Android Wear recebe actualização para ser mais autónomo
Os dispositivos wearable têm estado a ocupar o seu espaço e a tornar-se um objecto de dia-a-dia, sempre com uma utilidade relativa, mas que muitos conseguem já ver.
A Google tem estado a dirigir os desenvolvimentos desta nova linha de produtos ao desenvolver e actualizar o Android Wear, que lhes serve de base aos dispositivos mais conhecidos.
Depois de várias actualizações que surgiram, chega agora mais uma, que vem dar aos smartwatches ainda mais liberdade e mais autonomia.
Esta nova versão vem dotar os equipamentos que correm Android Wear de novas funcionalidades e de novas capacidades. O objectivo é claro e pretende dar a estes equipamentos a capacidade de conseguirem competir de forma mais directa com a proposta da Apple neste campo.
Com a chegada do Apple Watch e de uma verdadeira concorrência, fora do seu universo limitado, é hora dos equipamentos com Android Wear começarem a ter acesso a pequenas funcionalidades que os melhoram.
As principais novidades desta versão centram-na em pontos chave para o Android Wear e que vêm complementar o que estava já disponível.
Falamos em concreto da capacidade que agora existe dos smartwatches terem ligações wifi. Depois da possibilidade de utilização de GPS e de música em modo offline, esta novidade vem dar ainda maior autonomia ao Android Wear, que passa agora a poder comunicar com o smartphone à distância, bastando que haja uma rede wifi para que ele se ligue.
Se um dos problemas dos smartwatches é a pouca duração da bateria, o Android Wear quer combater isso. Para tal conta agora com um modo que permite que as aplicações continuem a ser visíveis, mas que com o escurecer do ecrã seja possível poupar alguma energia.
Tal como acontece no ecrã das horas, também as aplicações passam a estar escurecidas, não se desligando o ecrã sempre que o utilizador deixa de activamente olhar para ele.
Mas porque a expressão de emoções é algo que também queremos fazer de forma rápida, o Android Wear passa a permitir que desenhemos emojis como resposta a mensagens.
Mais rápido está também o acesso às aplicações presentes nos smartwatches, que agora podem ser chamadas com um simples toque no ecrã.
Por fim, e para simplificar a utilização do Android Wear, agora basta rodar o pulso para também as notificações serem rodadas e apresentada aos utilizadores. Este movimento era já usado para ligar o mostrador do smartwatch.
A nova versão deverá chegar aos smartwatches nas próximas semanas, sendo disponibilizada uma actualização por cada um dos fabricantes para os seus equipamentos.
O primeiro a receber a nova versão será o LG Urbane, que chegará aos consumidores com ela já instalada. Os restantes serão progressivamente actualizados.
São novidades interessantes e que vêm dar aos fabricantes a possibilidade de criares equipamentos mais complexos e mais completos, adaptando-se ao que os utilizadores pretendem.
Este artigo tem mais de um ano
Todos serão dotados de wifi? Onde se escolhe a rede a ligar? Fazia sentido que fosse no próprio relógio.
Não são todos. São apenas o que dispõem de processador adequado e antena.
Como exemplo, temos o LG G Watch R. Tem o processador, tem a antena mas neste momento com a versão de Android Wear disponível as redes sem fios não funcionam. Quando for disponibilizada a actualização, passará a funcionar. E sim, ligar-se-à através do relógio. Não faz sentido de outra forma.
O Moto 360 e o Gear Live têm antena?
O Moto 360 penso que sim. A ladyada desmontou o 360 e o chip do bluetooth é para wifi também, e partilham a antena.
O gear Live não sei.
Deviam também receber uma atualização também para não serem tão feios, tão sem piada…
Nice try.. XD
O moto 360 não é feio :s
Nas fotografias parece bonito, na realidade, não é… Depois aquele risca em baixo…
o pneu furado keres dizer 😛 eu cá adoro o meu lg R
O Moto 360 é dos mais bonitos mesmo. Contudo, está a precisar de uma “nova versão”!
O LG G Watch R, não vai ter Wifi:
[http://phandroid.com/2015/04/21/lg-g-watch-missing-wifi/