Mais um serviço Google prestes a deixar de funcionar
A aplicação de planeamento de viagens e itinerários da gigante norte-americana, a Google Trips está prestes a juntar-se à Inbox no rol das apps descontinuadas. A app, atualmente disponível na Google Play Store para tablets e smartphones Android e na App Store para iOS, será descontinuada a 5 de agosto.
Com efeito imediato a partir desse dia, a aplicação deixará de funcionar.
Os primeiros indícios de que a app estava prestes a ser descontinuada foram descobertos nas linhas de código no seu interior. Entretanto, a própria tecnológica deu a saber, na sua página de suporte, que as funcionalidades do Google Trips serão integradas em vários outros serviços Google, nomeadamente o Maps.
O Google Trips chega ao fim no dia 5 de agosto
O serviço, disponível através da Web, bem como através da app para smartphones Android e iOS, encerrará assim as suas funções. Na prática, temos aqui um gestor de viagens e itinerários que nos permitem agendar vários compromissos, pontos de paragem, alojamentos e outros detalhes para as nossas férias, por exemplo.
No entanto, era uma das apps e serviços menos conhecidos, não conseguindo destacar-se num espaço dominado por apps similares. Ainda que conseguisse sincronizar várias informações, sobretudo a partir do Gmail e combinar vários detalhes para dar ao utilizador uma visão geral das viagens, não ganhou tração.
As suas capacidades e funcionamento não são alvo de discussão, apenas a sua popularidade. Permitia ainda um grande nível de detalhe no planeamento das viagens, desde o alojamento até à restauração. O único senão foi a vontade da empresa em reduzir o número de apps e serviços similares, concentrando as suas funções no Maps.
Gratuita na Google Play Store e App Store
Em boa verdade, a app ainda está disponível nos meios supracitados. Afirma-se como uma aplicação que organiza automaticamente as viagens, sugere atividades nas proximidades, planos para o dia, além de reservas agrupadas. Ao mesmo tempo, fornece ainda o acesso offline para ter sempre acesso às informações.
https://twitter.com/dulcetti/status/1141339160680325121
Acima podemos ver um exemplo do aviso lançado pela tecnológica. Visível para todo e qualquer utilizador, seja em smartphones Android ou iOS. Trata-se de uma data definitiva para o encerramento dos seus serviços. Para todos os utilizadores é feita a promessa que as suas funções migrarão para outras apps da empresa.
Em síntese, grande parte das suas funções serão agora integradas no Maps. A empresa reconhece a sua popularidade e presença em virtualmente qualquer smartphone Android, bem como no iOS. Desse modo, perderemos uma aplicação dedicada, mas deveremos receber mais funções na aplicação generalista.
Para substituir a Google Trips existem algumas alternativas similares. Veja-se, por exemplo, a Culture Trip, Lonely Planet Guides, bem como a TripIt. Todas estas alternativas contam com apps na Google Play Store e App Store.
Numa última nota, a versão web do serviço poderá manter-se durante mais algum tempo.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: ZDnet
Fonte: Google (blog)
Neste artigo: Android, Google, Google Trips, play store, smartphones, viagens
Estou um pouco decepcionado.
Eu usava muito esta App
+1 provavelmente a melhor aplicação disponível a nível de organização de uma viagem…
Uma App que conta com mais de 5 milhões de downloads…e vão mata-la para deixarem só a treta da versão “web” que nada tem a haver com a App…Google no seu melhor…
Concordo à 100 %
+1
E por mais que melhorem o maps não me parece que a consigam substituir em termos de capacidade de organização.
Eu já reclamei. Pode não adiantar de nada, mas se todos o fizessem talvez ajudasse.
Era sem dúvida excelente…
Por acaso também usava bastante.
E na semana passada recebeu um update
Yep, quando vi o update ainda pensei que tinham desistido de a matar…mas pelos vistos não…
Mais uma para o cemitério. A maior parte das vezes não se percebe porque são mortas.
Provavelmente tudo o que é viagens é integrado no Google Maps que já está integrado com o Google Search (“Google Anúncios”)
https://killedbygoogle.com/
Uma das melhores alternativas: https://travel.sygic.com/pt
Outra: https://tripifyapp.com/
Que faça uma boa viagem!
Lamentável. Uma excelente aplicação que já utilizo à vários anos…
O Google cada vez mais trumpa…
https://killedbygoogle.com
Abc
mas o google maps ja faz isso, ja da sugestoes de almoço, janta, lanches rapidos, hoteis, por exemplo semana passada digitei no maps hoteis, e o tanto de hotel que apareceu…e ai desde faixa de preço a n formas de pagamento.
e ate por exemplo bares por perto, suas fotos, mudança de bairro, e o que o bairro tem, tinha…..asvezes o povo chora e fica enchendo por frescura mesmo!
Uma coisa é tu programares e organizares todos os sítios que podes visitar antes de lá ires e outra coisa é usares uma App somente no local em que estás…como vês tu não consegues organizar nada…
Consegues.
Vais dar um passeio pela Costa Alentejana/Vicentina.
Queres almoçar em Vila Nova de Milfontes.
Antes de viajares pesquisas por “Vila Nova de Mil Fontes restaurantes”
Escolhes um ou vários e tens a opção de guardar no Google Maps, nos favoritos ou em “os seus locais => etiquetados ou guardados” (é preciso alguma prática a criar pastas em “os seus locais”).
Quem diz restaurante diz um ponto de interesse qualquer.
Deixei de digitar endereços e coordenadas. Fica tudo guardado no Google Maps. Funciona às mil maravilhas.
P.S1. Costumo dizer que um smartphone só tem uma app indispensável – o Google Maps.
P.S2. Em V.N.Milfontes os melhores restaurantes costumam encher a certas horas, é melhor telefonar antes a reservar – não há problema porque no Google Maps está tudo sobre o restaurante, incluindo o botão para telefonar.
Pouco saberá do Google Trips,mas pronto!…
Exacto.
Vejam o Sygic Travel. Vale a pena.
No proprio artigo diz isso… quando as apps não são muito conhecidas mais vale fazer isso… porque não é com 5 milhoes de downloads que é muito conhecida… pelo contrario…