Apple Watch reafirma o seu domínio no mercado dos smartwatches
Apesar de muitos ainda olharem para os smartwatches com desconfiança e sem entenderem a sua utilização, este é um mercado que está a crescer de forma sustentada, fruto das propostas que as marcas têm colocado no mercado.
O Apple Watch é o campeão de vendas e parece ter já assumido o domínio do mercado. O segundo trimestre deste ano mostra isso mesmo, com a Apple a controlar as vendas, mas seguida de perto da sua concorrência direta.
Os mais recentes números da IDC, referentes ao segundo trimestre de 2018, mostram que o mercado dos smartwatches continua a crescer, se bem que de forma menos acelerada.
A boa prestação da Apple neste mercado
O topo das vendas está entregue ao Apple Watch, que sozinho consegue ter 17% do mercado. Ao todo foram colocados no mercado 4,7 milhões de relógios inteligentes da gigante de Cupertino, representando um crescimento de 38,4% no acumulado do ano.
Atrás da Apple vem a sua concorrente direta neste mercado, a Xiaomi, que reclama para si já 15,1% do mercado, com 4,2 milhões de dispositivos colocados no mercado. Curiosa é a terceira posição da Fitbit, que perdeu mercado. Este é o fruto do menor interesse dos consumidores nos modelos mais básicos e com menos funcionalidades.
Empresa | Envios 2Q18 | Quota 2Q18 Share | Envios 2Q17 | Quota 2Q17 | Crescimento Ano-a-Ano |
1. Apple | 4,7 | 17,0% | 3,4 | 13,0% | 38,4% |
2. Xiaomi | 4,2 | 15,1% | 3,5 | 13,3% | 19,8% |
3. Fitbit | 2,7 | 9,5% | 3,4 | 12,8% | -21,7% |
4. Huawei | 1,8 | 6,5% | 0,8 | 3,1% | 118,1% |
5. Garmin | 1,5 | 5,3% | 1,4 | 5,4% | 4,1% |
Outros | 13,0 | 46,6% | 13,8 | 52,4% | -6,2% |
Total | 27,9 | 100,0% | 26,4 | 100,0% | 5,5% |
A boa prestação da Huawei no mundo dos smartwatches
Num ritmo de crescimento que bate toda a concorrência parece estar a Huawei. Também aqui a marca chinesa está a apostar forte e por isso o seu crescimento anual passou para 118,1%.
A Huawei colocou no mercado 1,9 milhões de relógios inteligentes, conseguindo assim o quarto lugar desta tabela.
No resto da tabela temos a Garmin e os restantes fabricantes, com um comportamento misto. A Garmin cresceu no cumulativo anual, mas os restantes fabricantes acabaram por perder mercado, novamente fruto do menor interesse dos consumidores nos modelos mais básicos e com menos funções.
Ao todo o mercado acabou por crescer 5,5%, principalmente graças ao crescimento da Apple, da Huawei e da Xiaomi. Estas foram as 3 marcas que mais conseguiram evoluir e que assim sustentam o mercado.
Segundo a IDC, a maior parte das vendas da Apple e o seu crescimento deveram-se à procura do modelo LTE e também a descontos que foram feitos nas grandes superfícies. Os modelos recondicionados são também apontados como sendo responsáveis por uma parte importante das vendas.
A poucos dias da apresentação do novo Apple Watch e depois de sabermos que a Huawei vai continuar a apostar neste mercado, será interessante ver o comportamento destas duas empresas, que em breve devem disparar no domínio da tabela de vendas.
Este artigo tem mais de um ano
Mas alguém acredita nesta notícia? Só mesmo para rir.
@João Tavares, podes explicar pq?
Atenção que falamos de “smartwatches”
O ecosistema da Apple ainda é muito bom, AppStore tem mais apps para o Apple Watch que tem a concorreria… no geral, sim é o mais completo… Mas é caro? sim! Há outros modelos que satisfazem outras necessidades? Sim… mas facto é, a Apple vende muito Apple Watch, quer gostem ou não…
Mas, eu que já utilizei imensos, e diferentes… acabo voltando para o Watch para o meu dia a dia… pq tem o que eu pretendo, e faz bem o que eu quero… Gostes ou não…Com as suas lacunas e defeitos…
Obrigado!
Acho que tens a placa larga ou então falta-te um dente da frente.
Sem dúvida o melhor.