Google já consegue enviar apps virtuais para o Android
A Google explora ao máximo as potencialidades que o seu sistema operativo oferece. Procura tirar dele o máximo partido e dar aos utilizadores as melhores e mais úteis características.
Sendo uma empresa virada para as pesquisas na web, lançou agora uma forma completamente diferente de aceder aos conteúdos que pesquisamos. Passamos a receber as aplicações dos sites que queremos e podemos usar de forma virtual, sem as instalarmos.
Este novo conceito da Google não é novo e resulta da compra da Agawi, feita pela empresa há alguns meses. Mas a verdade é que a sua implementação no Android abre novas portas e novas potencialidades, até há pouco impossíveis de realizar.
Com a crescente transposição da web para os dispositivos móveis, importa dar aos utilizadores as ferramentas necessárias e foi isso que a Google agora anunciou.
De forma simples e sempre que forem feitas pesquisas, os resultados vão dar primazia a quem tem aplicações móveis disponíveis. Mas a mudança é ainda maior com a Google a conseguir transpor para os dispositivos as aplicações, de forma temporária, dando acesso aos utilizadores às mesmas.
Na prática o que acontece é uma instalação temporária dessas mesmas aplicações, para que o utilizador faça uso delas, sem que tenha de as ter permanentemente no seu Android.
Esta funcionalidade será usada nos casos em que os conteúdos disponíveis nas aplicações sejam mais ricos e mais úteis que as versões web dessas aplicações.
No exemplo apresentado e que pode ser visto na imagem acima, a aplicação HotelTonight é pesquisada e como o conteúdo da aplicação é mais rico e mais completo, a opção da Google é fazer stream da aplicação para o Android e o utilizador faz uso dela de forma temporária, neste caso para marcar um quarto, o que não pode fazer no site.
A qualquer momento o utilizador pode optar por instalar de forma permamente a aplicação, bastando para isso carregar no botão que vai estar presente. Também para melhor identificar estas aplicações estará sempre presente uma indicação visual de que esta é uma aplicação que está a ser streamed.
Ainda demorará algum tempo até que esta funcionalidade seja alargada, mas pode ser já testada em algumas aplicações (HotelTonight, Chimani, Daily Horoscope e New York MTA Subway Map), com as quais a Google está a fazer os primeiros testes públicos.
Para já são apenas os primeiros testes de uma tecnologia que vai com certeza mudar o Android e a forma como as aplicações nele se integram. É também uma forma diferente de dar aos utilizadores os resultados das pesquisas, permitindo o acesso à melhor e mais completa informação e capacidades.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom!
É bem, gosto.
É bom para quem quiser dados móveis. O a utilização da app instalada consome muito menos dados móveis que a aplicação por streaming.
*É bom para quem quiser gastar dados móveis.
É impressionante a quantidade de velhos do Restelo que aparecem… Então isto não é de se aplaudir a 100%? Se não quer ter a aplicação instalada, não tem, e acede por stream. Se não a tivesse instalada noutro caso, acedia à versão mobile do website. Assim pode fazer stream, e não se esqueça que o wi-fi também existe, o mundo não é feito de dados móveis. Mas para pessoas como o senhor que têm esse problema de gastar dados, é simples… fica com a aplicação instalada, como fez até agora.
+1
*clap clap clap* Muito bem google! Só espero é que quando uma empresa vier a publico dizer que criou isto, se lembrem de ver a utilidade disto. É tipico.
Na Apple é que decidiram gastar dados sem avisar, a Google confia na capacidade de discernimento dos utilizadores e deixa-os tomar decisões informadas.
Desde que seja possível desactivar essa opção ou o sistema só virtualizar a app se o utilizador autorizar, não vejo problema.
Isto poderia de alguma forma vir a ser universal? Ou seja, a app funcionar de igual forma em todos os SO, certo?
sim, mas para isso o SO precisa estar preparado e o app precisa existir para aquele SO. Ao pesquisar o buscador do google poderia identificar o SO e direcionar o usuário, caso ele queira, para fazer a pesquisa no app.
Oh, boa malha, é mais ou menos como as webapps do Ubuntu. Nice I like.