Google+ vai fechar por culpa de uma fuga de dados que aconteceu durante 3 anos
A ideia e a intenção da Google de criar uma rede social tem muitos anos. Já foram várias as tentativas que a gigante das pesquisas fez mas nunca teve sucesso.
Com o Google Plus a empresa arrastou a ideia até decidir agora fechar o serviço. Mas a culpa está localizada numa massiva fuga de dados, que vinha a acontecer desde há 3 anos.
A notícia é recente e dá conta de que o Google+ vai fechar. Foi a própria gigante das pesquisas que o anunciou, mas de forma muito discreta e sem avançar as verdadeiras razões para que este movimento seja feito.
O processo de fim desta rede iniciar-se-à nas próximas semanas e terá o seu fim em agosto de 2019, altura em que será definitivamente encerrada para os utilizadores. Curiosamente a Google tem planos para deixar a vertente direcionada a empresas ativa.
As razões para o fim do Google+
Antes da Google anunciar este fim, surgiu a informação de que teria havido ao longo dos últimos 3 anos uma falha de segurança numa das APIs do Google+. Esta falha teria sido descoberta recentemente, numa análise de segurança da própria Google, que se recusou a revelá-la.
Segundo fontes próximas a este processo, a razão para a recusa em divulgar a informação prendeu-se com uma possível má imagem que este caso iria causar sobre a empresa.
No cerne do problema estaria o acesso que essa API daria aos dados do utilizador e dos seus contactos, mesmo que estes tivesses os seus dados marcados como privados.
A dimensão deste problema ultrapassaria o de problemas recentes, afetando 500 mil utilizadores, que teriam dado acesso a 438 aplicações.
Ao avaliar esta falha, a Google aparentemente não detetou qualquer utilização indevida da API, mesmo com a falha presente, pelo que acabou por servir também como justificação para não ter revelado o problema ao público.
Com o fim do G+, a Google anunciou também um conjunto de novidades associadas à gestão de dados dos utilizadores, ao controlo que estes podem ter sobre os seus dados e à informação que permitem que as aplicações possam aceder.
Depois do Facebook e do seu escândalo com a Cambridge Analytica, é agora a hora da Google se ver a braços com problema de privacidade. Este é mais um caso que prova que mesmo com todas as medidas de segurança aplicadas, as falhas existem e em qualquer lado não estando ninguém verdadeiramente protegido.
Este artigo tem mais de um ano
“Vai ser o adeus ao Google+” ? penso que sim, no entanto vamos ver o que de novo vai aparecer.
Então e facebook? Nada? Quantos mais dados tem que “fugir”?
Já peca por tardia…sinceramente…
Só faltava fecharem o facebook, acabar com aquele degredo, cada vez pior
Não digo fecharem o facebook… mas acho que já chega de redes sociais…
Pois queixem-se que são multados ao abrigo do RPGD ….
Abc
GDPR (em inglês) ou RGPD.
a google ultimamante só fecha serviços. o único qu não e abalado e mesmo o de pesquisa mas as coisas da maneira que andam acho que isso vai começar a mudar….
Aquilo sempre foi uma cidade fantasma, faz bem em fechar, ainda mais pelo fato dos dados dos utilizadores terem sido expostos à terceiros.
Espero que ao menos o fato estivesse engomado.
Antes do acordo ortográfico não tinha piada, mas agora nem sentido faz…
mesmo pós acordo continua a ser facto (algo que aconteceu) e fato (roupa) no acordo de português de portugal, pois o ‘c’ não não é mudo
No Brasil sempre foi fato
Pois de fato no brasil o fato sempre foi fato.
Sendo assim só não teve piada.
Eu continuo a escrever tal como aprendi, mas pensei que fosse fato, até porque depios do acordo surgiram dezenas de piadas precisamente com esta palavra.
facto: Portugal
fato: Brasil
fato (indumentária): Portugal e Brasil
O Novo Acordo Ortográfico, apesar de já ser de 1990 e gerar discórdia, traduz e reflete (“reflecte” antes do N.A.O. mas ninguém lia a letra C) as diferenças linguísticas dos vários PALOP.
O que mais vejo é gente a opinar sobre algo sem de facto conhecer a matéria mas “errare humanum est”.
*P.S. corretivo: ninguém pronunciava a letra “c”
google+ foi uma tentativa falhada de fazer frente ao facebook que toda gente desde o inicio que já tinha o fim anunciado antes de começar, durou 3 anos já não foi mau, a desculpa da fuga de dados é para não darem parte fraca que a plataforma foi um fracasso…
Porque uma fuga de dados é mostrar força e competência
Só faltava agora esta…Eu que curto o Google+,e agora vai fechar.
O Google nunca deu valor ao Orkut. Era um modelo muito interessante mais ele nunca investiu pesado, deixou se acabar sozinho sem investimentos nem atualização do código. Poderiam tentar ressuscitar o Orkut.
Nada de novo, alias nem fuga foi pq o objetivo da Google é capturar e vender dados, então tudo normal.
Só tinha conta nisto por causa do YouToba
De resto, nunca utilizei a interface.
@william
Ao ter uma conta Google, passa a ter conta em todos os serviços mesmo que não queira.
É, mas deletei complemente.
Agora uso uma conta privada ao invés do Gmail
Se isto saisse do android juntamente com o dos livros, play filmes e play música libertava-se uma lixarada valente
Dá para desinstalar essas apps do smartphone.
Tenho pena que este serviço feche. Para mim isto é muito mais que uma rede social. Cidade fantasma como alguns lhes chamam só se for em Portugal que só se liga ao facebrocas e à porcaria do instagrelos. Este é o melhor serviço para seguir interesses variados como por exemplo ciência, uma vez que está lá tudo. A forma de receber notificações (nunca falha uma) é fantástica. Pena que a própria Google nunca tenha sabido promover esta app, que nunca deveria ter concorrido com o Facebook porque é muito mais do que esse lixo que é o Facebook. Enfim, é apenas a minha opinião, não tenho quota na Google nem sou fanboy.
“facebrocas “, “porcaria do instagrelos”, “esse lixo que é o Facebook”.
Nem quero imaginar se fosses hater.
+1
ja vai tarde
RIP
É só um pretexto para fecharem um serviço que há muito tinham vontade de despachar. E ainda aproveitam para gozar com o Facebook: “Estão a ver? Nós somos muito responsáveis, quando há grandes fugas de informação nós até fechamos os serviços, por muito que nos custe”. Engraçada jogada da Google, mas inócua.
Chama-se a isso fugir com o rabo à seringa! Se fosse a MS, caí-a o Carmo e a Trindade…….
Eles vão estar atentos à WS2019. Pode ser coincidencia, mas anunciar este fecho ao mesmo tempo que surgiu este mes o onmindin.com é muita coincdencia.
Fechem mas é o Fuckbook. O degredo tem um dia de acabar.
Então nasce outro.
Isto é um ciclo e muitos já diziam que estas redes sociais iriam ter um fim, para dar lugar a ideias novas.