Google retomou o Fuchsia OS e agora quer a ajuda dos programadores
Há muito que se sabe que a Google tem um novo sistema operativo a ser preparado. Conhecido como Fuchsia OS, pouco mais tem sido disponibilizado sobre este sistema, que se espera venha a ser tornado público em breve.
Depois de muita especulação e informação que nunca foi confirmada, a Google trouxe agora novidades. Quer avançar com os desenvolvimentos do Fuchsia OS e para isso pede a ajuda de todos os programadores.
Retomar o Fuchsia OS
Há 4 anos que se sabe que a Google tem o Fuchsia OS a ser desenvolvido. Este tem sido mostrado de forma muito discreta e sem que nunca seja revelada a sua utilidade ou o seu real propósito para o futuro. Existe, é real, mas ninguém sabe bem para que serve.
Das muitas particularidades do Fuchsia OS, uma das que se destaca é não usar um kernel Linux mas sim um microkernel chamado Zircon. Os seus repositórios são públicos, todos podem ver o que existe e está a ser desenvolvido, mas ninguém o consegue usar em cenários reais.
Google quer a ajuda dos programadores
A Google agora resolveu abrir um pouco mais sobre o Fuchsia OS e fez um apelo aos programadores. Tem já disponível o seu código-fonte e quer tornar este seu projeto ainda mais open-source. Espera que este seja mais seguro, incluso e atualizável no futuro.
Os programadores agora podem baixar o código-fonte do Fuchsia OS do seu site oficial. Aí encontram também as ferramentas e o emulador para fazê-lo funcionar localmente. A Google incentiva testes e novas ideias ao desenvolver o sistema operativo.
Código-fonte do sistema operativo disponível
Referido muitas vezes como o futuro substituto do Android e do Chrome OS, este, na verdade, será muito mais. Deverá ser usado de forma transversal nos dispositivos da Google no futuro, em muitas plataformas e em muitos cenários do dia a dia.
Mesmo com esta abertura, a Google irá manter o controlo dos desenvolvimentos do Fuchsia OS no futuro. Seguirá os mesmos princípios que usa no Android e do Chrome, em que os programadores contribuem, mas as novidades são autorizadas pela gigante das pesquisas.
Este artigo tem mais de um ano
Mais um produto a ser cancelado no futuro…
Sendo opensource só é cancelado se a comunidade não o apoiar
A questão é se fizerem como fizeram com o Android, cada vez que evoluía menos opensource é, os programadores desconfiam…
É muito dificil fugir a isso quando o sistema se torna muito popular, ou é como o linux que é sempre open source mas nao vez grande evoluçao nem grande adoçao mas quem usa gosta ou se o sistema começa a ter muita adoção e tu quiseres evoluir para acompanhar outros haverá sempre coisas que vão deixar de ser open source.
O open source é bom no inicio nunca é bom na evoluçao ao longo dos anos
Não teve grande evolução? Gnome e Kde são interfaces sensacionais. Os aplicativos Linux estão pau a pau com os apps Windows e Mac. Creio que faz muito tempo que você não utiliza uma boa distribuição Linux.
Mais ou menos. Até há uns aninhos eu até diria que até seriam superiores mas nos últimos anos a Microsoft e a Apple fizeram mudanças sérias e eu diria que hoje ficaram um bocadinho para atrás até
gato escaldado, de água fria tem medo …
uma coisa é o android open source project outra coisa é o google android… não confundir sff