Google reinventa os reCAPTCHA com um novo sistema invisível
Quem costuma navegar na Internet já se cruzou, de certo, com o sistema reCAPTCHA. Embora possa ter alguma utilidade, este sistema pode, por vezes, ser um verdadeiro enigma quando temos de desvendar quais as letras que nos são apresentadas.
A Google está a preparar-se para, finalmente, simplificar este processo, tendo para isso apresentado os novos reCAPTCHA invisíveis.
Os reCAPTCHA foram desenhados para distinguir os humanos dos sistemas automáticos computorizados, vulgarmente chamados de bots. Este sistema surge várias vezes representado através de textos, imagens ou caixas de seleção. Embora seja um modo de aumentar a segurança das páginas web, por vezes é realmente complicado desvendar o código que nos é pedido, obrigando a repeti-lo várias vezes com diversas combinações até acertar.
Este problema pode ter finalmente um fim, depois da Google ter apresentado a sua solução para este tipo de sistemas, os reCAPTCHA invisíveis, que permitirá simplificar o processo de identificação do tipo de acesso.
Este novo sistema é invisível para os utilizadores, tendo um funcionar totalmente oculto. Através do uso de uma inteligência artificial, este novo sistema é capaz de distinguir um humano de um bot através da análise dos movimentos do rato, do endereço IP e de outros factores.
Assista ainda a este vídeo da Google Webmasters.
Como resultado deste processo, caso a inteligência artificial identifique o utilizador como humano, não irá ser apresentado nenhuma medida de confirmação. No entanto, caso não seja possível identificar o tipo de utilizador, o sistema irá lançar um reCAPTCHA tradicional para que seja possível fazer prova da humanidade do utilizador.
Com este novo sistema, a Google vem oferecer uma navegação mais rápida e fluída, sem que o utilizador seja incomodado com um pedido de confirmação da sua humanidade.
Via: Google
Este artigo tem mais de um ano
Ou eu percebi mal, ou esta notícia está com um atraso de cerca de 2 anos?
Aqui estão a referir-se ao recaptcha “Não sou um robot”, ou este também vai deixar de existir, passando a não ser necessária qualquer intervenção do utilizador?
https://www.google.com/recaptcha/intro/comingsoon/invisiblebeta.html ainda não está disponível
A noticia não disse que estava disponivel..
Nem mencionei isso, só foi uma anotação.
Até porque sou programador web e utilizo o recaptcha da Google em inúmeros sites e passo sempre por essa página.
Estou curioso em ver isso a funcionar.
Uma boa protecção contra CSRF.
já funciona desde janeiro pelo menos, já implementei em vários sites
Está sim disponível. Há um bom tempinho já.
Mais uma forma de captar privacidade.
“Vulgarmente chamados de bots”… Isso implica que esse termo é da gíria popular. Ora então se esse não é o nome oficial, qual será?
Robots?
Wikipedia: “An Internet Bot, also known as web robot, WWW robot or simply bot…”
mais recolha de dados privados sem conhecimento do utilizador…
Dados privados? Tais como?
Isto já não é novo, apenas estão a reutilizar o conceito.
Tens o caso de jogos que usam este método para apanhar o pessoal que usa macro’s para automatizar acções)
Pode ser uma excelente opção para garantir que quem o usa não é um BOT, embora uma solução para o spam de email o possa garantir para quem o envia. Óbvio que os spammers usam sistemas próprios e não estarão submissos a estas regras. E quanto á receção?
Desculpa a minha “lentdião”…podes explanar melhor?
Uma solução CAPTCHA permite garantir uma proteção para evitar o abuso durante uma transmissão de dados, mas não consegue garantir a mesma proteção durante a recepção. Para isso temos os filtros, mas também sabemos quais os resultados nestes últimos 39 anos. Tem apenas um efeito paliativo. Um spammer não respeita estas regras e constrói os seus sistemas á vontade das suas necessidades. Em suma, na falta de melhor, pode-se dar algum conforto com soluções deste tipo. Mas há um método melhor, sofrendo apenas pela falta de valências que não se encontram.
não consegui perceber também
gosto muito de trabalhar com o google por tudo mas so ate por o gmail