Mas como é guiar um carro da Google?
O futuro começa já hoje a ser construído e a mostrar-se. Uma das muitas vertentes que começam a tomar forma é a dos carros sem condutores. Vamos conseguir deslocarmo-nos sem ter de gastar um minuto a conduzir e vamos conseguir ocupar o nosso tempo a realizar tarefas mais úteis e proveitosas.
A Google, sempre atenta ao que é novidade, está também envolvida no desenvolvimento deste tipo de veículos. Tem já em testes vários carros, que passam o seu tempo a circular pelas estradas da Califórnia.
Mas como é conduzir um destes carros? Na verdade a frase anterior é contraditória, pois um veículo desses conduz-se sozinho e sem qualquer necessidade de intervenção humana.
O vídeo que hoje apresentamos mostra como é estar dentro de um desses carros e a forma como ele reage a cada um dos muitos obstáculos que lhe são colocados numa pista de testes. A forma de condução que o Toyota Prius mostra durante este pequeno teste é bastante agressiva e este responde de forma muito segura.
Todos os equipamentos que integram este carro permitem que seja completamente seguro e que a condução seja quase tão perfeita como se um ser humano estivesse ao volante. O virar do volante é feito com recurso a dois computadores, a aceleração e a travagem recorre aos sistemas drive-by-wire que já fazem parte dos carros mais modernos e o LIDAR, que roda constantemente no topo do carro, permite mapear a estrada e todos os obstáculos que nela se encontram.
A Google continua a desenvolver esta tecnologia e prevê que nos próximos anos esta esteja disponível para todos. Esta irá permitir uma redução de consumos de combustível, de tempo e, principalmente, conseguirá reduzir de forma drástica os acidentes nas estradas.
Esperemos que esta tecnologia esteja ao dispor de todos o mais depressa possível para que possamos usufruir de todas as vantagens que ela traz. Seja através da Google ou de outra qualquer empresa.
Curiosamente um dos carros da Google esteve recentemente envolvido num pequeno acidente de viação, tendo batido na traseira de um outro veículo. Tal como seria de esperar, o carro na altura não estava em modo automático e sim a ser conduzido por um dos elementos da equipa de testes.
Na altura a Google reagiu com um pequeno comunicado, relatando quem estava ao volante:
Safety is our top priority. One of our goals is to prevent fender-benders like this one, which occurred while a person was manually driving the car.
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
Tecnologia sempre a evoluir.
Se for para bem da sociedade que venham esses carros automáticos 🙂
Maus condutores não faltam por aí, infelizmente! Algumas pessoas nem têm a noção do perigo de algumas manobras perigosas que fazem.
“Curiosamente um dos carros da Google esteve recentemente envolvido num pequeno acidente de viação, tendo batido na traseira de um outro veículo. Tal como seria de esperar, o carro na altura não estava em modo automático e sim a ser conduzido por um dos elementos da equipa de testes.”
Tinha que ser eheh 😛
Gostava de saber qual era o tempo deste carro na pista do Top Gear
hehehehe devia de ser giro sim
Fantástico 🙂
Se calhar pensou que era o carro que estava a conduzir entao nao se preocupou e bateu 😀
Vejo muitos acidentes acontecerem assim. Pensarem que o carro está a conduzir e depois pimbas.
Fez-me lembrar um pequeno acidente quando a mercedes estava a fazer uma apresentação privada do sistema de detectar obstáculos e travar automaticamente antes sequer do condutor ter tempo de reagir de forma a parar em segurança…
Pois bem o carro que deveria ter travado automaticamente estava com o sistema desligado… Não é difícil adivinhar o que aconteceu a seguir.. LOL
Não consigo parar de pensar nos beneficios que isto teria no dia a dia de cada um de nós.
Por exemplo, já tive de ir a frança de propósito por causa de um funeral, a viagem foi obviamente cansativa e foi feita em poucos dias (ida e volta), na volta apanhei um nevão enorme, estava super cansado tive de parar diversas vezes e passar o volante a outra pessoa, com este sistema provavelmente vinha toda a gente a dormir, e chegava cá de dia como se nada fosse.
(a não ser que o gps enganasse o carro e o mandasse por estradas fechadas por causa da neve ou algo assim do genero)
E com o sistema de pagamento de portagens automatizado, provavelmente nem parava só mesmo para meter gasosa
Depois das ajudas à condução, estacionamento automático, etc. era uma uma questão de tempo para surgir carros que se conduzem sozinhos.
Apesar de saber que os Prius da Google já circulavam pelas ruas da Califórnia, nunca pensei que pudessem ser tão agressivos como foram nesse teste.
Mesmo assim são uns meninos comparados com o K.I.T.T.! :p
Vamos ver… O KITT tinha super-pursuit mode, modo cabrio, armadura biomolecular ( se não me engano ) e uma I.A. que metia respeito, mesmo ao HAL. Não concordava era com o facto de ele “não gostar” de animais de estimação, mas enfim, somos todos “humanos”. LOL. Resumindo… Se o carro da google tiver os extras acima mencionados, eu compro! Incluindo o assento ejectável para dar saltos p’ra piscina. Raios… Só chamar o carro pelo relógio já vale os milhares de euros que gastaria… eheheheh xD
Muito bom LOL
Escolas de condução bye bye xD
Dizem eles que estava um dos humanos a conduzir… 😛
Esta é uma das capacidades dos Americanos mostrarem ao mundo que “inventam” tudo.
Muitos dos inventos e progresso dos mesmos são creditados a eles, o que levam todo o mundo a acreditar que eles estão na vanguarda da tecnologia.
Se é excelente? Obvio que sim. É novidade? Nem tanto.
Volskwagen Golf GTi @ 2006
https://www.youtube.com/watch?v=CjzQxIXh2DI
concordo…
É uma questão de marketing… 😉
Não é a ford senão me engano que publicita o carro como se tivesse sido o primeiro a ter o parqueamento automatico tambem?
Como eu costumo dizer Americanices xD
Não sei como funciona o sistema do Golf, mas neste prius não é um sistema de navegação com dados já existentes, mas sim processamento de dados em tempo real.
O sistema é igual praticamente, isto já é uma tecnologia ultrapassada, a google a fazer plagio a tentar fazer publicidade.
A tecnologia a sério é feito aqui na Europa e nas faculdades.
Braive para mim é o carro com mais tecnologia nesta área, neste momento, foi de Itália até há China sem condutor.
Um carro que consegue andar nas ruas com obstáculos a sério (outros carros, peões, animais, bicicletas, todo o tipo de coisas que aparece nas estradas) e fazer ultrapassagens além de respeitar toda a sinalização sem falar em sair nas saídas correctas. Isto sim é um carro a sério.
https://www.youtube.com/watch?v=DXyw1tVCeTc
http://braive.vislab.it/
O da Google é um brinquedo ao pé das capacidades dos carros a sério.
Já agora vejam o que se tem desenvolvido com o projecto americano DARPA muita, mas mesmo muita coisa interessante e a sério.
A tecnologia parece-me boa para o dia-a-dia, desde que se mantenha a hipótese de conduzirmos nós o carro sem qualquer prejuízo por parte dessa tecnologia.
Eu gosto de conduzir e não queria que me retirassem esse pequeno prazer 😉
Eu também gosto de conduzir mas se o carro conduzisse sozinho podia dedicar-me a outros prazeres…
“smell the rubber..”
estes gajos vibram a andar de Prius…. lol
Muito interessante!
Só estou a imaginar o ladrão que roubar um carro a tentar adivinhar a password do gmail para o colocar em andamento!
Brinca 😉
Agora a sério, é um projecto que acompanho há muito tempo e que tenho muitas esperanças que não tenha demasiado entraves para poder estar acessível ao público. A Google mostra visão ao alargar os seus mercados além da Internet e é uma tecnologia que como usa muito IA, eles têm muito know how na área. Um sistema destes a nível global iria revolucionar quer os transportes, quer o panorama social.
Imaginemos veículos sem motor de combustão interna a circular nas estradas, com uma rota que escolheria a melhor autonomia/tempo, e talvez a chegarem a um parque no destino e o parque informar logo o número de lugares vazios e o automóvel estacionar-se sozinho no seu lugar…
Os Americanos são os maiores usurpadores de ideias , mesmo mais que os Japoneses que eram criticados por andarem com máquinas fotográficas por todo o lado para fazerem cópia no País do Sol nascente , é por isso que eles têm este problema com as patentes , podem crer que a muita desonestidade nisto tudo , a BMW tem um prototipo que embora não tenha estas características está numa fase bem mais desenvolvida , e já foi experimentado em ambiente de corrida pelo Top Gear , enfim Americanos .
Cumprimentos
Serva
“Os Americanos são os maiores usurpadores de ideias ”
Estes Europeus…
“An early representation of the driverless car was Norman Bel Geddes’s Futurama exhibit sponsored by General Motors at the 1939 World’s Fair, which depicted electric cars powered by circuits embedded in the roadway and controlled by radio.[10]
In the 1980s a vision-guided Mercedes-Benz robot van, designed by Ernst Dickmanns and his team at the Bundeswehr University Munich in Munich, Germany…”
http://en.wikipedia.org/wiki/Driverless_car#History
enfim Europeus…
Fiquem Bem!
offtopic:Estou admirado é como é que ainda não falaram na compra da Google à Motorola Mobility por quase €9 mil milhões
destraido?
https://pplware.sapo.pt/informacao/google-compra-motorola-mobile/
https://pplware.sapo.pt/informacao/google-compra-motorola-mobile/
Para quem não gosta de conduzir será sempre uma boa opção, Para aqueles que como Eu gostam de conduzir, não me estou a ver utilizar isto.
Exactamente.
Gostei de ver. Como também tenho prazer na área da condução talvez só recorra a este sistema mesmo numa situação de cançasso.
Agora uma coisa é certa, eles não vão ali a pisar ovos, gostei muito de ver!
“permitem que seja completamente seguro e que a condução seja quase tão perfeita como se um ser humano estivesse ao volante”
isto é a piada do mês…
Prevejo muitas bebedeiras sem problemas em voltar para casa de carro