Google retirará parte das capacidades de IA do Pixel 9 a quem desbloquear o bootloader
O lançamento da nova série Google Pixel 9 não está isento de polémicas e questões. As principais queixas são focadas na atualização tardia para o Android 15, que chegará em outubro e, agora, também que ao desbloquear o bootloader do Pixel 9 serão perdidas uma série de funcionalidades de IA.
Cuidado se desbloquear o bootloader no Pixel 9
Desbloquear o bootloader não é uma necessidade para a maioria dos utilizadores, mas existe um grupo de utilizadores mais experientes que realizam este processo. Agora, este grupo de utilizadores descobriu que a Google penaliza o desbloqueio do bootloader nos seus novos smartphones: Pixel 9, Pixel 9 Pro, Pixel 9 Pro XL e Pixel 9 Pro Fold.
A informação veio a público graças a vários utilizadores que publicaram a sua experiência com o Pixel 9 em fóruns após abrirem o bootloader. As diferentes histórias relatadas concordam que, após a realização deste processo, alguns recursos que utilizam IA deixam de estar disponíveis nos smartphones. Além disso, estas funcionalidades estão novamente disponíveis quando o bootloader é bloqueado.
Entre a lista de funcionalidades que deixam de funcionar está o Pixel Screenshots. Os testemunhos indicam que esta função que pretendia ser uma espécie de Recall para Android não está a funcionar. De acordo com esta informação, o Pixel 9 não consegue descarregar os modelos necessários para executar as capturas de ecrã do Pixel.
Google retirará parte das capacidades de IA
Esta não é a única funcionalidade que utiliza a IA que não funciona com o bootloader desbloqueado. Os utilizadores também relatam que os relatórios de IA da nova aplicação meteorológica e o Call Notes já não estão ativas. O que parece não ter sido afetado é o Pixel Studio. Claro que, estes problemas são resolvidos invertendo o processo de desbloqueio do bootloader.
A razão pela qual estas funcionalidades baseadas em IA ficaram indisponíveis no Pixel 9 ainda não foi revelada. A Google irá provavelmente citar razões de segurança tanto para o utilizador como para a IA que torna tudo isto possível. Por enquanto, a única coisa que pode ser feita é esperar.
Espera-se que a comunidade Android esteja a trabalhar num sistema que evite o bloqueio de recursos de IA se o bootloader estiver aberto. Até agora, os problemas de realizar este processo em conjunto com o root apenas advinham da utilização de aplicações bancárias ou Google Wallet que deixaram de funcionar devido a problemas de compatibilidade de segurança.
Estas medidas já não me surpreedem e se formos a ver a tendência é ser cadavez mais complicado…
Eu já me deixei de roms alternativas e andar a desbloquear o bootloader, sei que existe motivos para isso, mas para o meu uso deixou de fazer sentido com a evolução do android, desde os primórdios tenho acompanhado isto e como todos que andam nisto tem vindo a ser cada vez mais dicil aceder ao bootloader para o desbloquear porque os fabricantes por motivos de segurança estão a melhorar nesses pontos uma vez que o telemóvel hoje é muito mais do um dispositivo para fazer chamadas e mandar mensagens, fazemos tudo apartir do mesmo e cada vez mais se tem as coisas pessoais associadas ao mesmo.
Basicamente a Google lentamente está a seguir os passos da Apple nestes apectos…
é por isso que um tlm desbloqueado pode ser muito mais seguro se souberes o que estás a fazer. caso contrário é contraproducente.
tb já cá ando desde os palm, ppc’s e dos primórdios em que que a XDA era só mesmo para nerds e alguns geeks… entretanto lá apareceu a Dopod no Japão, QTek na Europa e i-Mate nos EUA, todos fabricados pela HTC antes desta ter a sua própria marca de equipamentos. Bons tempos…
Na realidade nos dias que correm um smartphone com o bootloader desbloqueado é mais perigoso que há uma década trás, não se trata de saber ou não o que se está a fazer, hoje é muito fácil uma pessoa por muito boa que seja nisto deixar passar algo e sem proteção adicional já foste, já mesmo com o mesmo bloqueado é o que se vê.
De relembrar que o comum mortal não se interessa rigorosamente nada deste tipo de assuntos, quer é um Smartphone funcional e que cumpra as necessidades para o qual foi adquirido.
Portanto, o mundo paralelo onde reside a comunidade que mostra como os desbloqueios são possíveis e existem roms customizadas não é destinada ao comuns mas sim á malta que vive intensamente só para estas coisas que dominam o tema mais propriamente os geeks e nerds da informática e eletrônica.
Isto foi interessante nos primórdios do Android em que havia muitos problemas devido a ser algo novo e dado ao fraco suporte dos fabricantes nos primeiros anos, todos queríamos testar alternativas de forma a experienciar a experiencia de utilização mas de notar que as roms customizadas nunca foram perfeitas a 100% em comparação com a stock faltava sempre alguma coisa ou não funcionalidade não trabalhava como deve de ser obrigando a estar sempre a fazer updates para correção, bem era uma bela forma de ir mantendo um smartphone atualizado até justificar a troca.
Mas como já foi referido desbloquear os bootload’s tem vindo a ser cada vez mais complicado torna-se cada vez mais complexo até para instalar uma rom alternativa, já para não falar que ao recorrer a este procedimento há sempre contras, que já são com o intuito de demover tal acção, o que perante esta evolução toda, já começa muitos a deixar de perder tempo até porque hoje temos de nos lembrar que já temos n aplicações com informação confidencial, bancos, pagamentos, finanças, documentos, entre outros que se temos um azar é já foste.
Eu com o Android hoje como está já me deixei disso pelo menos no smartphone pessoal onde tenho tudo, brincar uso outras opções onde não tenho de me preocupar com essas coisas, mas já vi isto melhor que o que vejo hoje e se formos analisar ai pela internet em pleno 2024 a resposta é unanime já não vale apena perder tempo com estes procedimentos, até porque o suporte já é melhor e mais longo, o Android já não é como noutros tempos e tem vindo a melhorar a cada versão, mas os equipamentos na sua maioria ao fim de 3 a 4 anos são poucos aqueles que não estão mais para lá do que para cá e tem de ser encostados.
Pelo menos no grapheneOS e divestOS dá bloquear o bootloader depois de instalados, mas também não me parece que vá sentir falta de nada com IA que a google me ponha no dispositivo mas pronto.
“…esta função que pretendia ser uma espécie de Recall para Android está completamente quebrada…” funcionalidades dessas não obrigado, se estragar não se perde nada.
Pensa assim, dar dá por enquanto, sabes bem que é bom acaba depressa, a Google não é diferente do concorrente Apple mais dia menos dia e fecha a porta de vez, e com esta evolução toda dos IA ninguém sabe como vai ser nas próximas gerações de smartphones.
A malta que dá suporte ao alternativo faz isto por calorice , mas como tudo na vida vão chegar a um ponto que o tempo e trabalho vai começar a ser muito mais dificultado como já acontece hoje em alguns fabricantes.