Google pagou a influenciadores para promover o Pixel 4… que nunca o usaram
A Google está a ser processada pela Federal Trade Commission, entidade de proteção dos consumidores nos Estados Unidos da América, e por mais 7 estados norte-americanos, por ter recorrido a influenciadores para falarem bem das especificações e qualidades do smartphone Pixel 4 aquando do seu lançamento, se que estes tivessem sequer acesso ao dispositivo.
Os influenciadores foram pagos para falar de um produto que nunca tinham usado antes, no papel de influenciadores e não como meros atores.
A indicação de conteúdos publicitários nas redes sociais é uma obrigação por parte dos influenciadores digitais e, em muitos casos, os produtos apresentados nunca foram de facto usados por quem os apresenta. É a forma como o negócio da publicidade funciona atualmente.
Contudo, as entidades de defesa do consumidor poderão ter uma palavra a dizer. Nos EUA, a Google está a ser atualmente processada por, alegadamente, ter pago a influenciadores digitais para promover o seu Google Pixel 4 aquando do lançamento, mas sob aquilo que chamam de publicidade enganosa.
Google apanhada a fazer publicidade enganosa?
As publicidades em questão estiveram em exibição entre 2019 e 2020 e apresentavam influenciadores que exaltavam os recursos dos telefones que supostamente não tinham e que a Google nem lhe forneceu ante das gravações, segundo alegam as autoridades.
A iHeartMedia é uma das maiores empresas de meios de comunicação dos EUA, sendo que, tanto ela quanto outras 11 estações de rádio, emitiram os anúncios do Pixel 4 em dez grandes mercados. Foram ao ar cerca de 29.000 vezes, contudo, o número de pessoas que atingiu não é conhecido.
A FTC, com este processo, tem como objetivo impedir que a Google e a iHeartMedia façam quaisquer reivindicações futuras enganosas sobre a propriedade. Exige ainda que ambas as empresas comprovem a sua conformidade através de relatórios. Já os estados, incluindo Arizona, Califórnia, Geórgia, Illinois, Massachusetts, Nova York e Texas, emitiram sentenças e exigem que as empresas paguem 9,4 milhões de dólares em multas.
O porta-voz da Google, José Castañeda, disse em comunicado à imprensa que a empresa estava "satisfeita" em resolver a situação e levava as leis de publicidade "a sério". Acrescentou ainda que a Google não encarou isto como ação judicial e que a empresa estava já a fazer um acordo com seis dos sete estados em causa.
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Se fazem isto com um telemóvel imaginem com um “virus” e uma “vacinas”…
Não percebi. Foi a Google que criou o virus e as vacinas?
O problema é os seguidistas andarem a cheirar “influencers” ah ah ah
Tem sempre de cheirar alguém para se sentirem com a vida preenchida. Modas…
Das vacinas, o Chega pagou 823000 euros a um jovem, de Santarém, para fazer 4000 milhões de comentários com 110 milhões de perfis, em 4 redes sociais, a dizer que “Já morreram 673000 crianças e mais de 40 milhões de adultos, vacinados. Sem vacinas nenhuma criança morreu e 230 adultos faleceram, vítimas de covid-19.”
Até o Dr. Ricardo Baptista Leite e o Dr. Pedro Simas foram apanhados a comentar essa propaganda.
O mesmo para o jovem de Vila Franca de Xira, que tinha 60 milhões de perfis, a quem o Sporting pagava 32000 euros mensais, para correr as redes sociais a mostrar que por cada descontente existiam 1000 a apoiar o Bruno de Carvalho.
E a fonte? Luminosa, ali para os lados da Alameda?
fonte: trust me bro
É normal. A grande maioria deles não usam os produtos.
Só cai quem quer…
Não tenho pena. É o que dá fazer negócios com influenciadores da treta, palhaços do século XXI.
Mesmo xD Não sei como há gente que come tudo dessas carraças que andam por ai com o nome de influenciadores.
Muita gente cai nessa banha da cobra. Não faço parte desse clube. Não preciso dessa gente para decidir o que compro.
Os influenciadores também devem sofrer as consequências. Como eles dependem muito dos rendimentos de redes sociais (YouTube,insta, etc) que melhor castigo de serem banidos permanente. Perda de todos rendimentos
Brevemente também a Apple..
A Apple já o faz há muitos anos. Simplesmente nunca foi falado. Tiram fotos com DSLR com lentes de 800€, e dizem que foram tiradas com iphones.
A Apple costumava pagar 500 dólares a cada influencer que passasse 48 a 96 horas nas filas e que promovesse os novos aparelhos, fazendo lives e vídeos, apresentando informações e mostrar o unboxing. Pagavam os 1500 dólares pelos aparelhos, gravavam os vídeos e iam devolver, recebendo 2000 dólares. Foram 11 anos assim… até que o Cook mandou reduzir a prática e passaram a usar conhecidas personalidades, para lhes entregarem os novos aparelhos e montarem campanhas.
Vivemos num mundo cada vez mais fake. Este tipo de marketing devia ser punido. Todo o tipo de marketing que inclui certo tipo de truques para enganar devia ser punido. E para mim quase todo o marketing que vejo hoje é treta e enganadora.
meio mundo a enganar o outro meio,nada de novo.