Google pagou 10 milhões a investigadores no seu programa de caça aos bugs em 2023
A Google depende muito dos investigadores de segurança para manter os seus serviços e apps monitorizados. Estes avaliam e detetam problemas de segurança e comunicam à gigante estas situações para não serem explorados. Agora, a Google mostrou os dados de 2023 e revelou ter pago 10 milhões a investigadores de segurança para se proteger.
10 milhões em prémios a investigadores
São números muito relevantes e mostram como a Google aposta na segurança dos seus serviços e das suas apps. O seu programa de caça aos bugs tem já vários anos e a cada novo é mostrado como este funciona como esperado. Em 2023 não foi diferente e os dados mostram pagamentos de 10 milhões de dólares, um valor que ainda assim é inferior aos 12 milhões do ano anterior.
Em termos concretos, e no caso do Android e dos seus smartphones, a empresa pagou 3,4 milhões. Para vulnerabilidades críticas, a Google aumentou o pagamento máximo para até 15.000 dólares nesta categoria. Nesse ano a empresa também adicionou ao programa o Wear OS.
Google aposta na segurança dos seus serviços
O Google Chrome também foi alvo destas análises e os investigadores arrecadaram uma parte dos pagamentos com 2,1 milhões por 359 relatórios exclusivos. Entre eles estavam alguns problemas de longa data que passaram despercebidos. A Google também trabalhou em melhorias de segurança necessárias para o browser, como o lançamento de recursos que impedem o funcionamento da maioria dos bugs de memória.
O restante dos valores destes prémios de 2023 foi distribuído por outros projetos da gigante das pesquisas. À medida que a IA e outras ferramentas estão em constante evolução, a Google deverá manter este programa. A empresa quer estar ainda mais à frente da curva com os seus programas de segurança em várias áreas, serviços e apps.
O programa de caça aos bugs vai continuar
Numa análise global deste programa, fica claro o seu sucesso. A maior recompensa paga por um relatório de vulnerabilidade em 2023 foi de 113.337 dólares. Já no que toca à contagem total desde o lançamento do programa em 2010, esta atingiu em 2023 os 59 milhões de dólares.
Os desafios de segurança não abrandam e a cada dia surgem novas ameaças. A Google está atenta a esta área e confia nos investigadores de segurança para descobrir problemas e reportá-los, para serem de imediato resolvidos
E o feedback é bom! Os produtos Google (Chrome, Android, etc) são bem seguros!