A Google prepara versão do Chrome para a realidade virtual
A aposta da Google no campo da realidade virtual ficou bem clara na sua última conferência I/O. Com o DayDream, a Google irá unificar as diferentes marcas numa única plataforma.
Mas segundo o que pode ser visto nas mais recentes versões do Chrome para Android, este browser está já a preparar-se para esta nova realidade.
A Google quer entrar no mundo da realidade virtual e assumir um papel que ainda não existe. Com várias soluções dispersas e sem qualquer padrão comum, não existem as definições necessárias para a normal e esperada uniformização. É aqui que a Google espera conseguir colocar o DayDream e todo o trabalho que tem vindo a fazer.
Com o Android Nougat a preparar-se para ser a plataforma de eleição para o VR, é hora da própria Google começar a preparar-se. Para isso começaram a surgir no Chrome, para Android, as primeiras evidências desta nova realidade (virtual).
A versão de testes do Chrome tem já incorporado o suporte para o WebVR, o standard open-source, que trará para este browser o suporte para a realidade virtual. A ideia da Google é permitir que o Chrome possa ser usado para navegar pelos sites que forem criados com tecnologias de VR.
Para além do WebVR, a Google colocou já no Chrome o suporte para VR Shell, que permitirá ser usado pelos utilizadores do VR para navegar em na Internet, mesmo que os sites não estejam preparados para o 3D e para a realidade virtual.
Outra ideia que surgiu foi a da criação de versões do Chrome para as restantes propostas de VR, como os Oculus Rift e HTC Vive.
O Chrome não será o primeiro browser com este suporte. A Samsung tem já um browser seu com suporte VR, mas este está limitado aos Gear VR, que apenas funcionam nas plataformas Samsung.
Este artigo tem mais de um ano
Quer dizer, o pessoal já fica todo vesgo por olhar demasiado tempo para ecrãs de computador a 30/50 cm de distancia. E não veem nada de mal com andar com um ecrã a 5 cm dos olhos. Tá bom… Não me apanham a mim com isso.
Nao vai pegar.