Google Maps ganha novidade com o Gemini e a IA na navegação
A IA está a ganhar espaço e a conquistar novas apps. Um exemplo é o Google Maps, que começa a substituir o Google Assistant pelo Gemini, mudando completamente a forma como se usa a aplicação. Será possível fazer tudo a partir de agora com a voz e de forma simples.
Google Maps ganha novidade com o Gemini
Os planos da Google com o Gemini são muito claros. Integrar a IA em qualquer aplicação e serviço e já o faz há algum tempo. Agora, começou a implementar uma mudança muito importante no Google Maps. Em concreto, a versão 25.41.03.815390258 traz uma nova opção que permite escolher entre dois assistentes diferentes. Entre eles está o Google Assistant, que está na plataforma há anos .
O outro assistente que podemos selecionar na nova versão do Google Maps é nada mais nada menos que o Gemini. O chatbot da Google também se integra com outras plataformas relacionadas com a condução, como o Android Auto. Por outras palavras, pode-se finalmente substituir o Google Assistant pelo Gemini no Google Maps. E, claro, oferece muito mais opções.
Com o Gemini, é possível agora executar qualquer ação que se faria manualmente no Google Maps. Alterar a rota durante a navegação, solicitar que se modifique o tipo de viagem e permitir portagens, adicionar paragens de estrada mais específicas e assim por diante.
Esta IA ajudará de forma natural e intuitiva
Por exemplo, quem estiver a viajar e precisar de reabastecer num posto de abastecimento, pode perguntar ao Gemini. Bastará ditar que "encontre um posto de abastecimento Repsol para parar, mas não se desvie demasiado". A IA fará uma pesquisa e modificará a rota automaticamente.
A integração do Gemini com o Google Maps está disponível para os utilizadores beta da aplicação no Android. No entanto, é provável que chegue à versão final em breve e também esteja disponível para a aplicação iOS no futuro. Quem possui a versão de teste pode agora escolher entre utilizar a IA ou o Assistente anterior. Para isso, basta seguir uma série de passos.
Aceder ao Google Maps e clique no ícone da sua conta na parte superior. De seguida, clique na opção 'Definições' e, em seguida, selecionar 'Navegação'. Por fim, encontra a secção "Gemini" e toca nela. Agora só terá de escolher entre o Google Assistant ou o Gemini. O botão do microfone que aparece na parte superior quando está no meio de uma rota é substituído pelo ícone do Gemini. Para o usar, basta tocar nele e dizer qualquer comando.





















E esse Gemini consegue ler o meu dongle OBDII onde por exemplo teria acesso á % de combustível disponível no depósito e aí dizer “Olha a este ritmo tens de abastecer, segundo os últimos preços disponíveis, a melhor paragem e no posto X, mas como tenho reparado tu costumas abastecer sempre em postos Y há aqui perto, queres que inclua essa paragem?” Isso era a IA a trabalhar para mim, não eu a trabalhar para a IA/Google.
O meu BEV faz uma coisa parecida quando a bateria chega aos 10% indícame os 4 pontos de carregamento mais próximos mas infelizmente nenhum desses pontos é alcançável com esse nível de bateria, e se for na autoestrada pior.
Mas seria interessante os sistemas internos dos carros, ou essas IA de grandes empresas conseguissem prever analisando em tempo real várias variáveis, como quantidade restantes de combustível (fosse qual fosse), consumo do veículo, distância do posto mais próximo dentro da rota, e inclusive preço e marca com pré analise das preferências do condutor, avisar/propor com tempo de antecedência, mas isso deve de ser demasiado Sy-Fy.