Google traz app para o Windows 11 para unificar pesquisa no sistema da Microsoft
A Google deu um passo crucial rumo à integração total da pesquisa com o PC com a sua nova aplicação desktop para Windows 11. A empresa anunciou o lançamento deste software, ainda em fase experimental e promete mudar para sempre a forma como se interage com o seu motor de busca.
Com a sua nova aplicação para Windows, a Google permite-lhe pesquisar na web sem ter de abrir um novo separador no Chrome ou no seu navegador favorito. Mas não se fica por aí. Permite ainda navegar e interagir com aplicações instaladas no computador e com ficheiros guardados localmente e no Google Drive.
Uma funcionalidade interessante da aplicação da Google para Windows é que corre em segundo plano e pode ser acedida através de um atalho de teclado, independentemente de outros programas ou jogos estarem ativos. A combinação de teclas para aceder ao software é Alt + Barra de Espaço.
A interface que aparece no ecrã quando se carrega nestes botões é uma caixa de pesquisa, muito semelhante à oferecida pelo Spotlight no macOS ou à paleta de comandos do PowerToys no Windows. Basta digitar o que pretende pesquisar e a aplicação do Google trata do resto.
Como seria de esperar, a nova aplicação da Google para Windows oferece acesso aos diferentes modos de utilização do motor de busca sem a necessidade de abrir o browser. Os resultados da pesquisa na Web exibem links, imagens, mapas, livros e outras opções típicas da experiência convencional. Estes são complementados por resumos de IA e pelo Modo IA , que permitem pesquisar utilizando expressões mais naturais e coloquiais.
Outra funcionalidade importante é que tem o Google Lens integrado. Permite pesquisar imagens no ecrã para resolver problemas de matemática ou traduzir textos, entre outras opções. No caso dos ficheiros e programas, a aplicação Google para Windows apresenta uma lista de resultados relativos à pesquisa realizada.
Claro que, quem estiver entusiasmado para a experimentar, provavelmente precisará de ser paciente. Embora a aplicação da Google já esteja disponível no Labs para PCs com Windows 10 ou Windows 11, atualmente está apenas disponível em inglês e nos Estados Unidos. Ainda não há detalhes sobre quando será expandido para mais países e idiomas, mas estaremos atentos às atualizações.
























Googlificar o PC é entregar os nossos dados à Google.
Só entregas o que quiseres.
Em 2010 tinha o Google Desktop que unificava a busca de arquivos no Desktop com a busca na Web e foi abandonado.
Hoje a busca do Windows já faz isso. mas pelo número de reclamações e “dicas” para remover os resultados da Web na busca do Windows, acho que não será uma ideia muito popular.
Estava a ler e a pensar precisamente que isto é demasiado parecido com Spotlight