PplWare Mobile

Xiaomi apresenta os Mi Note e Mi Note Pro


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Carlos says:

    Precos mto bons mas produtos chineses sao de ma qualidade, comprei um bluetooth shooter para selfies nos chineses e nem a pilhas funciona

    • Daniel de Melo says:

      Embora proveniente da China, a Xiaomi tem uma qualidade bem superior a todos os outros fabricantes do mesmo país.

      • Gonçalo Trindade says:

        Subscrevo inteiramente.

        Xiaomi = Qualidade. Quem já experimentou sabe.

      • João Silva says:

        Quando não se conhece as marcas ou já teve e/ou tem experiência com máquinas dessas mesmas marcas, não deve atirar atoardas para o ar. Afirmar que produtos chineses (quais? que modelos?) são de má qualidade é falso! Cá em casa utilizamos diariamente 3 Doogee, cada um de seu modelo e sem poderem ser comparados a topos de gama, têm sido EXCELENTES EM TUDO!

    • Nuno Sousa says:

      Uma coisa é loja dos chineses, outra é alta tecnologia chinesa ( Xiaomi )

    • David Ferreira says:

      não queiras comparar produtos. nem tudo o que é “chines” é mau….sim os produtos das lojas dos chineses sao maus, mas em termos de tecnologia estão muito a frente

    • Miguel says:

      Que trollzinho engraçado…

    • Tiago Santos says:

      Fogo se esse bluetooth era de má qualidade vou ja vender o meu Xiaomi Mi4 porque de certeza que não tarda também “fica sem pilha”… Obrigado Carlos 😉

    • int3 says:

      Diz o que é feito cá, fora da china.
      produtos da apple? china.
      produtos de computadores? china e taiwan e indonésia.
      tecnologia do dia a dia (relógios, chaves do carro, mp3 do carro)? China.

      Meus amigos, se as coisas fossem feitas fora da china, valiam 500x mais.
      lá pagam a 5centimos á hora um trabalhador, aqui paga-se 4€.

    • R says:

      Nao confundas produtos das “lojas dos chineses” com produtos chineses!

      ha ai uma grande diferenca.

      écomo o calcado em Portugal, ha marcas portuguesas que sao de topo! mas ha sapateiros que fazem sapatos para serem usados 3 vezes antes de rebentarem…

    • as says:

      @ Carlos: nota-se que sabes do que estas a falar…

    • Bruno Neves says:

      Aqui mora um Redmi note e comparando com outros smartphones estes “xinocas” arrararam. É que nem tudo que vem da China é da Loja dos “300”. A Xiaomi não brinca!

    • Joao Magalhaes says:

      Infelizmente ainda existem estas mentes brilhantes a dizer que é chines logo não presta, mas se fores reparar nos produtos eletronicos que tens em casa acredito que 90% é made in China,apesar de ser um produto mais barato que a concorrência não deixa de ser um produto caro, mas lá está, a qualidade paga-se,neste caso só não pagamos o marketing como pagamos na Samsung e na Maça

    • Raquel says:

      Saí de um iphone que adorava (e continuo a adorar) para um Mi3 de 64GB – estou super satisfeita. É espectacular! Excelente qualidade! 🙂

  2. Frag says:

    que bombas, estou a gostar venham lá os de 5″

  3. Nuno Sousa says:

    O armazenamento interno é de 64 GB de armazenamento interno. As restantes especificações são comuns aos dois dispositivos.

    Corrigam isto

  4. Zé Montanelas says:

    Isto é tudo tão bom que já começa a chatear

    Daqui em diante começa a ser mais do mesmo, imaginem aqui a uns 3/5/10 anos sempre a mesma coisa, mais ums tablet smartphone pc com 378472 nucleos e 3723 Gb de RAM e uma flash de 64 Tb, e um gajo continua com o mesmo de sempre, pois dá igual ao litro

    Vamos entrar na era da estagnação

    • Fabio says:

      sim, um smartphone será sempre um smartphone, já nao há mais para evoluir penso eu, apenas vai evoluir a qualidade de hardware. mas há inovações para completar o smartphone, o google Glass e os novos relogios digitais que estão a sair são grandes exemplos do que será a inovação dos smartphones, acessórios para nos ajudar em tudo e facilitar muitas tarefas. E as melhores empresas vão ter que se distinguir aí nesse ramo

  5. Rui C says:

    Agora é que mataram a Samsung … lol

    • Fabio says:

      a samsung ainda continua a produzir electrodomésticos, e a Xiomi não, por isso nesse ramo empresarial a samsung ainda pode aguentar mais algum tempo eheheh

    • Não Não says:

      +1

      O Galaxy Note 4 que os gato fedorento tanto cantaram para este Natal, foi completamente dizimado.

      Será que este também tem fendas? 😀 não me parece…

      • jnmartins says:

        Tenho um Note 4 (estou muito satisfeito) desde a data de lançamento cá em Portugal e nunca entendi muito bem essa fenda do que se trata, eu nem consigo enfiar o boletim do euromilhões…

      • rmcrys says:

        As fendas só se for na maquette de plástico lol enfim…

        Um telemóvel ou outro aparelho não são só specs, é a personalização do software, a qualidade do ecrã e não só os ppi,a duração em anos da bateria, etc etc etc. Os BMW até podem ter as melhores specs mas os audi e Mercedes vendem-se como água também

    • Daniel says:

      Não diria que vão matar, mas isto vai fazer uma mossa grande.

  6. Maraduxo says:

    Bem, está apresentado o novo iphone 7…

    • Tripax says:

      Pelo o que eu já li por ai, já se esta a preparar para sair o iphone 6s com 2GB Ram, oupa toca a comprar, que este agora é que vai ser do melhor looool, mas voltando ao que dizes com aqueles specs não diria iphone 7, mas sim iphone 10, iphone 7 so se for pela estética.

  7. Tiago Santos says:

    Maquinão 😀 mas o meu mi4 é mais jeitosinho -> 5′

  8. Rui C says:

    A Apple não tem que se preocupar, tem o seu ecossistema próprio , quem anda nos android’s é que tem que ter medo.

    • Tripax says:

      Medo de que? explica lá essa do medo.
      Antes pelo contrario, ainda bem que existe varias selucoes no marcado android, já tu fica lá com o ecosistema apple e limita-te a eles, já nos no mundo android começámos a ter fruta boa e com qualidade a preços bem apeteciveis.

      • Rui C says:

        Eu faço-te um desenho. Medo visto que tens a concorrência a fazer o mesmo specs , por metade do preço.
        Entendeste agora?

        • Tripax says:

          Continuo sem entender o que queres dizer com o medo!!!

          Desenho? acho melhor leres o que eu disse, alias pelos visto sem dares por conta até disseste o que disse facepalm.

          Isto foi o que eu disse anteriormente (Antes pelo contrario, ainda bem que existe varias soluções no marcado android).

          • Zero Zero Sete says:

            Medo, porque se estes bixinhos chegam às operadoras, marcas “grandes” como Samsung, LG, HTC e Sony, estão bem tramadas, estão…

            Medo também, porque estes, e outros, fazem encomendas para X centenas de milhar, ou milhões de telemóveis…

            Se aparecer qualquer outra marquita (tipo OnePlus), que dê um telemóvel igual, ou melhor, por igual dinheiro, ou menos… bem que têm de baixar preços, mesmo vendendo abaixo de custo, ou ficando simplesmente com eles em stock…

            Digamos que é um ambiente de cortar à faca em termos de margens, e estagnado, já que este pode ter specs muito boas, e tal, mas não faz nada de novo que outros do ano passado não façam…

    • Afonso says:

      Vruuuummmmm…… adieus apple e samsung

  9. Tripax says:

    Parece-me um excelente smartphone pelas especificações e pela qualidade que mostra sem duvida, por um preço de 450 euros no mais caro, não sei se será este o valor final (450 euros) a venda em Portugal, duvido mas… .

    Acho que o grande problema de estas marcas é terem pouco marcado em Portugal, e a nível de assistência deve ser quase nula cá em Portugal, se queres algo como bateria, troca de bateria por assistência, um capa de protecção, não temos nada, e para quem gasta 400 ou 500 euros acho que isto é um ponto importante também, e não nos podemos iludir pelo preço e a qualidade quando não se tem o resto (assistência).

    Quanto a assistência no Xiaomi, pelo menos na loja onde compro o meu equipamento das tecnologias, eles dão assistência a xiaomi, mas os preços efectuados por eles na loja tem um preço bem mais elevado do que mandar vir pela net, ou seja se fica mais caro na loja por ter assistência, já nesse caso podemos ter outras soluções, uma vez que o preço do xiaomi na loja (Portugal) é equivalente as restantes marcas que vendem em Portugal.

    http://www.novoatalho.pt/ProductDetails.aspx?productid=26280

  10. Luis says:

    Há uma coisa que ainda não foi comentado e penso que o pessoal ainda não percebeu bem do que se trata… O MiNote pro vai ser um telefone que vai ficar na história do mundo dos smartphones pois além das características que foram referidas há um ponto que é a revolução e que não foi referido…. É o primeiro smartphone android a correr de base um sistema operativo a 64bits! Sim e aqui é que está a grande diferença… Porque a partir de agora a margem para evoluir é grande, qualquer dia mais potentes que os pcs lá de casa, e a xiaomi já tem o seu marco nestas mudanças, tal como quando lançou o mi4 com 3gb de RAM o primeiro no mundo dos telefones no ano passado …
    Não tenho dúvidas que num curto espaço de tempo irá ser a marca líder deste segmento e que as pessoas que agora lhe chamam loja dos 300, vão querer ter para mostrar aos amigos… Bem haja a todos.

  11. nothing to! says:

    Really, a malta do Android só vê numero de GB de ram e cores de cpu a frente lol. Andem lá com telemóveis com mais RAM e cores que o vosso computador e que mesmo assim são menos fluidos que smartphones iOS ou WP com 1gb de ram, já para não falar dos updates dos vossos aclamados todo poderosos. Muitos dizem que é só fanboys da apple (ou WP) mas vocês, sim vocês, é que são os maiores fanboys pois preferem defender e usar um SO ultrapassado e fragmentado até dizer chega e os vossos únicos argumentos são as specs e o preço…

    Quanto ao preço, os WP tem um preço idêntico á maior parte dos Androids nos devidos segmentos. Já os da apple são um bocado mais caros (+50€ +/- que os samsungs) mas se forem a ver, estes tem 4 anos de updates enquanto que em Android o máximo que podem ter e isto em 1% do mundo Android, são os 18 meses dos Nexus pois na maioria nem 1 ano devem ter lol.

    Quanto as specs, RAM basta ter uma boa gestão e ai o WP e iOS dão 10 a 0 a qualquer Android. Cameras não são os megapixeis que ditam a qualidade delas ao contrário do que toda a gente pensa e bem CPU, por muito que pensem que não, a Apple continua com os melhores para smartphones e tablets pois com metade dos cores tem tanta ou mais performance que os concorrentes, imaginem se lançassem um cpu com 8 cores 😉 Alias no iPad Air 2 (3 cores) já puseram partes do battlefield 4 a correr…

    E antes que digam que sou fanboy, já usei e abusei dos 3 sistemas e não percebo como o Android tem um marketshare tão grande com sistemas operativos mais capazes cá but thats none of my business..

    • rmcrys says:

      A partir do momento que pelo mesmo dinheiro dum iPhone um Android tão fluido e mais personalizável e com mais espaço interno, a pergunta é que interessa se para isso usas 1 ou 3 GB RAM. O que interessa é o que retiras da experiência pelo dinheiro.

      Se cores, RAM, etc não fossem importantes, o Air 2 não teria melhores specs.

      Se o Android já tem há anos coisas que iOS nem sequer tem (widgets no launcher, launcher personalizável até com fundos animados, apps lado a lado, uso de caneta, janelas flutuantes, etc) óbvio que não podes viver com uns magros 1 GB RAM e 2 cores.

      Isso é quase comparar um sistema MMI da audi e perguntar porque tem mais RAM que um auto radio normal.

      • Rui C says:

        Android é para brincar nada mais. Não serve para mais nada a sério. Tudo o que puxe pelo android dá o berro.

      • Zero Zero Sete says:

        “Se o Android já tem há anos coisas que iOS nem sequer tem (widgets no launcher, launcher personalizável até com fundos animados, apps lado a lado, uso de caneta, janelas flutuantes, etc) óbvio que não podes viver com uns magros 1 GB RAM e 2 cores.”

        O iOS tem fundos animados e Widgets em todo o lado (launcher, lockscreen, apps), basta puxar a barra…

        Quanto a app’s lado-a-lado… delicia-te com este 1GB de RAM e 2 cores…

        https://www.youtube.com/watch?v=26YxH0pxkaQ&spfreload=10

        Em qualquer app… ao contrário de sabes bem o quê…

        E isto… não é oficial nem coisa que se pareça, é só um hack, e já existem hacks destes velhos…

    • Maraduxo says:

      Essa de colocar a Apple e a Microsoft no topo software é que me intriga.
      Tenho uma Samsung Galaxy S5, assim como podia ter um iPhone ou um Lumia.
      Mas tenho uma Samsung com Androide porque ao contrário do que dizem, é super fluido, tem uma camara brutal, filma 5 estrelas, tem um ecrã fantástico e além de ter USB3.0 que no meu caso para passar os vídeos 4K dá bastante jeito.
      Apple a mim, ate pode ter qualidade, já que usa muita coisa da Samsung, infelizmente é um telemóvel antissocial pois não deixa enviar por Bluetooth para outros dispositivos nem deixa personalizar ao nosso gosto, já pra não dizer que vejo imensas pessoas a vender iPhones novos vindo da garantia que a mesma é de 1 ano e o outro é dado por quem vende se não me engano.
      Windows Phone, não me agrada, mas pode ser que um dia mude de ideias, quando lançarem um com qualidade digna de se comprar e que preencha aquilo que procuro num telemóvel.
      Só para terminar…
      Escolhi Samsung também por um motivo forte, a conectividade com o Bluetooth da minha carrinha que faz ligação por rSAP “SIM remote”

      • Manel says:

        Tretas, ja caiu nessas petas e comprei um android mas felizmente devolvi o a tempo. S5 fluido? Basta ir a uma fnac para comprovar que nao e..ate terei todo o gosto de ir la pessoalmente mostrar a diferenca entre o meu iphone 6 e o galaxy s5.

        • minie says:

          ri agora com o teu comentário. disseste que o galaxy s5 não é fluído e que basta ir a uma fnac mostrar que não é? sabes que na fnac são teles de exposição e as pessoas mexem naquilo de uma maneira que qualquer tele fica desconfigurado e fica tudo uma porcaria porque muita gente mete la as mãos.

        • SandoX says:

          Vamos por partes, falo por experiencia própria.

          Sistemas Operativos!

          Ios muito bom a nível de recursos SO(leve) até ao Ios 7 dai para a frente pede mais recursos, e incompatível quando queremos partilhar algo com os smartphone Android.
          Android mais pesado e requer mais recursos para funcionar na perfeição dai os topo de gama para serem fluidos, e compatível com tudo que é possível.

          Fluidez!
          Ios fluido no 5s e 6, com muitas aplicações abertas e jogos. 1GB ram
          Android Fluido todos topo de gama 300 a 700 euros, com muitas aplicações abertas e jogos, com 2GB Ram ou mais.

          O meu Iphone 4S com a versão ios8 até mete medo as vezes, as vezes tem lags, e por vezes crashes de estar 3 a 4 segundos bloqueado a espera que a aplicação mexa (as vezes não sempre), nos jogos ultimamente tem algumas travagens, jogos eles que jogava antigamente na perfeição, mas infelizmente agora esta assim, ultimamente é mensagens e telefonar e uns mail apenas, porque em muitos dos jogos e para esquecer.
          Reparamos que aqui o Ios está-me a falhar e não posso dizer bem, porque uma simples actualização desorientou por completo o meu Iphone 4s com 1 ano e meio.

          Lags!
          Iphone 4s ios8 e anteriores iphone neste momento.
          Smartphones low cost entre 50 e 100 euros, os Single core com 250Mb Ram ou 500Mb Ram.

          Duracao Bateria!
          Iphone não dura assim muito para ser sincero.
          Android topos de gama com uma boa gestão das aplicações dura mais que o Ios.

          Aplicacoes!
          Ios tem excelentes aplicações, mas com a versão Ios 8 no meu 4S já não é bem assim a historia ultimamente.
          Android tem excelentes aplicações nada fica atras do Ios, mas nos smartphones mais fracos low cost tem por vezes alguns crashes e lags.

          Quando falamos em rapidez de download das aplicações Ios Iphone 5s e 6, e Android nos topo e gama 300 a 700 euros, o Android é bem mais rápido que o Ios
          desde que pomos a transferir até instalar a aplicação.

          Costumização Smartphone!

          Ios muito limitado, ou então jailbrack para ter toda a liberdade, mas garantia fica perdida.
          Android tudo o possível ele faz muito bem.

          Qualidade construção !
          Iphone todos tem qualidade!
          Android todos os topo de gama tem o suficiente.

          Substituição bateria!
          Ios não tem, apenas com assistência para trocar.
          Android quase todos têm essa possibilidade de trocar.

          Qualidade no Hardware e ecrãs, vídeo 4k e foto!

          Iphone ainda não muito evoluindo.
          Android topos de gama muito evoluídos em comparação ao Iphone.

          Qualidade Preço!

          Iphone Preço exagerado para os componentes que tem, dual core e 1Gb Ram, trás um hardware muito barato para o seu preço, mas desenrascasse muito bem.

          Android topo de Gama, muito marcado e sem duvida o melhor do preço qualidade.

          • Tripax says:

            +1000 Completamente de acordo.

          • Maraduxo says:

            Quem fala assim não é gago…
            Assino por baixo 🙂

          • Benchmark do iPhone 6 says:

            “uma simples actualização desorientou por completo o meu iPhone 4s com 1 ano e meio”? Pode-se comparar em anos porque os meses são relativamente próximos:

            2014: 6 (e o iOS 8)
            2013: 5s
            2012: 5
            2011: 4s

            Podias tê-lo comprado há ano e meio mas o 4s “tinha” três anos. Nestas coisas das actualizações maiores os que tiverem no fim da “linha”, dos três anos, têm que ter algum cuidado. Há quem diga, sobretudo com iOS 8.1 que não tem problema nenhum, mas também há quem se queixe.

      • nothing to! says:

        Ao menos dizias HTC ou outra marca, samsung pode ter muita coisa, mas qualidade não é uma delas…

      • Zilch says:

        Eu tinha bastante problemas com o meu antigo galaxy s4 no bluetooth do carro. Tinha de usar uma aplicação para forçar a conecção quando entrava no carro, visto que sem uma aplicação que o fizesse ele não se ligava automaticamente, forçando-me sempre a ligar manualmente. Depois o que mais me chateava no android era o lixo e as ameaças e a demora no updates, enfim… fartei-me dessa tal personalização que falas, depois vendi-o, comprei um windows phone e pronto simplesmente funciona normalmente. Nunca pensei estar tão contente com um equipamento de 200 euros em comparação aos 500 euros que dei por o s4. Mas é apenas a minha opinião.

        • Maraduxo says:

          O problema de aparelhamento dos Samsung, vinha no S2 que tinha o android 2.3 e sim era preciso aplicação rSAP que eu cheguei a comprar para emparelhar sem problemas.
          Depois de sair a versão android 4, essa aplicação deixou de ser necessária e tanto o meu S2 como o S4 dum amigo emparelhava sem qualquer problema no Bluetooth Premium de 2010 da minha carrinha.
          Nunca testei os Lumia, mas tenho um Nokia C3 e emparelha em rSAP sem qualquer problema, deduzo que essa mais valia esteja disponível nos Nokia Lumia…
          Adoro o meu Galaxy S5 e não me arrependo de o ter comprado.
          Venha daí o Lollipop 🙂

    • Carlos says:

      Tipo, o menos fluido era real há 3 anos atrás. Agora o Android esta mais que fluido, vocês fanboys da Apple e que gostam de repetir muitas vezes as mesmas coisas a pensar que se vão tornar verdade.

      Eu sei que custa ver telemóveis a metade do preco do vosso a fazer tudo e mais alguma coisa que no vosso não fazeis.Mas por favor, coerência.

      • Não Não says:

        LOL

        Já diziam isso há 3 anos atrás…

        “Agora é que é”…

      • nothing to! says:

        sim o Android está mais fluido que á 3 anos atrás assim como os outros, mas não compares com os outros sistemas operativos em termos de fluidez. alias o tempo de resposta ao input no touchscreen é consideravelmente mais lento no Android fora o resto 😉

  12. AlexX says:

    O Note Pro deve ser uma “besta”, vem com specs para aguentar-se no topo durante pelo menos o período de garantia europeu. Apesar que $535.. se chegar por 550€ a Espanha já deve ser bom mas também já não é para todos os bolsos.
    Quanto aos Headphones idem aspas, design aparentemente lindo e muito cuidadoso à semelhança dos piston mas cerca de $80 é outro departamento…

  13. Zilch says:

    Olha, mais um igual aos outros….

  14. Hugo says:

    Bom… se soubesse tinha esperado e nao teria comprado o note4.. agora ate isto avariar ( espero q nunca pois é grande maquina) n o troco.

  15. vitor says:

    boas pessoal! sabem como se pode efectuar a compra dos Xiaomi? já vi alguns site mas podem ser fake!
    cumprimentos

    • vitor,

      Nós recomendamos a XiaomiShop, um local de confiança onde podem ser adquiridos produtos Xiaomi ao melhor preço. O envio é feito a partir da União Europeia, ficando assim totalmente isento de taxas alfandegárias.

      Além do mais, a loja online XiaomiShop está a oferecer um voucher de $10 (cerca de 8€) exclusivo para leitores Pplware. Numa compra superior a $100, com destino para Portugal, basta adicionar o código PPLWARE e o desconto será feito imediatamente.

      http://www.xiaomishop.com/

  16. Rui says:

    Não é com este Snapdragon 810 que a Qualcomm anda com sérios problemas de sobreaquecimento??

    • Maraduxo says:

      As especulações acerca dos problemas de aquecimento do chip Snapdragon 810 devem acabar em breve. Isso porque, segundo o Digitimes, a Qualcomm resolveu os problemas com o processador, e finalmente deu início à sua produção em massa. Os rumores de problemas na produção do SoC começaram no mês passado, quando o site Business Korea publicou uma notícia a dizer que o processador sofria problemas de aquecimento, de perda de desempenho e no controlador da memória Ram. Além disso, ele teria um erro no controlador do GPU Adreno 430. Isso representaria o atraso de grandes lançamentos como o Samsung Galaxy S6, LG G4 e Sony Xperia Z4.
      O Snapdragon 810 foi revelado durante a CES 2015, com a perspectiva de ser o chip dos principais smartphones Android topo de gama de 2015. No anúncio, o presidente da Qualcomm, Derek Aberle, prometeu que o processador tem um desempenho 30% superior e consome 20% menos de energia que o antecessor.

      Ele é também o primeiro da série de alto desempenho da Qualcomm a usar a arquitetura ARM big.LITTLE de 64-bits. Enquanto isso, os processadores Exynos da Samsung já estão na sua 2ª geração, e ambas fazem uso da arquitetura big.LITTLE de 64-bits.

  17. Bruno Silva says:

    Tenho o Mi 4w e adoro estes telemoveis! Sou fã da Xiaomi desde 2012 e nunca senti que era mais fraca que outras fabricantes. Qualidade e preço é do melhor. Já agora quando sai o Mi 5 ? Alguém sabe?

  18. vitor says:

    Eu tenho o Oneplus One e é muito bom.. só que tenho uma certa curiosidade nos Xiaomi.. e as especificações do novo Xiaomi note pro são invriveis ! Vou aguardar pelo próximo Oneplus e aí veremos se compensa mudar.

  19. Roberto Teixeira says:

    Boas noites, existem datas de lançamento no mercado para estes dois modelos?

  20. Berrio says:

    Pessoalmente, prefiro dar mais uns euros e comprar xiaomi em LISBOA, dois anos de garantia e sem chatices a distancia.
    p.s. Já comprei um zopo 999 e um xiaomi prime pra maria e estou super contente

  21. joao says:

    Mora um destes cá em casa e só posso dizer uma coisa… maquinão!!

    Já tive Galaxys, Notes, mas rendi-me aos chineses e este é show de bola. Tem ecrã de 5.7 num chassi de 5.5 e as specs arrasam no papel e, sobretudo, na vida real 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.