Google quer proteger utilizadores e para isso estreia a sua Privacy Sandbox no Android 13
A Google tem estado a apostar de forma muito forte na privacidade e na proteção dos utilizadores. Isso surgiu em muitas novidades e agora tem uma nova proposta. Chama-se Privacy Sandbox e vai ser estreada no Android 13.
Google quer dar mais privacidade aos utilizadores
Algo que parece ser uma certeza de muitos é que a Google, e outras grandes empresas tecnológicas não respeitam a privacidade dos utilizadores. Vivem dos dados que conseguem recolher dos utilizadores e maximizam os seus lucros com a sua utilização.
Ainda assim, a Google parece apostada em mudar esta imagem e em dar acesso a ferramentas que protegem todos os que usam as suas contas e os seus serviços. A mais recente novidade chama-se Privacy Sandbox e está a ser lançada no Android 13 e promete impedir que estes sejam seguidos na Internet.
Privacy Sandbox deve ser a resposta esperada
Ainda que esteja em Beta, o Privacy Sandbox no Android 13 quer garantir aos utilizadores uma proteção contra anúncios indesejados, bem como que estes estejam protegidos de técnicas para cruzar dados e assim obter informações pessoais e de interesses entre apps e serviços.
Apesar de tentar manter toda a estrutura de publicidade, o Privacy Sandbox da Google quer isolar os utilizadores e não irá usar identificadores específicos e que podem ser seguidos. No caso do Android 13, esta é ainda uma opção que deverá ser ativada pelos utilizadores.
Traz controlo completo nas apps do Android 13
Uma das caraterísticas da Privacy Sandbox é que irá servir de intermediário entre os utilizadores e os sites e apps. Os primeiros podem controlar o que querem ver e quais os seus interesses, enquanto os segundos podem questionar o Android 13 para saber esta informação.
A Google já iniciou a chegada da Privacy Sandbox, ainda que de forma muito limitada no Android 13. É algo que controla centralmente e que irá alargar a muitos mais utilizadores deste sistema nas próximas semanas, até ter uma base alargada. Espera-se que em breve a possa trazer a outras versões do seu sistema e até para as páginas web.
Este artigo tem mais de um ano
Penso que é uma boa medida.Serve para proteger os utilizadores.
O problema é que Google + privacidade não combinam, mas ideia é boa….
Uma excelente ideia da google para dominar completamente a venda de publicidade.
O mais cinico disto é revestir isto de “segurança”.
São estes e a Apple, que no conjunto têm na mão todo o mercado dos dispositivos moveis, e fingem que são os mais limpinhos do mundo e mais respeitadores da privacidade.