PowerWatch: o smartwatch que se carrega com o calor corporal
Por muito que as vendas e as opiniões o indiquem, os smartwatches vieram para ficar. Provavelmente vão ter de ser reinventados, mas este é um conceito vencedor e que não vai desaparecer.
Uma das principais mudanças que vai ter de existir nestes equipamentos é a melhoria da duração da bateria. Se muitos têm este problema, surgiu agora o PowerWatch, que dispensa qualquer carregamento, por se alimentar do calor corporal dos utilizadores.
O PowerWatch consegue ultrapassar a maior das limitações actuais dos smartwatches. Ao contrário de todos os restantes relógios, que necessitam de baterias cada vez maiores para dar acesso a todas as funcionalidades, este necessita apenas de ser usado para conseguir gerar a energia necessária para trabalhar.
Criado pela empresa Matrix, usa tecnologia termoeléctrica para conseguir converter o calor corporal dos utilizadores em energia eléctrica que usa para trabalhar. Esta assenta na diferença de temperatura entre a fonte de calor e o dispositivo e toda a tecnologia necessária para o conseguir foi miniaturizada. O PowerWatch é também uma prova de conceito para mais tarde esta tecnologia ser usada noutros dispositivos.
Sempre que não estiver a ser usado, e sem acesso à sua fonte de energia, o PowerWatch desliga-se e usa uma bateria interna para manter os dados dos utilizadores guardados.
Este não é um smartwatch que seja rico em funcionalidades, mas consegue garantir as mais básicas e necessárias. Para além das normais faces de relógio, tem ainda sincronismo com o smartphone (Android ou iOS), podendo os dados dos utilizadores estar sincronizados e armazenados.
Os alertas e as notificações dos smartphones ficam de fora, algo que muitos esperam de um smartwatch. Esta decisão permite poupar energia e assim garantir que o PowerWatch cumpre.
Onde o PowerWatch se destaca é na monitorização das calorias e no exercício físico. Graças à sua tecnologia de geração de energia consegue determinar com exactidão todos estes valores, não dependendo do ritmo cardíaco e do movimento para calcular a informação.
Os criadores do PowerWatch têm uma campanha de crowdfunding a decorrer no site Indiegogo, que está prestes a atingir o valor pretendido, apenas 48 horas após o seu lançamento. O preço do PowerWatch será de 170 dólares e deverá chegar ao mercado já em Julho do próximo ano.
Os seus criadores esperam muito deste seu novo relógio e, em particular, da tecnologia que estão a desenvolver. Esta poderá ser a solução para muitos problemas de energia no futuro e este será o primeiro passo para a criação de equipamentos mais eficientes e que obtêm a energia necessária de uma fonte que é inesgotável.
Este artigo tem mais de um ano
Bem, depois de ver a trilogia Matrix, estes tipos tiraram a ideia do filme!!
Grande inovação que irá revolucionar o mercado dos Smart Watches!
Achas?! Só dá para ver as horas e pouco mais.
Por agora.
Ver as horas e mostrar quem está a ligar ou a mandar mensagem, na minha opinião, é tudo que um SmartWatch precisa de fazer enquanto não haver solução para o ecrã pequeno.
Só gostava de ter um Casio Retro que me indicasse quem mandou mensagem, quem está a ligar/ligou e quem enviou e-mail e talvez com um pequeno motor vibratório para dar as notificações discretamente.
e pode ser que associado a um smartwatch convencional permita tempos de duração de bateria superiores
Q: How come I’ve never heard of thermoelectrics before?
A: Thermoelectric technology has been around for decades, but only in limited niche applications like NASA built spacecraft. With the recent advent of low-power electronics, we felt it was the right time to use our thermoelectric technology for a consumer product.
Isso e as arcas dos piqueniques de ligar ao isqueiro do carro. 🙂
Qualquer dia estamos com uma ficha de tripla nas costas…
*de*
Há muito que tenho relógios que funcionam com o batimento cardíaco, já devem existir há mais de 20 anos, depois é preciso comprar um stand para eles para ficarem sempre a funcionar para não perder as horas, como será que funciona este relógio nessa situação?
Provavelmente quando o usares (e ele liga-se) ao conectares com o Smartphone por Bluetooth ele deve acertar a Hora automaticamente. Eu tenho um relógio de desporto que estava pela Hora de verao, mal se conectou ao telemóvel acertou a Hora.
Relógios que funcionam com batimento cardiaco … ??? A sério ? 😛 Essa gostava de ver 😀
Não é batimento cardíaco puro e duro, é movimento, chamam-se relógios mecânicos automáticos e já andam neste planeta há looooonnnngos anos.
http://www.tagheuer.com/br/relogios-movimento-automatico
Sim, sim… só da para ver horas! Esta tecnologia já existe a muito tempo, no entanto gera muita pouca energia que não chega para um smartwatch moderno.
Eles não podem calcular calorias queimadas pelo corpo todo, baseados apenas na temperatura corporal num único ponto. A temperatura corporal num ponto varia por muitos factores ambientais, até varia pela forma como a pessoa está vestida, assim como pode variar consoante o tipo de exercício, mesmo queimando as mesmas calorias!
Podias fazer um smartwatch de corda 🙂