PplWare Mobile

Depois da Microsoft, agora é a Google que quer reatores nucleares para centros de dados de IA

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Rodrigo says:

    Tudo energia verde para alimentar a AI.

    • IMF says:

      Se pensares que uma central nuclear tem menos impacto ambiental que uma barragem….

      A tecnologia já foi evoluindo e as centrais nucleares já são bem mais seguras que antigamente, em condições de funcionar normal a radiação ao lado do reactor principal, é inferior a de viajares de avião.

      É para data centers a central devia ser instalada num lugar remoto, longe da qualquer cidade ou povoação.

      O problema das energias verdes é a sua volatilidade, tem picos de produção e dependem do tempo.
      Com a excepção da energia geotérmica que é constante, não existe muitas fontes de energia “verdes” com essa capacidade para alimentar de forma constante um monstro sugador de energia.

      É claro não podemos pôr todos os data centers do mundo na Islândia.

      Por isso, nem me parece má ideia a energia nuclear.

      Contudo temos de aprender com a história e perceber que não é para instalar junto a cidades e a povoações.
      Que o lixo produzido tem de ser bem tratado ( penso que é afundar no mar sem fugas), pois o oceano é o meio que consegue absorver e eliminar de forma mais eficaz a Radioactividade, devido ” fauna” marinha que tem esse poder de transformação.

      E estamos bem..

      • Rodrigo says:

        Claro acreditei em tudo o que disseste, acho que vou comprar um reactor para minha casa e vou despejar no fundo do mar, depois quando te aparecer o Godzilla não fiques chateado.

        Oh pá vai vender essa treta para outra freguesia, não fazes a mínima ideia do que é lixo radioactivo e que o mesmo tem que ser enterrado durante milhares de anos a espera da desgraça…

      • Entusiasta says:

        A questao é “há necessidade de tanto tratamento de dados?”

        A IA traz assim tamanha vantagem que compense a energia que necessita? O marketing gamha assim tanto com os dados? A humanidade tem benefícios globais com a massificação da IA?

        Creio que a resposta é não. A IA na minha opinião é uma ferramenta cujos benefícios incontestáveis apenas existem áreas muito específicas, geralmente científicas e militares. O Chat GPT é um capricho convenhamos

  2. Tone says:

    Até agora era só ventoinhas e painéis solares. Quem falasse em nuclear era logo massacrado como sendo um indivíduo extraterrestre. Como são os grandes a voltar a falar em nuclear, já está tudo bem. O Zé Povinho assemelha-se mais a uma ovelha.

  3. JLB says:

    O futuro dos centros de dados está na IA, Computação Quântica e Centrais Nucleares de Fusão. E sim, cada vez mais haverá necessidade de tratamento de dados em larga escala para as mais diversas áreas de aplicabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.