Google Chrome: 5 dicas fantásticas que deve conhecer
Como sabemos o Google Chrome é um dos browsers mais usados em todo o mundo. Apesar do aspecto minimalista, o browser da Google esconde muitas funcionalidades que o tornam ainda mais simples de usar, flexível e poderoso.
Hoje vamos apresentar 5 dicas para o Google Chrome que consideramos interessantes e que podem ajudar a melhorar a experiência dos utilizadores com este browser.
1) Task Manager
Tal como os sistemas operativos, o Google Chrome tem também um estilo de gestor de tarefas/processos. Através deste gestor, o utilizador pode saber quanto é que cada separador ou extensão está a consumir de memória, CPU, Rede, GPU, etc.
Para aceder ao Task Manager basta usar o atalho “Shift + Esc”.
2) Fixar Separador
Se há uma função que de facto dá muito jeito, essa função chama-se Pin Tabs (ou Fixar Separadores). Na prática ao fixar os separadores, este ficam mais pequenos na barra de topo mas também fixos.
Esta é sem dúvida uma óptima opção para ter, por exemplo, o Pplware sempre aberto ou então serviços como o Google Calendar, Gmail, etc.
Ao fixar um separador, o resultado será idêntico ao apresentado na figura seguinte.
3) Definir atalhos personalizados
O Google Chrome permite criar atalhos personalizados. Para criar os seus próprios atalhos deverá ir as Definições > Extensões (menu lateral) e depois no fundo escolher a opção Atalhos de teclado.
4) Continuar… onde terminou
Se cada vez que abre o Google Chrome quer que este lhe abra todos os separadores que tinha na última sessão então basta ir a Definições e selecionar a opção Continuar onde deixou (Continue where you left off).
5) Selecionar vários separadores
Sabia que pode selecionar e mover vários separadores em simultâneo? Para tal o “truque” é recorrer `tecla “Ctrl”
E são estas as dicas que tínhamos para apresentar hoje. Esperamos que sejam úteis para cada leitor e desafiamos a que nos digam que outras “dicas” conhecem para o Google Chrome. Para quem quiser o Google Chrome ainda mais rápido, vejam também estas dicas.
Este artigo tem mais de um ano
Fixe! Gostei de saber,obrigado!
Gosto do facto de teres o Vysor instalado 😀
“CTRL + W” fechar separador aberto. óptimo para separadores de publicidade quando abrem o que não queremos ver.
O ctrl+shift+t reabre o separador fechado, por ordem de encerramento. Tb gosto desse. ☺
+1.
Obrigado
Desliguem a conexão à net e tentem aceder a uma página qq.
Quando der erro carreguem no dinossauro, et voilá…
O chrome tem um joguinho para nos entretermos enquanto a net não vem!
“Ctrl” + “shift” + “t”: reabre separador (guia em ptBr) que tenha sido fechado, excelente recurso para recuperar guias acidentalmente encerradas.
Uso a extensão “Spotify Web Player Hotkeys” que permite definir atalhos de teclado para dar play/pause/next/previous/shuffle no player online do Spotify (que, em conjunto com o Adblock, reproduz músicas sem publicidade). Uma maravilha 🙂
Estava a tentar migrar para o safari mas o facto de não conseguir abrir mais do que uma aba ao mesmo tempo quando iniciamos o browser, só isso, fez-me voltar ao chrome…. entre um browser mais pesado mas mais completo e um browser mais leve mas com handicaps destes…… a escolha recai obviamente sobre o chrome.
Alguém que me compreenda. Embora admita que a nível de consumo, Firefox, Opera, etc possam ser bem melhores, ainda não consegui migrar para outro browser graças a estes pequenos detalhes.
Sempre gostei muito do firefox, mas já lá vai o tempo que usa menos ram que o chrome. E quando se carrega nas extensões… pior um pouco. Conclusão, agora uso firefox – chrome na proporção 10%-90%, com pena minha, mas o Chrome está muito intuitivo e útil, imo.
Mas agora que não é possível abrir aplicativos Java ainda há quem use o Chrome?!
Mas ainda há quem use Java?? Looooool
então mas há quem ainda use Chrome e JAVA? nem um nem outro. Fica aqui a 6ª dica.
lmao.
Pois diz isso aos fabricantes de hardware que continuam a usar todos aplicativos Java para gerir os seus equipamentos, Brocade, HP, EMC ,etc etc etc
E esqueci-me mas se calhar não fazes a entrega do IRS pela net (Java).
Deves ir lá com o papel… pois é…
Java (infelizmente ) existe e é necessário em muitas ocasiões por isso desde o dia que deixou de ser suportado no chrome… Bye bye chrome.
ok vou fazer um desenho 😛 . O tema aqui do post é “Google Chrome”. Java não é exclusivo de “Google Chrome” e IRS não é exclusivo de “Google Chrome”. Bye bye java em chrome é um fato consumado.
Não estava a responder ao teu comentário mas sim ao do João Pardinha que ME PERGUNTOU se ainda havia alguém que usava Java, e eu enumerei vários usos do Java, inclusive que é necessário correr uma aplicação Java no site das finanças para entregar o IRS.
Eu vi a tua resposta (obrigado por ela) mas não liguei muito. Nem a esta por sinal, não faz muito sentido, eu não disse que o IRS era exclusivo de “Google Chrome” nem que Java era exclusivo de “Google Chrome”, se não entendes as necessidades de Java que há por pelos vistos TU não precisares de correr aplicativos Java com regularidade, fica na tua.
Claro que sim. Por exemplo o speedtest da NOS só funciona com Java. O formulário do IRS no site da Finanças só abre com Java!
Nada de novo.