Google vai trazer as suas aplicações para o Windows 10 Mobile
A relação da Google com os sistemas operativos da Microsoft nunca foi pacifica. São raras as aplicações que existem para estas plataformas, por decisão clara da Google.
Mas essa posição pode estar prestes a mudar, com um forte rumor a indicar que a Google vai trazer as suas aplicações para o Windows 10 Mobile.
A Google sempre dedicou os seus esforços a ter uma presença forte no iOS e no Android, deixando sempre para segundo plano o Windows Phone.
Esta foi uma decisão que não tem agradado aos utilizadores, que muitas vezes acabam por optar por usar os serviços da Microsoft, sempre que tal é possível.
Uma das mais marcantes posições aconteceu com a aplicação dedicada ao YouTube, que inicialmente foi criada pela Microsoft, mas que sofreu depois vários problemas criados pela Google. O resultado final ainda não é perfeito, mas a Microsoft assumiu a sua manutenção.
Um rumor de uma fonte segura indica agora que a Google vai finalmente olhar para o Windows 10 Mobile com outros olhos e disponibilizar as suas aplicações para este novo sistema operativo.
There's a rumor that Google will come on stage at Microsoft's event and announce Windows 10 apps. Wouldn't be surprised if these apps happen
— Tom Warren (@tomwarren) 5 outubro 2015
Segundo Tom Warner, editor sénior do site TheVerge, o anúncio destas novas aplicações pode surgir já hoje, durante o evento que a Microsoft está a organizar e onde se espera que o Windows 10 Mobile seja um dos temas principais.
Da mesma forma que a Microsoft esteve na Keynote da Apple, onde apresentou o Office para o iPad Pro, a Google deverá estar também na apresentação dos novos Lumia e do Windows 10 Mobile, com várias das suas aplicações, dedicadas aos seus serviços.
Microsoft seems to be in favor of partnerships to benefit its ecosystem when it comes to Android royalties and Google just settled... — Tom Warren (@tomwarren) 5 outubro 2015
Uma das principais razões para este novo aproximar entre as duas empresas veio do recente acordo estabelecido entre ambas e que retira da Google, e das empresas que usam o Android, parte dos pagamentos de licenças de utilização das patentes da Microsoft.
É certo que caso se confirme esta nova abordagem da Google ao sistema operativo móvel da Microsoft, esta será uma estratégia que poderá visar o iOS da Apple e os seus dispositivos móveis.
Com todas as aplicações Google e com o aumento da qualidade quer dos equipamentos quer do próprio sistema operativo, a escolha dos consumidores poderá começar a pender para o lado dos Lumia. Mas a Google deverá ter algum cuidado pois esta nova oferta pode também retirar muitos utilizadores ao próprio Android.
A grande beneficiada com todas estas movimentações acabará por ser a Microsoft, que para além de aumentar a sua oferta de aplicações, com novidades de peso, acaba por também conseguir roubar utilizadores às suas mais directas concorrentes.
Este artigo tem mais de um ano
Boas notícias!
Apertar o uso do seu software mobile Android por parte das fabricantes de smartphones obrigando-as a atualizar o sistema durante pelo menos dois anos é que não…
A Google poderá de facto perder users Android, mas sinceramente eu preferia ver os meus clientes satisfeitos com os meus serviços num OS concorrente do que ver os mesmos users frustrados no meu próprio OS. Poderá haver quem vá “cair em cima de mim”, mas a verdade é que há users Android que só o usam por ter os serviços Google, mas sentem-se cansados do sistema. Nota prévia: eu disse que há users, não disse que eram todos, a maioria, a minoria ou whatever.
Eu sou um exemplo típico. Cansei do Android, mas não posso migrar para o Windows Phone por falta de um leitor de e-books que faça o mesmo que o Play Books (marcação, anotações, sincronização com a nuvem). Uso muito esse recurso para meus estudos e leituras cotidianas.
Acompanha o evento em directo aqui
http://windowsmobileportugal.com/windows-10-mobile/evento-microsoft-directo-no-windows-mobile-portugal/
When money talks… Já não era sem tempo
“Mas a Google deverá ter algum cuidado pois esta nova oferta pode também retirar muitos utilizadores ao próprio Android.”
Mas isto é uma mal menor para a Google, o que importa a Google é não perder clientes nos seus produtos core, youtube, gmail, gdrive, docs. Para poderem vender mais pub e aumentarem a base de dados de conhecimento sobre nós. Ao não estarem presentes no WP, começam a perder utilizadores destes produtos, eu sou um deles, deixem de usar a gdrive e o docs (onedrive e office online) e passei a ir ao youtube no browser sem fazer login (sei que eles tem forma de me ligarem a conta do email).
Assim num capitulo mais ao lado, sobre o sistema multimedia da google para carros.
“The publication says that Android Auto tracks variables including vehicle speed, throttle position, fluid temperatures, and engine revs, information that is collated and then sent back to Google.”
http://www.theverge.com/2015/10/6/9460471/porsche-911-carrera-apple-carplay-google-android-auto
Podes usar o MetroTube que ainda é melhor que a app do Youtube.
Ou o Tubecast
Boas noticias..a que horas é o evento da Microsoft? Cumps
15h
Apesar do “money talks”, a verdade é que sempre existiu uma certa “dor de cotovelo” por parte da Google em relação á Microsoft! pois esta é que é a sua verdadeira concorrente em vários segmentos e não a Apple …
http://www.theverge.com/2015/10/6/9460471/porsche-911-carrera-apple-carplay-google-android-auto
Pffffffff……………………………
Nem os mafiosos (Volkswagen) querem qualquer coisa da Google!
Espero que seja verdade, esta postura da Google é inconcebível.
é inconcebível porquê? são empresa privada, e de certeza que pesaram todos os prós e contras. Agora como começaram a perder “clientes”/”produtos” tiveram de se mexer.
Por causa da falta de apps para Windows Phone, comecei a usar mais o Outlook do que o Gmail, Bing, Edge no W10, Here Maps, OneDrive ao Google Drive… ou seja, nunca fiquei na mão por falta de app oficiais.
Mas é claro que estou muito contente com essa notícia! Vai alavancar a plataforma e eu mesmo quero aproveitar muito esses apps que virão pela Google.
Não és o único. Eu também troquei o Gmail pelo Outlook, o Gdrive pelo OneDrive e o Chrome pelo Edge…
E sinto que fiquei melhor servido.
Acho que acertaste na “mouche”…a Google (tal como qualquer grande multinacional) nunca toma decisões pelo lado do “coração”. Se esta notícia se confirmar é apenas pelo motivo de que a Google está a ver que as apps dos seus produtos foram substituídas pelos utilizadores do Windows Phone por outras…e podem não “regressar”! Eu tenho dois Lumias e,sinceramente,não sinto falta de nenhum serviço da Google! O caso do Youtube é paradigmático….quando necessito “entro” browser! O resto substituí sem qualquer problema ou baixa de produtividade…o Outlook (Gmail), os serviços Here ( Mapas ou Drive), o OneDrive (G-Drive), o Bing(motor de busca),etc são, na minha opinião, serviços da Microsoft que NADA FICAM A DEVER ao serviços da Google! E mesmo que agora se “arrependam” e lancem essas apps para o Windows….muitos já não voltam atrás. Eu sou um deles…
E uma ótima notícia, a mim so me intressa mesmo o google maps devido a navegação por transportes públicos, nao conheço nenhuma aplicação para windows Phone que chegue sequer ao calcanhares do google maps a dar itinerários via transportes públicos.
https://help.here.com/ro/wp8/transit/