A Google quer ajudar o mundo a montar painéis solares
Os muitos projectos da Google crescem e conseguem-se tornar em elementos essenciais para os Internautas. Associados a estes, surgem depois outras componentes que os conseguem explorar e melhorá-los.
Com o serviço de mapas da Google tem sido possível integrá-lo com outras funcionalidades, que fazem uso dele para representar dados e informação útil.
O mais recente projecto nasceu da própria Google e vem ajudar a descobrir os melhores locais para colocar painéis solares e informar os utilizadores do quanto conseguiriam poupar.
Fazendo uso de toda a informação que tem já acumulado no Google Maps, a gigante das pesquisas criou agora um novo "serviço" que ajuda a calcular quanto seria possível poupar caso usássemos painéis solares nas nossas casa.
Utilizando as imagens de alta definição que têm do planeta, conseguem calcular a incidência solar de cada casa e dar aos utilizadores uma perspectiva dos valores que seriam possíveis poupar caso estes optassem pela utilização desta tecnologia.
Estas previsões conseguem dar uma previsão aproximada do tempo de exposição solar, o que depois pode ser convertido no valor monetário que interessa aos utilizadores.
Mas a Google consegue ainda dar aos utilizadores a possibilidade de terem valores muito mais precisos, ao permitir que estes coloquem os valores exactos que pagam.
A informação que é apresentada tem em conta vários factores decisivos, como a quantidade de luz solar que incide nos telhados, a sua orientação e sombras de árvores e outros elementos.
Para além desta informação útil, a Google tem ainda disponível links directos para fornecedores que na região onde os utilizadores moram podem fazer a instalação dos painéis solares, facilitando todo o processo de pesquisa e de concretização.
Para já o Project Sunroof está apenas disponível para uma zona restrita da Califórnia, onde os utilizadores podem de imediato ter acesso a estes dados.
Este é um projecto especial da Google, que quer contribuir para melhoria da eficiência energética no planeta e para a optimização dos consumos destes recursos.
A energia solar é de todas a mais fácil e, provavelmente, mais eficiente de ser usada. A Google, com acesso a toda esta informação pode ajudar os utilizadores a implementarem estes sistemas, quer sensibilizando-os para os problemas, quer ajudando a que estes sejam instalados.
Fonte: Google Green Blog
Mais informações sobre este tema
Este artigo tem mais de um ano
É pena que o link dê “404. That’s an error. “…xD
Só pra americanos
404
uma pergunta simples, o uso em massa de painéis solares não terá um impacto a nível de aquecimento global?
Não iria existir uma diferença de temperatura demasiado grande entre o “chão” e o “Céu” , cheira-me a catástrofes naturais, ou estou enganado? xD
como assim? explica-te sff
Há quem seja contra a energia solar porque gasta o sol por isso teorias não faltam por ai -_-
tenta perceber o que quero dizer antes de comentares só porque sim.
Atenção eu sou a favor dos painéis solares e abaixo á EDP e ás faturas lol
posso estar a exagerar mas, como se forma um tornado:
1 – A massa de ar frio forma uma “tampa” sobre a massa de ar quente próxima ao solo, impedindo a formação de nuvens. Com a entrada de uma frente fria ou pelo aquecimento excessivo da faixa de ar próxima ao solo, o ar quente rompe a tampa e invade a massa de ar frio.
2 – O ar quente sobe para a atmosfera expande-se, com velocidades que podem chegar a 250 KM/h. A instabilidade na atmosfera pode fazer com que o movimento de expansão ocorra em forma espiral.
3 – Umidade condensada cai sobre a forma de chuva. Com a evaporação, o tornado se forma de baixo da “tampa”, numa área onde não existe “chuva”.
O chão não aquece apenas por radiação, também aquece por condução. Ou seja se o chão está frio e o ar está quente, a temperatura do ar vai passar por condução para o chão até ao equilíbrio (que no ar livre nunca se atinge).
Como dizes desastres naturais suponho que estejas a falar do efeito de convexão que acontece quando existem essas diferenças na atmosfera. Isso é um fenómeno natural que já existe. A questão seria: vai agravar-se? provavelmente não simplesmente porque estamos a cobrir apenas os telhados das casas, não todo o planeta.
ai está, a ideia da google, e para todas as casas, e nós neste momento estamos com uma densidade populacional enorme.
Atenção eu sou a favor dos painéis solares e abaixo á EDP e ás faturas lol
“densidade populacional enorme”… isso é relativo, se formos a ver o crescimento que é expectável para as cidades até 2030, dou o exemplo de Londres (que já é de densidade elevada), essa cidade tem de aumentar por 3.5x a sua densidade atual para acomodar o nº de pessoas que vão para lá..
Por outro lado densidade populacional descreve-se por habitantes/km2 não casas por km2, ou seja, uma densidade elevada não implica o terreno coberto de casas, antes pelo contrário, para ter uma densidade elevada o melhor é construir em altura (arranha-céus) e essencialmente eliminar moradias (que no futuro tenderão a ser cada vez mais raras exatamente pela escasez de solo)
os raios solares ou vão chegar ao chão, ou aos telhados ou painéis solares. aonde tem espaço para haver a tal diferença de temperatura??
no mínimo uma pergunta estranha.
Na realidade como parte da energia solar é convertida em energia eléctrica, o painel solar aquece menos que as pareces de uma casa.
É um comentário interessante mas não me acredito. Se assim fosse nas grandes centrais já teria havido problemas. Os paineís em geral estão 20ºC acima da temperatura ambiente na superfície do próprio painel, não criam uma massa de ar na zona envolvente. Penso que os ares condicionados são muito mais nocivos para a temperatura ambiente.
É um comentário interessante mas não me acredito. Se assim fosse nas grandes centrais já teria havido problemas. Os paineís em geral estão 20ºC acima da temperatura ambiente na superfície do próprio painel, não criam uma massa de ar na zona envolvente. Penso que os ares condicionados são muito mais nocivos para a temperatura ambiente.
O problema que refere não é provocado pelos painéis solares mas sim pelos carros pretos, com a agravante que se podem deslocar levando o problema sobre rodas.
https://www.google.com/get/sunroof/about/
Gostei do artigo
pensei que íamos ter painéis mais baratos
Com ads