Google anuncia que irá usar material reciclado em todo o seu hardware
A Google, empresa especialmente associada ao famoso motor de pesquisa e uma panóplia de software, fabrica também hardware. A gama Pixel, Google Home e Nest são só alguns exemplos de produtos que a empresa desenvolve e produz.
Assumindo um compromisso com a sustentabilidade, a Google afirmou que todos os seus equipamentos irão usar materiais reciclados na sua construção. Para além disso, as entregas feitas pela empresa serão 100% livres de emissões de dióxido de carbono.
A Google, peso pesado do software e serviços online, tem também uma gama de hardware. Entre os mais bem sucedidos destacam-se a gama Pixel que contém dos melhores terminais Android do mercado, a gama Home e Nest de assistentes pessoais e equipamentos inteligentes para o lar.
No processo de fabrico de todo o hardware que possuímos há uma grande quantidade de recursos e materiais que são usados. A Google, tendo perfeita noção do impacto deste processo, assume assim um compromisso com a sustentabilidade. O objetivo passa por, num processo gradual com pico em 2022, garantir que todo os seus terminais usem materiais reciclados durante o fabrico e reduzir totalmente as emissões de dióxido de carbono nas entregas.
By 2020, 100 percent of all shipments going to or from customers will be carbon neutral. Starting in 2022, 100 percent of Made by Google products will include recycled materials with a drive to maximize recycled content wherever possible. And we will make technology that puts people first and expands access to the benefits of technology.
Contudo, isto não quer dizer que 100% dos materiais usados nos equipamentos da Google serão reciclados. Ao invés disso, o comunicado da empresa refere que 100% dos seus equipamentos recorrerão a materiais reciclados no seu fabrico, mas sem especificar a magnitude do uso desses materiais. Mesmo assim é um passo em frente no desenvolvimento de práticas sustentáveis junto das grandes empresas tecnológicas.
Atualmente o Chromecast e a gama Home já são ambientalmente amigáveis, pois recorrem a plástico reciclado - nomeadamente de garrafas de plástico - na sua produção.
O compromisso assumido pela Google é de louvar, tendo assim uma consideração especial pelo impacte ambiental das suas práticas. Muita da evolução feita ao nível da sustentabilidade e ecologia terá de ser primeiramente realizada por grandes empresas, que têm mais poder e impacto nas suas ações.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Google
Neste artigo: ambiente, Google, reciclagem, sustentabilidade
Acho muito bem essa iniciativa.
Eles que acabem com aquela mania de meter sacos e mais saquinhos para embalar cabos e coisinhas dos equipamentos.
+1
Usando películas nos ecrãs (como já veio de fábrica no S10) na vez desses saquinhos era melhor.
(OFF TOPIC) Tipo o Mc Donalds, não te dá palhinhas mas mantém os copos de baixa rigidez e mete as tampas por cima na mesma lol
As tampas tb acabam em outubro. Estão simplesmente a gastar stock.
Boa iniciativa.
Gostava era que eles também anunciassem o Assistant em PT-PT e os Pixel em Portugal.
Que incrível.
Estão salvando o planeta.
Google é demais.
Que lindo.
Quase uma poesia.
Agora só falta obrigarem as empresas produtoras e de assemblagem a pagar salários justos e a acabarem com a exploração laboral.
Que tal deixarem de lançarem telemóveis novos a cada ano (isto é uma critica a todos os fabricantes, não só a Google), alguns de 6 em 6 meses, outros lançam uma panóplia de modelos diferentes. Tudo lixo electrónico desnecessário.