Google parece estar com sorte! SearchGPT da OpenAI ainda está longe de ser alternativa
O universo das pesquisas na Internet é dominado pela Google e pelo seu motor de pesquisa. Este cenário é assim há muitos anos e poderá não mudar no futuro. Ainda assim, as alternativas vão surgindo e a OpenAI quis seguir esse caminho. O SearchGPT já está a ser testado, mas parece que esta ainda longe de ter a qualidade para ser uma alternativa à Google.
Embora se preveja que os motores de pesquisa artificiais movidos a IA deixem a sua marca na nova era, é também uma questão de curiosidade o quão rápidos são os desenvolvimentos. Também interessa saber se os nossos hábitos de pesquisa irão mudar. Neste sentido, o SearchGPT não está muito pronto para substitua o Google por enquanto.
O SearchGPT, introduzido com grande expectativa pela OpenAI, foi lançado como uma inovação. Deverá mudar fundamentalmente o funcionamento dos motores de pesquisa no mundo digital. No entanto, em pouco tempo, as introduções que surpreenderam os utilizadores deram lugar à deceção.
Este motor de pesquisa de nova geração, apoiado pela inteligência artificial, continua a desiludir em vários testes, não cumprindo as expectativas. O SearchGPT, que deverá agitar o trono de pesquisa digital do Google, não parece muito estável agora.
De acordo com um novo artigo do Washington Post, o SearchGPT ainda não se pegou no que diz respeito à precisão. Numa altura em que a Google desenvolve rapidamente as suas próprias ferramentas de pesquisa alimentadas por AI, o SearchGPT da OpenAI não funciona também.
Os problemas fundamentais são claros. O SearchGPT tem como objetivo fornecer respostas mais rápidas e precisas, combinando os modelos de IA do OpenAI com dados web em tempo real. Em vez dos links tradicionais do Google para as suas consultas, os utilizadores obtêm um resumo das informações que solicitaram. Mas estes resumos são muitas vezes imprecisos.
Por exemplo, a afirmação do SearchGPT de que o CEO da OpenAI, Sam Altman, falará numa conferência tecnológica que não participará é um dos exemplos mais óbvios do sistema ser propenso a ideias não convencionais. Em suma, não existe uma diferença fundamental entre a probabilidade do ChatGPT de cometer um erro e a probabilidade de SearchGPT de cometer um erro.
E se a Google volta-se ao algoritmo inicial, ainda era melhor.
Do meu ponto de vista, só serve para uma pesquisa / investigação focada sobre uma determinada matéria que se procure com muita necessidade. Neste caso, pode salvar horas em frente ao Google. Como substituto para o dia a dia não. Por exemplo, pesquisa de finança focada, ou pesquisa científica focada só em algo específico. Neste caso pode sim salvar dezenas de abas aberta no Google onde se teria de repassar uma a uma.
Por acaso, em matérias que conheço bem e sei avaliar a resposta, mais do que uma vez tenho recorrido ao ChatGPT para pesquisas em vez do Google. É bastante mais rápido, em vez de andar a procurar em sucessivos links. Tenho gostado.
Ontem saiu uma noticia que o Alexa tinha tinha sofrido uma remodelação e que os trumpistas agora se queixavam que estava pró-Kamala Harris. Andes dizia que as eleições de 2020 tinham sido ganhas por Donal Trump. Inversamente, tem-se escrito que o Grok AI, de Musk é claramente pró-Trump e anti Harris (se a principal fonte de informação for o X e os posts de Musk compreende-se).
Fui perguntar ao ChatGPT, e foi factual quanto aos resultados das eleições de 2020 e não me pareceu que tivesse enviesamentos relativamente a Harris-Trump.
Isto para dizer que, se se fizer uma pesquisa no Google tem que se ler o que está escrito e, pelo resto do texto ou pelo autor, avaliar se essa informação está enviesada. E depois ler outros textos de outros autores. Às tantas, a confusão aumenta em vez de diminuir. Com um chat AI essa “papa” já está feita – mas tem muito que se lhe diga como é pré-treinada.
É pá deixem a politica em casa e falem mais de tecnologia.
Os chats IA são importantes pela tecnologia ou pela informação/desinformação que veiculam?
Começaste bem… mas não resistes… é mais forte do que tu hahaha….não consegues mesmo separar as coisas. Ainda no outro dia saiu um artigo que provou que as AI comerciais têm bias de centro esquerda. Mas sim, a AI tem um valor ainda muito desprezado pela maior parte das pessoas porque no dia a dia não conseguem ter uso á mesma devido a profissões cujo contexto não necessita de Ai (ainda) . Eu costumo dizer que o potencial da AI vai depender do potencial da I humana que estiver a fazer questões.
E a forma como é extraída a “data ” para treinamento da AI não funciona assim mestre Alves. Pesquisa como está a ser sintetizada as bases de dados para treinamento, vais compreender.
Pois sim, Jaquim. De onde é que o Grok terá ido tirar estas pérolas:
Aves 8 de Agosto de 2024 às 00:21
O Grok é o chatbot do X disponível para clientes plus. Obviamente que depois de chegar ao X, a desinformação do Grok é partilhada por milhões nas redes sociais.
Segundo a Reuters, duas “pérolas” do Grok:
– os democratas estão a permitir que os migrantes atravessem a fronteira sul para que possam votar nas eleições presidenciais, mesmo que não sejam elegíveis para fazê-lo
– Harris tinha perdido o prazo de candidatura em nove estados, o que é falso.
Por isso, os Secretários de Estado de 9 estados (Minnesota, Pensilvânia, Washington, Michigan e Novo México), numa carta aberta a Musk, pedem que “implemente imediatamente mudanças no assistente de pesquisa de IA da X, Grok, para garantir que os eleitores tenham informações precisas neste ano eleitoral crítico”.
homem, tens de perceber como funciona a inferência. A IA não é um estilo de Wikipédia com TERABYTES de info armazenada. Não é dada disso. Numa forma muito simplista (que não é), é um sistema neuronal. Deixa de politizar as coisas, tu acordas com o Musk e vais com ele pra cama. Vê isto: https://www.youtube.com/watch?v=9-Jl0dxWQs8&list=PLDz7Nmlc4H5kA-FZS2JZGUWpEkeM7OACP&index=63
Que o Grok se distingue por ir buscar dados ao X – foi o próprio Musk que disse, não inventei nada.
Ter dito que se recorre aos comentários e likes de Musk – que tem alguns 50 milhões de seguidores, para se inclinar para Trump contra Harris é perfeitamente natural. Nem é preciso sugerir que Musk disse aos engenheiros: “O Grok orienta-se pelos comentários do X – a começar pelos meus, que sou o Ser Supremo”. Basta um post dele de um video em que Harris parece que está a dizer que não sabe o que anda a fazer – que Musk sabe que é falso, mas que graças a ele tem já milhares de milhões de visualizações.
E não venhas com tretas de sistemas neuronais, porque a questão – que é real – é do enviesamento/desinformação dos chat AI.
Precisas de ajuda Aves. Estou a falar a sério. Estou seriamente preocupado contigo.
deixa.o a falar sozinho. a partir do momento que vi que é imparcial e em muitos aspetos meio burro, deixei de ler os comentários dele… mas chamou-me a atenção o teu link, que tá nice!