Aconteceu! Chrome derrubou finalmente o Internet Explorer
O que se previa...aconteceu! A Microsoft foi destronada no competitivo mercados dos browsers. O Google Chrome tomou de assalto o primeiro lugar dos navegadores mais utilizados no mundo, de acordo com a Net Marketshare.
O Internet Explorer, da Microsoft, tem perdido gradualmente quota de mercado porque se tornou pouco popular devido à falta de inovação face à forte concorrência do Firefox e Chrome. Como será daqui em diante?
A questão do "como será daqui em diante" é pertinente, isto porque, como todos sabemos" muitos serviços institucionais, bancários e de muitas empresas, estavam baseados unicamente no Internet Explorer. Isto porque era o navegador mais usado, o mais popular, era mesmo visto como "a Internet" para milhões de utilizadores, e agora?
Embora a empresa esteja a tentar reagir a esta tendência, investindo no novo Edge, falta ainda à Microsoft um longo e duro caminho para se conseguir aproximar do que oferece tanto o Chrome como o Firefox.
Sabemos que as armas destes dois browser estão nas extensões, na usabilidade e na segurança... mas estes não podem ficar à sombra destes resultados. Como podem ver na imagem em cima, há praticamente um ano atrás o Internet Explorer tinha 54% do mercado e o Google Chrome apenas 27%.
E tudo num ano mudou!
Um ano volvido, temos o Internet Explorer com 41.35% e o Google Chrome com 41.66%. Isto diz muito do trabalho feito, ao longo deste ano, por parte da Google.
Não podemos, claro, deixar de olhar para o Edge como a alternativa apontava pela Microsoft e para onde estão também a ser encaminhados os utilizadores do mais recente sistema operativo da empresa. Este, em termos de quota de mercado, já representa 3.83%, segundo a mesma fonte.
Questão: os hábitos das instituições, serão adaptados a esta realidade?
Este artigo tem mais de um ano
Já se sabia… não era novidade.
Mas o certo é que o IE foi atualizado para o Edge.
Por acaso não sabia (os dados são relativos ao mês passado, portanto devem ter saído ontem ou hoje) e até acho que, o que não é novidade, é que seria uma questão de tempo. Podia demorar mais um mês ou dois.
Em segundo lugar o IE não foi actualizado para o Edge. O IE foi abandonado e o Edge é um novo browser. Caso contrário não tinhas o IE11 e o Edge par a par no W10 …
O motivo do IE11 e o Microsoft Edge no Windows 10 é por causa de antigas Intranet, mas com o passar do tempo, tudo se torna obsoleto e acabará no esquecimento como os sistemas Windows 7 está sendo esquecido.
Não acredito que o Edge se torne obsoleto. De facto o Edge tem equipas de desenvolvimento e está para ficar.
No que toca ao IE 11 e ao Edge em relação às intranets. Já trabalhei em bancos no desenvolvimento de portais intranet e não é bem assim. Essas intranets ainda devem trabalhar em compatibilidade com o IE 7 ou 8. Essas estruturas são extremamente imutáveis e demoram anos para haver auditorias que permitam fazer upgrades ao software que as sustêm.
Fico um pouco triste de ver que cada vez o Firefox vem perdendo mais usuários! :/ . Utilizo ele faz anos! Hoje utitlizo o Firefox e o Vivaldi 😀
E logo ontem que mudei do Chrome para o Firefox, por ser mais rápido.
Agora só utilizo o Chrome e o UC Browser por causa do Mailtrack… 😉
Não vejo porque não deixar os 2 instalados. Tenho ambos no meu GNU/Linux. Há algumas extensões no Chrome como a que controla o Chromecast, têm aquele serviço do Firefox que sincroniza senhas, bookmarks, etc. (o Chrome tb têm embora nunca tenha usado).
Porquê “finalmente”?
Não, falando como developer de sites para a internet o IE é um terror!
Cheio de erros e só arranja problemas.
O Edge está incluído no IE? é que nos dados da imagem não há espaço para os 3.83% do Edge
Eu também queria saber…
Uau, conseguiram finalmente destronar um browser praticamente descontinuado… boa!!
Para mim só por ter um plugin para bloquear publicidade no YouTube e noutros sites já ganhou
Porque só o Chrome é que tem isso….LOL Fail
Não, não tem só isso, mas aliado a um sync poderoso com a conta gmail, que pode ser sincronizado com o telemóvel android e o pc, fica mais vantajoso utilizar o Chrome, pelo menos para mim.
plugin ou extensão?
“Finalmente”? Acho que é mais “venha o diabo e escolha”. Falando por mim, mais depressa recorro ao IE como backup do que ao Chrome.
Faz isso faz…
E faço, sem o menor problema. Firefox como principal e IE11 ou Edge como secundário.
Excelente para ir ao portal das finanças preencher o IRS.
Eu acho, que a Microsoft sabe… e que por qualquer razão, nem se importam. Não acredito que andem a dormir. É muito estranho que ao fim de tanto tempo ainda mantenham uma qualidade tão péssima e continuem sem fazer nada para melhorar a situação. O Steve Jobs já foi despedido por menos. 😉
A alteração de IE para EDGE a juntar ao facto do IE já não estar disponível para XP fez IE diminuir.
Quando o Chrome deixar de estar disponível para XP / VISTA vamos ver o Chrome diminuir também.
Portanto nada de novo…
Nada deixa de estar disponível. O XP vem com IE. O Chrome para o XP e Vista continua a funcionar, mesmo quando acabar o suporte.
A microsoft com 41.35 + 3.83(45.18) foi destronada pelos 41.66 da google 🙂
Garanto que não foi pelo esforço da Google, foi pela saída do Windows 10, e abandono do IE.
Nos dias de hoje uso tudo menos Chrome, já não é o browser ligeiro que era.
So falta juntar as percentagem o IE e do Edge e fazer as comparações!!
Também acho que sim… até porque o Windows 10 com o novo browser, o Microsoft Edge, veio ajudar com que isso acontecesse, com certeza…
+1
Eu não compreendo como se escreve um artigo sem pensar no que se está a escrever…
Estamos a comparar o quê? Um vivo com um morto? ou a cota de mercado da Microsoft vs Google!? Epá mais rigor por favor!
Lol celebrar a passagem de uma monocultura para outra.
Anyway, pena neste artigo é o “finalmente”. O edge é um browser respeitável.
O “finalmente”, não é usado como celebração, mas sim como uma concretização de algo que já há muito que era previsto e finalmente aconteceu.
Exactamente. E mais, o factor aqui que deve ser visto com atenção, nem será tanto a perda de mercado do IE, que isso tem sido uma constante de há muitos anos e todos sabemos as razões, aqui o grande crescimento do Google Chrome é que é digno de assinalar.
Contudo, ainda há milhões de utilizadores que apontam para o IE como sendo a Internet, não podemos esquecer 😉
ouvi dizer que instalações Windows ultrapassaram as do MS-DOS, é verdade?
em mais 1 metro de altura.
Opera e agora Vivaldi…
Chrome é só comer recursos, tal como o Firefox
Edge com extensões, e rapidamente ultrapassa o Chrome
derrubou? não sabem que ele foi descontinuado?
Usem SlimJet igual ao Chrome mas suporta tudo o que o Chrome não suporta e sincroniza totalmente com google, logo quem tem Chrome basta login e tem tudo o que tinha mas mas com vantagens acrescidas, basta verem no site deles. 🙂
Tem razão no que diz,”bola”.O Slimjet é um excelente browser.Para quem quiser fazer o download aqui fica o link—»http://www.slimjet.com/pt/ Vejam abaixo em “Dare to compare/Atreva-se a comparar”,as diferenças entre o Slimjet da FlashPeak,o Internet Explorer da Microsoft,o Chrome da Google e o Firefox da Mozilla.Vale bem a pena. 🙂
R.I.P. Internet Explorer..!!! Admiro-me é como isso já não aconteceu há mais tempo….
ahahaha para ja esta bem acima de todos os outros, e a igualdade do Chrome, é RIP muuuuito prematuro
Porque haveria de acontecer? Por causa das piadas na net de quem acha que o IE ficou preso na versão 8?
Não, porque é uma porcaria mesmo. Até mesmo o Edge, que é um IE11 com frufrus (acredite em mim, eu já vi o código).
internet explorer all the way
uso sites de serviços dos governos fiscais e segurança social, e nem chrome, nem firefox nunca conseguiram lidar cabalmente com os sites.
Lol … basta a MS não premitir a execução do Chrome⁽(W10) sem ser uma UWP….. lol.
nem sei pq a MS é uma empresa tao boazinha….. lol a “$$massa” da google é “$$massa”.
A MS já foi processada em diversos mercados por jogo sujo. Uma empresa monopolista que tomava decisões, prejudicando a competição e inovação. Creio que se ela fizesse isso que vc diz, logo teria diversos processos novamente.
É de lembrar que a Microsoft tem tirado o protagonismo do IE com a chegada do windows 10 e do seu principal navegador Edge, daí que uma enorme quota nas percentagens de uso passam automaticamente para o Edge na altura do clique para ir navegar.
O edge ainda não suporta o storage que é uma forma muito segura de criar sessões. Aliás a microsoft está sempre a criar problemas no que toca à internet.
O storage para alem de ser muito mais seguro que as sessões e os cookies permite libertar muito processamento aos servidores.