Xiaomi miniONE Dashcam, a nova câmara com visão noturna para o carro
A tecnológica chinesa, Xiaomi, acaba de apresentar uma nova câmara para os veículos automóveis. Chama-se Xiaomi DDPAI miniONE Dashcam e destaca-se pelas suas capacidades de gravação quando a luz escasseia ou, por outras palavras, durante a noite com o seu modo de visão noturna.
O produto foi concebido para os países onde a captação de imagem é praticada por razões de segurança.
A nova câmara foi desenvolvida por uma das marcas satélites da Xiaomi, neste caso a DDPAI e o produto mais não é do que uma dashcam com visão noturna. Contudo, não é o primeiro gadgets deste género a ser lançado pela Xiaomi, veja-se, por exemplo, a 70MAI Pro Dash Cam lançada em outubro último.
DDPAI miniONE Dashcam, a nova câmara para o carro
Esta nova câmara visa suprir uma incapacidade transversal à maioria dos produtos deste género. Assim que o sol desce no horizonte, a qualidade da gravação torna-se imprestável. Já a nova Xiaomi DDPAI miniONE Dashcam promete destacar-se perante as rivais precisamente neste ponto, a gravação durante a noite.
A dashcam é compacta e pode ser ajustada em 360 graus, manualmente. Assim sendo, tanto pode ser utilizada para gravar o tráfego automóvel, como o interior do mesmo. Ao mesmo tempo, temos também um sistema de reconhecimento de voz que poderá utilizar para dar alguns comandos à câmara.
Os comandos de voz podem ainda ser utilizados para começar, ou parar a gravação, entre outras funções inerentes à câmara. A título de exemplo, poderá pedir-lhe para tirar uma foto com um comando de voz a qualquer momento.
As caraterísticas da nova câmara Xiaomi
No centro da Xiaomi DDPAI miniONE Dashcam temos um sensor Sony IMX307, um sensor com píxeis de 2,9 micrómetros. A sua abertura de f/1,8 ajuda também a captar mais luz, bem como o conjunto ótico de 6 lentes (elementos) para aumentar a sensibilidade aos feixes luminosos.
Já de acordo com a Xiaomi, esta câmara consegue atingir o nível de visão noturna equiparada à de um lobo. Ao mesmo tempo, a DDPAI miniONE Dashcam consegue suportar feixes intensos de luz, como faróis, sem perder completamente a visão à sua frente, ocorrendo o mesmo em condições de muito baixa luminosidade.
Acima podemos ver uma ilustração disso mesmo. À esquerda temos a imagem com o modo de visão noturna da nova câmara, ao passo que na imagem da direita temos uma câmara convencional. Além disso, a dashcam conta com um sensor de gravidade que, em caso de travagem de emergência ou colisão, protege o vídeo.
Por outras palavras, a dashcam consegue reagir a estes infortúnios, salvaguardando a gravação.
A Xiaomi DDPAI miniONE Dashcam custa 39 €
A câmara conta com armazenamento interno, de 16 GB ou 32 GB, pelo que dispensa a utilização de um cartão de memória microSD. Os preços começam nos 299 yuan, cerca de 44 dólares ou 39 euros para a versão com 16 GB. Já a versão com 32 GB custa 369 yuan, cerca de 54 dólares ou 49 euros.
O produto estará disponível na loja oficial da empresa, a Youpin, mas contamos com a sua distribuição pelas revendedoras online. Na caixa teremos um carregador de carro, um cabo USB para 3,5mm (P2), bem como um autocolante 3M, além de uma ferramenta para facilitar a sua montagem.
O produto foi anunciado na plataforma Youpin, não existindo de momento previsão de chegada à Europa. Mas, porquê utilizar uma destas câmaras? Em alguns países, para registar acidentes como os que podemos ver em seguida:
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Fonte: Techgenyz
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Penso que é desta que avanço para uma dashcam… Txs Xiaomi:)
“a dashcam conta com um sensor de gravidade que, em caso de travagem de emergência ou colisão, protege o vídeo.”
Protege o vídeo como? Mete um cinto de segurança no vídeo?
Quando falamos de conteúdos digitais e gravação de vídeo, proteger é colocar numa fração ao lado esse momento, para não ser reescrito por cima. É uma espécie sim de cinto de segurança.
A câmara pode “guardar” ou “salvar” o video. Mas a palavra “proteger” é incorreta neste contexto.
Salvar, guardar e proteger. Na verdade ela faz isso. Isto é, quando o vídeo destes eventos é registado, a câmara e o seu software “retira” a fração e salva-se num outro “compartimento”. Guarda-a depois ao lado das gravações contínuas. Essa proteção é importante para mais tarde ser usado esse vídeo protegido de uma gravações sobreposta. Faz todo sentido até usar, como referiste, as 3.
Penso que em Portugal estas câmaras são proibídas. Os privados não podem ter câmaras a filmas espaços públicos.
Podes filmar. E as filmagens até podem eventualmente ajudar no caso do seguro. Não podem é ser tornadas públicas nem podem ser usadas em tribunal.
Sempre ajuda a dissipar dúvidas, uma vez que é sempre a palavra de um contra o outro!
Alguém sabe se as imagens registadas, têm alguma validade na determinação da culpa do sinistro junto das seguradoras?
Ou a lei de proteção de dados invalida o uso das mesmas?
As filmagens podem desbloquear algumas situações com as seguradoras. No entanto não podem ser usadas comos provas em tribunal.
Ok, obrigado pelo esclarecimento
pplware, que tal fazer um artigo sobre legalidade sobre o uso destes dispositivos?
Por mim já devia ser obrigatório em todas as viaturas novas.
Quem não deve, não teme.
Já foi feito. O dispositivo, como o smartphone, as câmaras de ação ou outras máquinas do género são legais. Não há em lado algum que as proíba. Agora, os dados captados e o fim que lhes é dado é que estão regulamentados. Mas é o mesmo para o teu smartphone como para estas câmaras, até porque muitas pessoas usam o smartphone para efeitos comuns.
Então um crazy drivers tuga, nunca seria possível
E esta?
https://automonitor.sapo.pt/2019/11/12/novidades/noticias/atencao-usar-camaras-de-video-em-carros-e-proibido-por-lei/