Google vai matar o Cloud Print no fim deste ano. Alternativas?
Era já uma morte anunciada pela Google. Em novembro de 2019, a empresa havia já deixado a informação que o Google Cloud Print iria terminar no 31 de dezembro de 2020. Os utilizadores tinham tempo para se preparar e ajustarem as alternativas às suas necessidades. Este serviço permitia que os utilizadores ligassem uma impressora à sua Conta do Google através do Chrome. Depois poderiam basicamente imprimir de qualquer lugar, independentemente da sua localização.
Se é um utilizador deste serviço, então tem poucos dias para mudar de serviço. Deixamos algumas alternativas ao Google Cloud Print.
Google Cloud Print nasceu em 2010 e morre em 2020
O Google Cloud Print existe desde 2010. Contudo, apesar de ser um serviço sofisticado e com profunda integração no Android e Chrome OS, nunca saiu da versão beta. Assim, a Google anunciou ano passado que os utilizadores tinham até ao dia 31 de dezembro de 2020 para aproveitar o Cloud Print. Quando o calendário mudar para 2021, “os dispositivos em todos os sistemas operativos não poderão mais imprimir recorrendo ao Google Cloud Print“.
Que alternativas existem para substituir o Cloud Print?
Existem algumas alternativas que podem ajudar a fazer este trabalho. Contudo, poderão não ser tão intuitivas como o Cloud Print ou gratuitas. Assim, deixamos dois serviços que podem ser explorados.
PaperCut Mobility Print
Este serviço anuncia-se como podendo ser um substituto do Google Cloud Print. Assim, os utilizadores de Chromebook e Windows podem imprimir remotamente e fora da rede, enviando trabalhos de impressão pela Internet (ainda não têm suporte para macOS). Além disto, o Mobility Print também permite a impressão local fácil a partir de dispositivos BYO, iPads, iPhones, Android, Windows, Chromebook e Mac.
ThinPrint Cloud Printer
ThinPrint Cloud Printer é uma aplicação de impressão para todos os dispositivos. Seja com o seu iPad, iPhone, Android, Windows PC ou Mac - a ThinPrint Cloud Printer torna a impressão em nuvem muito mais fácil. Assim, com esta solução poderá imprimir sem fios de qualquer lugar em qualquer impressora.
Este serviços é 100% grátis para uso pessoal, não traz anúncios publicitários nem a opção de compras dentro da aplicação. Além disso, o que é uma grande vantagem, o software tem compatibilidade total, funciona com qualquer impressora. Poderá então fazer impressão real e direta por Wi-Fi.
Também está disponível a partilha dos seus ficheiros com a família, amigos e colegas de trabalho.
Portanto, se é um utilizador da solução da Google que agora vai terminar, estas são as nossas propostas. Se eventualmente tiver outras soluções, partilhe connosco.
Obrigado ao nosso leitor Romeu Araújo pelas dicas deixadas.
Este artigo tem mais de um ano
Ótimo artigo! No entanto, o print do statement da Google fala do Trusted Contacts, não do Google Cloud Print. Devem ter-se enganado na imagem.
Bem lembrado – vou ter de mudar.
Obrigado.
Não percebo qual a estratégia da Google ultimamente. Parece que se quer auto mutilar acabando com serviços, ou alienar , ou mesmo retirando gratuitidade… Não prevejo um bom futuro
Desde a Alphabet que a Google começou a ser gerida como uma empresa lucrativa e eficiente que deve ser em vez de hobbie para script kiddies.
Isso dita claramente que muitos projectos tenham de ser mortos.
https://killedbygoogle.com/
Daqui a pouco transforma-se numa vala comum.
Estou a começar a pensar em abandonar os serviços da google que uso… (gmail, calendar, drive, docs, etc.) e mudar para a microsoft, ou até mesmo para a iCloud. Pelo menos não andam a descontinuar os serviços só porque sim.
Um dia destes o gmail também é descontinuado.
Não é porque sim, é por uma questão de rentabilidade.
Já mudei para Microsoft desde 2012, ficar na google é só pura ignorância. Mesmo quem não gosta da oferta da microsoft tem boas alternativas no mercado, talvez não com o ecossistema igual, mas alternativas não faltam.
+1
Já fiz e não pretendo voltar.
Google photos já foi há muito e nais uns dias e começo a migrar para e-mail iCloud
Excelente artigo!
Podiam fazer um para o Google Photos.