Android 15 poderá incentivar os utilizadores a manterem o Bluetooth ligado
A chegada do Android 15 está próxima e as novidades têm sido, aos poucos, desvendadas, atiçando a curiosidade. Um novo dado indica, agora, que a atualização do sistema operativo da Google poderá ligar o Bluetooth um dia após o utilizador o desligar.
Conforme vimos aqui, a Google está a poucos dias de lançar a sua tão esperada rede Find My Device. Com ela, milhares de milhões de dispositivos Android darão forma a uma rede de localização de dispositivos que se prevê muito útil.
Para esta rede, bem como para outras funcionalidades do Android, o Bluetooth é crucial. Aliás, a rede Find My Device recorrerá a ele para emitir um sinal que outros dispositivos próximos podem receber.
Depois, a localização do dispositivo emissor será encriptada pelos dispositivos recetores e carregada no servidor da Google, para que apenas o proprietário do dispositivo emissor possa ver a sua localização.
Por ser importante, desligá-lo pode comprometer o bom funcionamento da rede Find My Device.
Consciente desta questão, a Google parece estar a trabalhar numa nova função para o Android 15. Esta deverá permitir aos utilizadores fazerem uma pausa na conexão, em vez de desativar o Bluetooth do seu dispositivo por completo.
De acordo com a informação detetada pelo Android Authority, nas recentes versões de pré-visualização do Android 15 são feitas referências a uma funcionalidade chamada "Bluetooth auto-on", ou seja, para ligá-lo automaticamente.
Quando esta nova funcionalidade estiver disponível, caso o utilizador tente desligar o Bluetooth, espera-se que apareça uma caixa para ele ser ligado automaticamente no dia seguinte, a par da informação de que algumas aplicações carecem dele ativado para funcionarem.
<string name="bluetooth_empty_list_bluetooth_off_auto_on_available">When Bluetooth is on, your device can communicate with other nearby Bluetooth devices. Features like Quick Share, Find My Device, and device location use Bluetooth.</string>
<string name="bluetooth_scanning_on_info_message_auto_on_available">"When Bluetooth is on, your device can communicate with other nearby Bluetooth devices. Features like Quick Share, Find My Device, and device location use Bluetooth.Apps and services can still scan for nearby devices at any time, even when Bluetooth is off. This can be used, for example, to improve location-based features and services. You can change this in Bluetooth scanning settings."</string>
<string name="bluetooth_screen_auto_on_title">Automatically turn on again tomorrow</string>
Apesar das ressalvas que a se espera que a Google faça, deverá ser possível ignorar a ativação automática e desativá-lo como habitualmente.
De acordo com a fonte da informação, o código para esta nova funcionalidade já chegou ao Android Open Source Project, pelo que há já algumas informações:
- Primeiro, apenas as aplicações do sistema podem ativá-la, pelo que as aplicações de terceiros não poderão ativar o Bluetooth do seu dispositivo sem o seu conhecimento;
- Segundo, a API não está restrita ao Android 15, o que significa que ela poderá vir a estar disponível em versões anteriores do Android. Porém, os comentários do código indicam que a funcionalidade não deverá ser suportada por todos os dispositivos.
Parece uma ideia interessante desde que realmente tenha a opção para desativar tudo.
Concordo perfeitamente.
No Android ainda se desliga tudo para poupar bateria? Os iPhones tem sempre tudo ligado e a bateria dura mais que na concorrência
Em todos os aparelhos sejam eles quais forem, esse tipo de coisas faz consumir mais bateria. Se não sabe deveria saber. Não tem nada a ver com androides nem iphones. Procure saber. Não é preciso desligar tudo, mas ter ligado simplesmente quando é necessário. Com certeza você só come quando é necessário, dorme quando é necessário, etc, etc.
Ines, estamos em 2024 e não em 2008
Comprei há pouco tempo o meu primeiro dispositivo da apple, o iPhone 15, e a bateria é claramente um dos pontos fracos.
Venho de xiaomi redmi note 9s, com uma bateria que facilmente durava 2 dias, para um iPhone cujo a bateria dura, com sorte, 1 dia.
Maria Inês,
Já passou o dia das mentiras…
Ou a Inês ainda guarda aquele recalcamento dos tempos de escola de qd lhe faziam bullying por estar sp agarrada à parede.
Depende do modelo do Android que se está a falar ..
Tenho um IIIf150 Raptor com 10000mha e asseguro que dura o dobro do melhor iPhone por 1/3 do preço… Já para não falar das capacidades do mesmo…
Pois….Pois… é tudo muito lindo, mas parece que a Google se está a esquecer que isso vai aumentar o consumo de baterias. O utilizador deve de ter sempre a opção se quiser ter isso desligado e ligar quando entender e NUNCA POR IMPOSIÇÃO. Ou será que vão oferecer baterias?
Onde é que diz que não se pode desactivar?
ISTO NÃO SE PODE DIZER QUE É BOM. É MUITO MAU. QUANDO TAL QUEREM SABER A QUE HORAS COMEMOS, ONDE TRABALHAMOS, O QUE FAZEMOS, ETC. CONVÉM POREM UM PONTO FINAL NISSO E DEIXAREM AS PESSOAS DECIDIR O QUE QUEREM.
Isso já sabem, têm os microfones a ouvir… As câmeras a tirar fotos… Por mim podem ver a minha poia que sou um ser humano igual aos outros. Privacidade é mito
Deves ter o caps lock avariado…
Pareces os velhos no Facebook a escrever tudo com o caps ligado (porque não o sabem desligar)
E o senhor acha que eles não sabem isso só pela rede móvel á qual o seu equipamento está ligado, seja ela MEO, Vodafone, NOS, UZO, etc, etc. Basta estar ligado para “eles” saberem por onde anda. Enfim, o meu bluetooth, assim como a localização e outros andam sempre ligados, pois o bluetooth é necessário para o smartwatch, assim como para o carro, e os earbuds, a localização também, por causa do carro assim como as APP, que me dão descontos em seguros e outros, não tenho qualquer problema em saberem onde ando e até pode ser vantajoso pois se me perder, ou for raptado ou outra coisa é mais simples saberem onde estou.
Quanto ao consumo quando não tiver bateria carrego novamente, qual o stress?????!!!!!
Quem diz isto em relação ao Bluetooth, um sistema de proximidade, percebe nada da coisa
Android 15 poderá incentivar….. ou será obrigar?
A UE trata-lhes já da saúde. Tenham calma.
Sempre deixo o Bluetooth ligado, em casa ou na rua.
Deves ter o teu smartphone cheio de bicharada.
Como assim, bicharada?
Prevejo uma rede de um monte de bots grátis disponíveis para a google, monitorização constante dos hábitos das pessoas, localização e monitorização do ambiente em que se encontram com o android sempre a despejar informações do meio envolvente para corporações e governos.
Welcome o Skynet.
Não percebo onde está o problema, eu tenho o Bluetooth sempre ligado, tal como restantes sistemas de comunicações, nos dias de hoje não me aquece nem arrefece no que toca a autonomia, comparado aos primórdios do android…
Deves andar sempre com um rolo de papel higiénico não vá ser necessário.. pelo sim pelo não é melhor levar que pode fazer falta.
Por acaso ando amigo, ao contrário do que pensa, quando se trabalha por fora, não há casas de banho, tem de se ir prevenido… ;D
Se tivesses um elektro terias sempre garantida a paragem em sitios com papel higiénico disponível.