here https://t.co/UKcFchGisl
— Emma Haruka Iwao 🏳️🌈🏳️⚧️ (@Yuryu) June 8, 2022
Segundo o que foi divulgado, uma outra diferença significativa são as grandes quantidades de dados processados para calcular números tão longos. Durante o primeiro recorde, as máquinas conseguiram processar cerca de 19.000 terabytes de dados. Mas, desta vez, para calcular os 100 biliões de dígitos, o computador processou cerca de 82.000 dados, o que é realmente um grande incremento.
Como termo de comparação, 100 biliões de dígitos do pi conseguiam ir da Terra até à Lua e voltavam 3.304 vezes. E caso queira fazer download de todos os números, interagir com eles ou ver o código-fonte usado, pode fazê-lo através deste link.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Verge
Neste artigo: Emma Haruka Iwao, Google Cloud, Pi
Ou seja, 100 000 000 000 000.
100 triliões de dígitos, mais fácil de entender.
Biliões na nossa escala.
É.
Mas é mais fácil de entender na escala curta. 🙂
Depende. Mas cá usamos a longa.
Biliões ou triliões?
Há que afinar o corrector ortográfico do equipamento do redactor da notícia
Não, são mesmo biliões, pois na métrica curta são triliões 😉
Qualquer coisa, dispõe.
O que é que escala tem a ver com ortografia?
157 dias de consumo desnecessário…
Estava a pensar exatamente isso. Provavelmente mesmo que se quisesse calcular uma circunferência do tamanho da Via Láctea, necessitaríamos de apenas umas centenas (no máximo) de dígitos decimais para uma precisão milimétrica. Qual é o limite?! É só por carolice… desnecessário mesmo.
Acho que seria preciso algo mais potente para calcular a inutilidade desta descoberta.
Não há meio de encontrarem a mensagem dos aliens do Carl Sagan. 🙂
Desde quando 10^9 = 10^12 ????
Mas anda tudo doido… Agora até a matemática é distorcida…
https://images.app.goo.gl/owwsAYekuQYwWauD6
Matemática é matemática…
A palavra inglesa «billion» designa o número 1 000 000 000 — são nove zeros…
Ora, a palavra «bilião», em português, designa o número 1 000 000 000 000. São mais três zeros — e uma quantidade muito maior…
Mas porquê na matemática chamar o milhão de milhões um bilião…??… Então o mil milhões é o quê… Mil milhões apenas???
Misturar ortografia com matemática não dá bom resultado… É como invalidar o km e apenas chamar mil metros… Não faz sentido… Pelo menos na matemática… Programar algo dessa maneira deve ser interessante…. As também explica a dívida que não pára de crescer mas fica sempre pelo bilião…
Escalas Curta e Longa
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalas_curta_e_longa
No entanto considero que a escala curta é mais explícita…
– – –
E já agora esta descoberta não tem nada de inútil, pois um dos objectivos é determinar se o PI é um número irracional ou não (se é ou continua a ser uma dízima infinita não periódica).