Já é possível medir distâncias e áreas no Google Earth
Além do Google Maps, a gigante das pesquisas tem outras ofertas nesta área, que conseguem dar um pouco mais de ajuda aos utilizadores. O que mais se destaca, porque tem um maior detalhe nas imagens, é o Google Earth.
Apesar de não ser a escolha óbvia para muitos, o Google Earth tem sido melhorado e agora tem a possibilidade de medir distâncias e áreas, algo que o vai tornar ainda melhor.
O Google Earth não é das mais conhecidas ferramentas da Google, mas é de longe a que mais oferece quando se fala de serviços de mapas. É considerado por muitos a versão Pro do Google Maps, mas mesmo assim continua a ser gratuito e com muitas mais funcionalidades.
A Google tem feito evoluir esta sua ferramenta ao longo dos anos nas suas diferentes plataformas e agora traz, finalmente, a possibilidade de medirmos distâncias e áreas diretamente na sua interface.
Esta não é uma novidade nos serviços de mapas da Google, mas é um passo importante pois dá finalmente o acesso a um detalhe muito maior, uma vez que o detalhe e a qualidade dos mapas é aqui maior, o que se reflete na precisão das medições.
Tal como, na versão do Google Maps, no Google Earth só precisamos de marcar os pontos que queremos medir e, de imediato, as distâncias são apresentadas ao utilizador. Podemos traçar caminhos, marcando vários pontos, e o somatório das distâncias é também oferecido. Por fim, e porque esta é uma ferramenta completa, ao fecharmos um conjunto de pontos numa área, a medida desta é também disponibilizada.
Por agora a Google ainda só tem a Ferramenta de medida disponível no Chrome, mas espera na próxima semana lançá-la também para o Android, sendo mais tarde disponibilizada na versão para iOS do Google Earth.
Está assim disponibilizada uma das ferramentas que mais era pedida à Google e que os utilizadores precisavam de usar. Faz parte de uma melhoria que a Google tem posto no Google Earth e que é alargada também a outros produtos da empresa.
Uma dica para quem usar o Google Maps
Este artigo tem mais de um ano
A única cena que o earth tem para mim é o simulador de voo e infelizmente a ultima vez que vi não estava grande coisa
Já utilizo esta funcionalidade há anos, no GOOGLE EARTH PRO para Windows (no desktop). A medição de áreas só é (era) possível no Pro, a versão mais simples apenas permite (permitia) medir distâncias. Esta última já utilizo à cerca de 10anos na minha actividade profissional, a medição de áreas apenas após a instalação do Pro (com pouca utilização da minha parte, mas útil quando necessário). Mas pelas imagens do artigo, dá ideia que agora em Mobile está tb disponível, na versão simples.
+1
O algoritmo é com base na teoria de que a terra é plana ou não? :’D
Nem tanto. Ao medir-se a distância entre dois pontos, em determinadas perspectivas consegue-se visualizar que a linha da distância é algo curva, dando a ideia que a medida é obtida sobre a superfície real, planificando sim as altimetrias (orografia do terreno).
He he he. Na realidade para PC 9 Google Earth Pro já é grátis há mais de um ano e permite medir áreas. A medição é feita considerando que a terra é redonda; se bem me lembro existem diversos sistemas de projeção que transformam mapas geodesicos (a terra não é uma esfera) em mapas planos e depois daí fazemos os nossos cálculos. Já as imagens são corrigidas também em função do ângulo em que foi tirada a fotografia. A geomatica é uma área de conhecimento fascinante
uau!! isto veio mudar a nossa vida!
Claro que não, mas o teu comentário sim, acrescentou valor…
O bom que já existe a versão do Google Earth Pro para Linux…
Boas, conhece algum programa de mapas que utilize a tecnologia Lidar? Em relação ao artigo penso que o Bing Maps tem grandes vantagens na visualização em modo pássaro da qual obtém-se melhor qualidade de imagem do que no Google Earth.
Quanto à tecnologia LIDAR, desconheço. No que respeita àcomparação entre o BING e o GOOGLE EARTH, utilizo os dois. O G.E. para a maioria das acções que necessito, essencialmente medição de distâncias, identificação de locais, visualização ao nível do solo. O BING, pelo facto de ter melhor imagem, utilizo para esclarecer pormenores que necessito. E ainda porque por vezes a identificação toponómica é existente neste, ao passo que no G.E. por vezes é inexistente ou errada.
+1