Google Duplex – E se recebesse uma chamada de uma inteligência artificial?
A inteligência artificial está cada vez mais desenvolvida e com melhores capacidades para interagir com os humanos.
Durante a Google I/O, Sundar Pichai apresentou uma nova componente do seu assistente, o Google Duplex, uma funcionalidade que permite à inteligência artificial fazer chamadas.
Nos últimos tempos, a inteligência artificial tem sido uma das áreas mais trabalhadas, levando a grandes evoluções. Se nos assistentes virtuais é onde esta tecnologia mais se destaca, a verdade é que hoje está presente em cada vez mais componentes, como é o caso do machine learning e das câmaras dos smartphones mais recentes.
Durante a Google I/O, a gigante americana mostrou mais uma inovação nesta área, oferecendo agora a possibilidade à sua inteligência artificial de realizar chamadas como se de um humano se tratasse.
Google Duplex - Inteligência artificial que fala como um humano
A Google é uma das marcas que mais tem apostado no desenvolvimento das inteligências artificias e o novo Google Duplex é a prova disso.
Durante o Google I/O, 35 minutos depois de iniciar a sua apresentação, Sunda Pichai, CEO da Google, surpreendeu todos os presentes ao pedir ao assistente virtual que marcasse um corte de cabelo e esta ter respondido à letra.
Seguiu-se então a demonstração do novo Google Duplex, com a inteligência artificial a fazer uma chamada para um salão de cabeleireiro e a interagir como se um humano se tratasse de forma a marcar o corte de cabelo. Depois foi também apresentado um segundo exemplo, desta vez numa reserva de restaurante, onde o Google Assistant volta a ter um desempenho notável.
Durante a chamada, o Google Duplex permitiu à inteligência artificial simular de forma impercetível a conversação humana, estando até alguns pormenores como o "Hum..." e o "mmm-hmm" presentes.
Mas o que é o Google Duplex e como funciona?
O Google Duplex, segundo explica a Google, é um sistema conversacional composto por uma rede neural recorrente (RNN) desenvolvida com base em Tensor Flow Extended. Além disso, faz uso de tecnologia de reconhecimento automático de discurso (ASR), além de analisar vários parâmetros entende o que o interlocutor está a dizer e analisar o contexto. Para controlar a entoação, foi também usado Text to Speech (TTS) com base em Tacotron e WaveNet, tendo sido introduzidas algumas "Speech Dysfluenies" (Hum..; Mmm-Hmmm) de forma a humanizar o discurso.
Para chegar a este nível, a Google treinou o seu sistema com chamadas anónimas e em vários contextos. Assim, o assistente virtual é capaz de manter conversações autónomas sem intervenção humana, embora exista um sistema para alertar um operador humano caso a tarefa não seja completada.
De momento o Google Duplex ainda está limitado a sistemas de reservas, ajudando assim a limitar o número de cenários e questões colocadas.
Assustador ou fantástico?
Embora esta seja uma evolução bastante aplaudida, várias pessoas têm também protestado contra esta evolução, apelidando-a até de assustadora.
Tendo em conta que dificilmente o interlocutor se apercebe que está a falar com um robot, consideram importante que seja criado um sistema que identifique quando estas chamadas são feitas.
A verdade é que a Google deu um passo de gigante na sua inteligência artificial, sendo no entanto algo que a gigante americana tem de pensar como controlar de forma a que não seja usado com intenções menos sensatas.
Veja também:
Este artigo tem mais de um ano
Teste de Alan Turing quase a ser quebrado
Ainda não , mas…..
Abc
Fico sempre preocupado com:
– esta tecnologia funciona com português europeu?
Por agora só deve estar numa lingua ou duas. Temos que perceber, somos ”pequenos” para grandes empresas apostarem. Custa-nos ver o PT-PT excluido de Siri, de Google Assistant etc, mas e se fossemos nós no lugar deles a desenvolver uma app com voz? Iriamos investir realmente muito numa população ”irrisória”? Sim se pensarmos que nem 20% dos telemóveis em Portugal sao iPhone, vale a pena a Apple investir numa Siri PT-PT para possivelmente menos de 1 milhão de pessoas? Mesmo para a Google, vale a pena para se calhar 5 ou 6 milhoes num universo de bilioes?
Não temos culpa e esperemos que mude, mas penso que as gigantes vao sempre assumir que para nós o PT-BR é suficiente
Sinceramente nisso e vergonhoso a siri nao estar em Pt-Pt. Falo so na siri porque o Google Assistant nao pagas nada por ele, ja a siri todos os equipamentos que a usam sao da Apple e todos sabemos que nao sao equipamentos baratos… logo pagas pela siri e apoio nenhum… normal da Apple no fundo…
È isso que te peocupa ???
Há coisas muito mais serias neste tema.
Abc
Ah ah isso quer dizer que a gaja que escreveu no curriculum que era Gestora de Comunicação – alias telefonista – vai para o desemprego!! Finalmente …
Finalmente? Qual é o problema da tarefa de telefonista?
Não está lá a prestar um serviço para o qual a contrataram?
Que regozijo ver “gajas” a serem despedidas para serem substituídas por software.
Há uma empresa que tem acionistas que são pessoas com um interesses próprios que consegue simular uma conversa sem que seja perceptível que se está a falar com algo que não é humano…Isto é um poder imenso, isto é realmente assustador.
Tretas do costume da Google…
Anunciaram o Google Now on Tap também há uns anos, e onde está ele AGORA?
Chama-se Vaporware, e é como o carro autónomo deles, está sempre “tão perto” e eles prometeram há 6 anos que estava pronto em 5.
Realmente são terríveis. Mas tu não consegues ser melhor.
Agora pensa nisto e bom fim de semana 🙂
Pois, mas a minha conta bancária também não é melhor que a deles…
É mas é as tuas tretas do costume.
O Google Now on Tap ainda existe e funciona muito bem. Agora é “What’s on my screen” no Google Assistant.
A waymo já vai em 2018 ter um serviço táxi em Phoenix.
Ceguinho, ceguinho, ceguinho…
Estamos em 2018, onde é que está o serviço de táxi?
http://fortune.com/2018/03/13/waymo-driverless-minivans-phoenix/
Para early riders.
A minha preocupação é: Quando é que vai ser o dia de julgamento?
Não viste o final do filme ?
Eu só estou pensando no “Do not disturb” do futuro, vai ser louco e assustador. Imagina colocar no modo não perturbe e deixar o assistente atendendo as chamadas e resolvendo o que pode, algo do tipo:
Olá João, durante o modo não perturbe você recebeu 2 ligações.
O barbeiro pediu para confirmar o horário, esta tudo certo. Lisa ligou desejando marcar um jantar, baseado nas suas preferências e opiniões no Google Mapas, marquei às 19:00 no Restaurante tal no dia tal, já está na sua agenda, deseja ser alertado com antecedência? …
Rapidamente estarás ás ordens desse agente “virtual”…
Pensa, simular sua voz, cometer um crime, ativar/contratar/encomendar/ um servico, transferencias bancarias, etc…etc… Ate pouco tempo, os funcionarios da Google estavam fazendo um abaixo assinado interno para para de produzir A.I., para Ministareio de defesa dos EUA.
Como provar que nao foi voce?!
Eu penso que fartos de inteligências artificiais andamos nós todos. Tenhamos bom senso!!!
Sinceramente penso não haver grandes diferenças com as chamadas dos vários call center Meo, etc… que já são autênticos robôs. O problema apenas se continuará a verificar relativamente ao “do not disturb”, e a procura de trabalhos porventura ainda mais nojentos por parte de alguns filhos da puta
Mundo esta a mudar, nao importa a sua idade, aprenda a programar, ou seja, desemprego!
Pensa, simular sua voz, cometer um crime, ativar/contratar/encomendar/ um servico, transferencias bancarias, etc…etc… Ate pouco tempo, os funcionarios da Google estavam fazendo um abaixo assinado interno para para de produzir A.I., para Ministareio de defesa dos EUA.
Como provar que nao foi voce?!
Qual a novidade disso? o Watson ja faz isso…alias, tanto o watson, alpha go, duplex, IA da microsoft, amazon, facebook…todas essas IAs vem de 1 unico projeto ( ROUBADO), Inteligencia Artificial eh uma DESCOBERTA, algo que acontece de milênio em milênio. E muita gente acreditando que cada 1 dessas empresas AO MESMO TEMPO desenvolveram uma IA promissora..
Vamos ser directos numa coisa…
Dos projectos de AI este e o menor dos mals… falar como uma pessoa fazendo marcações por si? Comparado com a Sophia que ja consegue falar, pensar e agir por si mesma nao e nada… nao falta muito para lhe por umas pernas e por la a ter uma vida visto que ate BI ja tem na Arábia saudita… ou seja, ate ja pessoa é…
Por isso o Google Duplex a beira de muitos projectos ja existentes nao e em nada assustador. Ate se tivermos em conta que a empresa que construiu a sophia quer que no futuro seja impossivel reconhecer se ela e um humano ou nao…
é de mim ou na demonstração, a segunda chamada foi a Siri que atendeu xD